quarta-feira, 24 de julho de 2019

Território Jaraguá - Oficina Pensando o Espaço Semear

Texto: Henrique Macedo Fotos e vídeo: Professor Alexandre e equipe Ático

Parem as máquinas, no final do primeiro semestre, mais precisamente no dia 28/06/2019 realizamos uma oficina para pensar o Espaço Semear com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá e a equipe da Ático – Assessoria Técnica de Interesse a Comunidades Organizadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo (IFSP) coordenados pelo professor Alexandre Kenchian

Galera se apresentando!
Essa parceria se dá em continuidade ao Projeto Território Jaraguá, que foi um dos vencedores da 3° edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake, recebendo como prêmio R$ 2.000 para serem investidos na escola. E essa oficina atende aos objetivos do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus. 

Início: Dinâmica com música 

Começamos com uma pequena apresentação do histórico do Espaço Semear e da sua situação atual de subutilização. Em seguida, os participantes se apresentaram falando seu nome, idade e o que gostam de fazer. Após a apresentação, cantamos uma música da região Norte. Vejam um pequeno trecho no vídeo abaixo:


Traduzindo

"Pés firmes, para irmos em busca de nossos sonhos

Coração aberto 

Pensamento positivo

Boa energia sempre" 


Conhecendo o Espaço Semear 

Chegou então a hora de conhecer o território. Assim sendo, saímos em caminhada pelo agradável Espaço Semear relembrando o que já existiu no espaço e o que poderia ser construído ou modificado. 

Caminhando e pensando o Espaço Semear

Futuro toboágua ? 

Espaço para pique nique ? 

Confecção das propostas 

Continuando a oficina, subimos até a sala de artes com objetivo de confeccionar em cartazes as propostas dos estudantes da EMEF Estação Jaraguá para o Espaço Semear! 

Galera concentrada nos desenhos das propostas!

Pensando, desenhando e escrevendo!
O que queremos ? 

Apresentação 

Por fim, chegou a hora da apresentação no pátio do segundo andar. Tivemos diversas propostas tais como : renovação da trilhas, brinquedos, toboágua, observatório, piscina etc. 

Galera reunida para as apresentações
Chuva de ideias!
Próximos passos 

A equipe da Ático sistematizou todas as propostas que foram apresentadas pelos estudantes da EMEF Estação Jaraguá com vistas a criarem uma proposta inicial de utilização do recurso que ganhamos com o Prêmio Territórios. 
A equipem Ático é formada por : 

Alexandre Kenchian – Professor IFSP; 
Mariana Evelyn – Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo; 
Giovanna Fascina - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo; 
Driely de Oliveira - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo; 
Maria Luiza Okazaki - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo; 
Fernanda A. Dattoli - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo; 
Guilherme Fernandes de Morais - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo; 
Karina de Oliveira Carvalho - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo.

Agradecemos profundamente pela parceria com a EMEF Estação Jaraguá!

Trabalho realizado, hora de ir embora!Muito obrigado galera ! 


Participaram da dinâmica os seguintes estudantes: 

7° A 
Carlos Eduardo; 
Gustavo de Oliveira; 
José Henrique; 
Ygor de Paula Alves.
Ygor apresentando suas ideias para o Espaço Semear

Gustavo teve a ótima ideia da parede de escalada. Será que conseguiremos realizar ? 
7° B 
Jamilly Galdino.

7° C 
Bianca Oliveira; 
Emilly Santana; 
Mariana Leite; 
Giulie dos Santos. 
Sarah Souza dos Santos. 

Todo mundo atento as propostas! 

8° B 
Emilyn Felix. 

9° C 
Ariane; 
Nicolly Marques; 
Pedro Henrique.
Transformar o Espaço Semear se faz necessário! 

