Texto: Henrique Macedo Fotos e vídeo: Professor Alexandre e equipe Ático
Parem as máquinas, no final do primeiro semestre, mais precisamente no dia 28/06/2019 realizamos uma oficina para pensar o Espaço Semear com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá e a equipe da Ático – Assessoria Técnica de Interesse a Comunidades Organizadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo (IFSP) coordenados pelo professor Alexandre Kenchian.
Parem as máquinas, no final do primeiro semestre, mais precisamente no dia 28/06/2019 realizamos uma oficina para pensar o Espaço Semear com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá e a equipe da Ático – Assessoria Técnica de Interesse a Comunidades Organizadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo (IFSP) coordenados pelo professor Alexandre Kenchian.
Galera se apresentando! |
Essa parceria se dá em continuidade ao Projeto Território Jaraguá, que foi um dos vencedores da 3° edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake, recebendo como prêmio R$ 2.000 para serem investidos na escola. E essa oficina atende aos objetivos do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus.
Início: Dinâmica com música
Começamos com uma pequena apresentação do histórico do Espaço Semear e da sua situação atual de subutilização. Em seguida, os participantes se apresentaram falando seu nome, idade e o que gostam de fazer. Após a apresentação, cantamos uma música da região Norte. Vejam um pequeno trecho no vídeo abaixo:
Traduzindo
"Pés firmes, para irmos em busca de nossos sonhos
Coração aberto
Pensamento positivo
Boa energia sempre"
Conhecendo o Espaço Semear
Chegou então a hora de conhecer o território. Assim sendo, saímos em caminhada pelo agradável Espaço Semear relembrando o que já existiu no espaço e o que poderia ser construído ou modificado.
Caminhando e pensando o Espaço Semear |
Futuro toboágua ? |
Espaço para pique nique ? |
Confecção das propostas
Continuando a oficina, subimos até a sala de artes com objetivo de confeccionar em cartazes as propostas dos estudantes da EMEF Estação Jaraguá para o Espaço Semear!
Galera concentrada nos desenhos das propostas! |
Pensando, desenhando e escrevendo! |
O que queremos ? |
Apresentação
Por fim, chegou a hora da apresentação no pátio do segundo andar. Tivemos diversas propostas tais como : renovação da trilhas, brinquedos, toboágua, observatório, piscina etc.
Galera reunida para as apresentações |
Chuva de ideias! |
A equipe da Ático sistematizou todas as propostas que foram apresentadas pelos estudantes da EMEF Estação Jaraguá com vistas a criarem uma proposta inicial de utilização do recurso que ganhamos com o Prêmio Territórios.
A equipem Ático é formada por :
Alexandre Kenchian – Professor IFSP;
Mariana Evelyn – Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo;
Giovanna Fascina - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo;
Driely de Oliveira - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo;
Maria Luiza Okazaki - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo;
Fernanda A. Dattoli - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo;
Guilherme Fernandes de Morais - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo;
Karina de Oliveira Carvalho - Estudante IFSP – Arquitetura e Urbanismo.
Agradecemos profundamente pela parceria com a EMEF Estação Jaraguá!
Agradecemos profundamente pela parceria com a EMEF Estação Jaraguá!
Trabalho realizado, hora de ir embora!Muito obrigado galera ! |
Participaram da dinâmica os seguintes estudantes:
7° A
Carlos Eduardo;
Gustavo de Oliveira;
José Henrique;
Ygor de Paula Alves.
7° B
Ygor apresentando suas ideias para o Espaço Semear |
Gustavo teve a ótima ideia da parede de escalada. Será que conseguiremos realizar ? |
Jamilly Galdino.
7° C
Bianca Oliveira;
Emilly Santana;
Mariana Leite;
Giulie dos Santos.
Sarah Souza dos Santos.
8° B
Emilyn Felix.
9° C
Ariane;
Nicolly Marques;
Oficina pensando o Espaço Semear – Lista de ideias dos estudantes:
- Horta necessita de sistema de irrigação;
- Voltar a ter animais (tartarugas, galinhas, pintinhos);
- Espaço para jogar dama e jogos de tabuleiro em geral;
- Local para aulas;
- Maior liberdade no uso do espaço;
- Tobogã com água;
- Lago com peixes;
- Escada para descer de forma direta, sem tanta volta igual a rampa;
- Usar corrimão;
- Fazer desenhos nas paredes;
- Espaço com TV;
- Tobogã com um menor desnível;
- Espaço para picnic;
- WiFi;
- Piscina;
- Melhorar a segurança, evitando entrada de pessoas estranhas no espaço (foi sugerido arame farpado no muro para evitar que pessoas o pulem para ir para a estação);
- Arrumar a casinha, colocando móveis, espelho e prateleiras com brinquedos;
- Palco para apresentação de dança;
- Teatro;
- Arrumar escada do lado do tobogã;
- Colocar mais bancos e locais para sentar;
- Melhorar as trilhas;
- Fazer uma parede de escalada no talude da escola;
- Colocar uma geladeira para poder comer lá em baixo;
- Observatório de vidro;
- Realizar campeonatos de futebol;
- Ter mais tempo de intervalo para ir lá ou aula livre;
- Rede de vôlei;
- Quadra de futebol;
- Quadra de tênis;
- Colocar mesas em local mais visível;
- Arrumar o local das mesas para festas;
- Colocar balanços;
- Redes para deitar;
- Criação de local para estudo;
Em breve, teremos um projeto inicial com algumas dessas propostas.