Oficina pensando o Espaço Semear – Lista de ideias dos estudantes: 

- Horta necessita de sistema de irrigação;
- Voltar a ter animais (tartarugas, galinhas, pintinhos);
- Espaço para jogar dama e jogos de tabuleiro em geral;
- Local para aulas;
- Maior liberdade no uso do espaço;
- Tobogã com água;
- Lago com peixes;
- Escada para descer de forma direta, sem tanta volta igual a rampa;
- Usar corrimão;
- Fazer desenhos nas paredes;
- Espaço com TV;
- Tobogã com um menor desnível;
- Espaço para picnic;
- WiFi;
- Piscina;
- Melhorar a segurança, evitando entrada de pessoas estranhas no espaço (foi sugerido arame farpado no muro para evitar que pessoas o pulem para ir para a estação);
- Arrumar a casinha, colocando móveis, espelho e prateleiras com brinquedos;
- Palco para apresentação de dança;
- Teatro;
- Arrumar escada do lado do tobogã;
- Colocar mais bancos e locais para sentar;
- Melhorar as trilhas;
- Fazer uma parede de escalada no talude da escola;
- Colocar uma geladeira para poder comer lá em baixo;
- Observatório de vidro;
- Realizar campeonatos de futebol;
- Ter mais tempo de intervalo para ir lá ou aula livre;
- Rede de vôlei;
- Quadra de futebol;
- Quadra de tênis;
- Colocar mesas em local mais visível;
- Arrumar o local das mesas para festas;
- Colocar balanços;
- Redes para deitar;
- Criação de local para estudo;

Em breve, teremos um projeto inicial com algumas dessas propostas. 

Aguardem as novidades !!

Abraços e até breve! #TerritórioJaraguá #Geografia2019














sábado, 13 de julho de 2019

Dois anos de prefeitura !

Depoimentos: Henrique Macedo e Jurandi Vitorino Leite  Fotos: Facebook Vídeo: Instituto Tomie Ohtake

Parem as máquinas! Essa postagem é especial! Hoje dia 13/07/2019 completo dois anos como professor efetivo na rede pública municipal da cidade de São Paulo trabalhando na EMEF Estação Jaraguá!

Aproveitando a data resolvi homenagear nessa postagem um grande professor que tive no ensino fundamental II e médio na EMEFM Antônio Alves Veríssimo: o Professor Ronaldo!

Professor Ronaldo - Xeque Mate na ignorância! 

De longe percebo hoje que o professor Ronaldo foi um dos melhores professores que tive em toda minha trajetória educacional, contando os 11 anos em que estudei no Veríssimo (da antiga primeira série do ensino fundamental em 1994 até o terceiro ano do ensino médio em 2004) e os 5 anos no Instituto Federal na licenciatura em geografia.

Através da história, filosofia e do xadrez professor Ronaldo deu um Xeque Mate na ignorância na EMEFM Antônio Alves Veríssimo


Filosofia, história e xadrez foram as matérias que ele ministrou na escola. Partindo delas ampliei minha visão de mundo graças as discussões e atividades que eram realizadas em sala de aula.Além disso, o professor promovia saídas pedagógicas pela cidade que forma muito significativas. Dessa forma, segue abaixo meu relato de  algumas passagens marcantes: 

- Ele tornou o Xadrez famoso na Vila Aurora, bairro onde moro no distrito do Jaraguá e que é atendido pela EMEFM Antônio Alves Veríssimo. O professor ensinou o xadrez para os estudantes, organizou torneios (lembro de um no Veríssimo em que fui campeão e outro na EMEF Leonel Franca em que fiquei em quarto lugar), nos levou em um torneio no Centro Cultural Banco do Brasil e no Clube de Xadrez da Augusta para uma simultânea com um grande mestre. Nesse dia, tivemos uma pequena aula sobre a extrema desigualdade social que atinge o Brasil, quando paramos de carro em frente a uma mansão suntuosa do Jardim Europa, realidade totalmente diferente da nossa, estudantes moradores de casas auto-construídas no Jaraguá, periferia noroeste de São Paulo. O professor também fornecia peças e tabuleiros para os estudantes ao preço módico de R$ 10,00 fazendo com que jogássemos Xadrez nas calçadas da Vila Aurora por muito tempo! Atualmente, apesar de ser um “capivara” (jogador fraco no jargão do Xadrez) continuo jogando algumas partidas On Line e pesquisando também sobre a história do Xadrez e de seus grandes mestres como Mequinho, Bobby Ficher e Karpov que vimos no CEU Jambeiro numa saída pedagógica realizada pelo professor. 

- O professor Ronaldo passou filmes atrelados aos conteúdos vistos em sala de aula que trouxeram grandes inquietações na minha mente, produzindo portanto o que é mais marcante na filosofia – A DÚVIDA! Exemplos de filmes que vimos nessa época, entre outros, foram “O crime do Padre Amaro” que mostra a corrupção e escândalos da Igreja Católica e o clássico de ficção científica “Matrix” que revolucionou o cinema em 1999 com diversas referências a filosofia, sendo até hoje um dos meus filmes favoritos! 

Até hoje tenho o trofeú de campeão do torneio de Xadrez que o professor Ronaldo realizou na EMEFM Antônio Alves Veríssimo se não me engano no ano de 2000. 

- Hoje percebo também que o professor era um sopro de democracia numa escola pública periférica gerida de maneira  autoritária, pois o mesmo organizava torneios de Xadrez, saídas pedagógicas para campeonatos e se relacionava bem com os estudantes sem precisar recorrer a um punitivismo sem noção. 

- E por fim, desde os 17 anos sou ateu. E a resposta principal para meus questionamentos quanto a existência de alguma entidade superior apareceu numa aula do professor Ronaldo, que quando foi provocado por um estudante a responder o porque era ateu, disse algo assim: “Sou ateu, porque assim sou livre, não devendo satisfação a nenhuma entidade, ser superior, deus ou qualquer coisa parecida”. Quando ouvi essa resposta foi um verdadeiro “Nirvana” para mim, algo parecido a cena da igreja no filme “CRAZY – Loucos de Amor”, na qual a personagem principal se descobre ateu ao som de “Simpathy For The Devil” do The Rolling Stone, assista o filme e você entenderá! 

Finalizando, esse pequeno depoimento é o que minha memória traz a tona sobre o professor Ronaldo e sua inestimável contribuição para a minha formação quem me impacta até os dias de hoje. Assim sendo, comemoro dois anos como professor efetivo na rede pública municipal de ensino deixando aqui meus agradecimentos pelo seu compromisso com uma educação pública de qualidade! Muito obrigado Professor Ronaldo! 

Segue abaixo o relato de mais um ex- aluno do professor Ronaldo: 

“Eu lembro que na escola Antônio Alves Veríssimo tinha o professor Ronaldo. Foi nos  primeiros dias de aula na oitava série que ele entrou na sala de aula e já foi explicando sobre o xadrez, falando das histórias do jogo. A cada detalhe você ia apreciando o xadrez, ele levou o jogo e os alunos foram amando o xadrez e também melhorando cada vez mais nas matérias e no raciocínio. Após isso, o professor foi além, trouxe peças de xadrez para os estudantes, fez campeonatos de xadrez e os alunos foram evoluindo graças a isso!” 

Jurandi Vitorino Leite – Ex aluno do professor Ronaldo na EMEFM Antônio Alves Veríssimo


Jurandi é um estudioso do Xadrez até os dias de hoje graças a formação que teve lá atrás com o professor Ronaldo

EMEF Estação Jaraguá 

Essa postagem se encerra por aqui com a primeira foto que tirei na placa da EMEF Estação Jaraguá fazendo o clássico gesto dos chifres que vemos nos eventos de rock, afinal hoje é o dia Mundial do Rock! Abraços e até a próxima ! 

Depois de muita espera tomei posse na EMEF Estação Jaraguá no dia 13/07/2017 como professor efetivo de geografia! Me classifiquei em décimo sétimo lugar o que me possibilitou escolher  a minha primeira opção! Deu certo ainda bem!



Essa foto é do meu primeiro dia em sala de aula na EMEF Estação Jaraguá! 
E no vídeo abaixo temos um pouco do projeto Território Jaraguá, trabalho realizado no ano letivo de 2018 na EMEF Estação Jaraguá.


Abraços galera e até a próxima !