segunda-feira, 27 de julho de 2020

Quarta Prosa Geográfica

Texto: Henrique, Tatini e Tuwilê. Imagem: Henrique

Na Quarta Prosa Geográfica dialogamos com os estudantes sobre como a pandemia da Covid 19 afeta as periferias (sexto ano) e o mundo (sétimo ano).

Cartaz da Quarta Prosa Geográfica. Divulgamos no Google Sala de Aula e nos grupo de Whatsapp para os estudantes
Sexto ano - Periferia x Coronavírus - 15/07/2020

Desenvolvemos a aula de hoje comentando um pouco sobre a periferia e suas características, partindo do mapa da cidade de São Paulo localizado na página 131 da apostila Trilhas de Aprendizagem.

A periferia é complexa, possui diversas potencialidades, por exemplo um parque famoso como o Pico do Jaraguá, mas também possui problemas complexos, carências, como moradias precárias, pobreza, etc. 

Para pensar as potencialidades indicamos para os estudantes a aula ao vivo realizada no dia 10/07 sobre o projeto Território Jaraguá. 

Em seguida, começamos nossa aula virtual comentando como a Pandemia da Covid-19 (Corona Virus Disease - Doença do Coronavírus – descoberta em 2019) afetou de forma diferente a população brasileira, ampliando infelizmente as dificuldades nas periferias.

Para entender essa desigualdade, utilizamos um vídeo da Câmara Federal chamado “ Coronavírus: realidade da periferia – Distrito Federal” que mostra as dificuldades de se manter o isolamento na periferia da capital brasileira.

Os estudantes comentaram sobre questões relacionadas com a utilização de máscaras, notícias falsas e doações na periferia.

Apesar das dificuldades imensas, a população periférica não fica parada. Seus líderes comunitários e movimentos sociais se unem numa rede de solidariedade no combate a disseminação da doença. Para exemplificar isso, utilizamos a reportagem da TVT intitulada “ Favelas combatem Covid no Rio”, que apresenta o trabalho de organizações comunitárias na criação de um painel informativo sobre a situação de contaminação do coronavírus nas favelas do Rio de Janeiro.

Em seguida, comentamos com os estudantes a importância da participação popular, e dos líderes comunitários no desenvolvimento de ações nas comunidades. A título de exemplo, foi citada a importância do Grêmio Estudantil na escola enquanto liderança comunitária dos estudantes.

Posteriormente, foi apresentado o importante trabalho realizado pelo coletivo Apoio Mútuo Jaraguá Taipas contra Covid 19, que ajuda famílias e pessoas com dificuldades nesse período de isolamento social, através da doação de cestas básicas, alimentos orgânicos, roupas, cobertores, etc. 

Finalizando nossa Quarta Prosa Geográfica, convidamos os estudantes a responderem o questionário Fato ou Fake sobre a Covid 19, com um total de 20 questões. Eles demonstraram que estão bem informados, acertando 17 questões.

Participaram dessa aula os professores Henrique, Tatiani e Tuwilê.

Sétimo Ano - A Covid19 pelo mundo - 22/07/2020

No sétimo ano dialogamos sobre a expansão da pandemia nos últimos 6 meses pelo mundo utilizando dois vídeos. 

No vídeo da BBC Brasil intitulado “Coronavírus, 6 meses: como a crise engoliu o mundo” vimos o menosprezo inicial de diversos políticos perante a doença e a sua evolução de contaminação pelo mundo. 

No vídeo do Catraca Livre “Coronavírus no Brasil: pacto global da OMS e tudo sobre o andamento da vacina de Oxford” vimos o trabalho que vem sendo realizado em busca da vacina e o papel do Brasil nesse trabalho conjunto pelo mundo. 

Dialogando com os estudantes questionamos os impactos dessa pandemia nas nossas vidas e o futuro em relação a produção da vacina. 

Por fim, realizamos o questionário “Fato ou Fake” sobre a Covid 19. Assim como o sexto ano, o sétimo também acertou 17 de 20 questões. 

Participaram dessa aula os professores Henrique e Tuwilê.

A Quinta Prosa Geográfica será sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a produção de uma vacina.

Referências sextos anos:

Coronavírus: realidade da periferia - DF


Favelas combatem Covid 19 no Rio


Apoio Mutuo Jaraguá Taipas Contra o Covid 19


Questionário Fato ou Fake Corona Vírus


Live Território Jaraguá


Referências sétimos anos: 

“Coronavírus, 6 meses: como a crise engoliu o mundo”



“Coronavírus no Brasil: pacto global da OMS e tudo sobre o andamento da vacina de Oxford”



segunda-feira, 13 de julho de 2020

3 anos

Texto e Imagens - Henrique Macedo 




Hoje completo 3 anos no cargo efetivo de professor de Geografia na prefeitura de São Paulo, na rede pública municipal, lotado na EMEF Estação Jaraguá. Muitos projetos relevantes foram e estão sendo desenvolvidos nesse período. Em breve, faremos uma postagem especial compilando todo esse trabalho que vem sendo devidamente registrado nesse blog e em outros canais. Por hoje, convidamos vocês para a live especial do Dia Mundial do Rock - Discografia Comentada  Black Sabbath no facebook do coletivo Geografizando na Rua! 

Abraços e até lá! 

Ótimo dia para Início de Exercício
Depois de um longo processo é hora de tomar posse! 13/07/2017!


Tomei posse no dia 13/07/2017, logo estava no recesso. A primeira aula na EMEF Estação Jaraguá ocorreu no dia 25/07/2017. Nessa foto, homenageamos o ex presidente Lula, responsável pela ampliação do acesso ao ensino superior no país, possibilitando assim a melhoria de vida de milhões de pessoas da classe trabalhadora! Foto: Estudante do oitavo ano B - 25/Julho/2017

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Terceira Prosa Geográfica


Texto - Henrique e Tuwilê 

Temática Sexto ano - O Jaraguá é Guarani

Temática Sétimo ano  - Racismo inverso existe ? 



Na terceira prosa Geográfica com os estudantes dos sextos anos desenvolvemos uma aula sobre a população indígena do nosso país.

Início

No começo da nossa apresentação, falamos um pouco sobre os elementos que estão contidos no cartaz da terceira edição da prosa Geográfica.

Em seguida, trabalhamos uma matéria do EDUCA – IBGE sobre a diversidade da população indígena e como ela está distribuída em nosso país por Unidade da Federação – Estados, sempre lembrando que os dados são do CENSO de 2010, portanto devem ser atualizados ano que vem com a execução de um novo CENSO.

Segunda parte

Na segunda parte, falamos um pouco sobre a história da invasão bandeirantes no entorno do Pico do Jaraguá e seu conflito com os Guaranis da região. Em seguida, apresentamos um vídeo do canal O Jaraguá é Guarani com um depoimento da liderança indígena Sônia Ara Mirim refletindo sobre a cidade de São Paulo e a luta Guarani em meio urbano.

Terceira parte

Em seguida, apresentamos para os estudantes buscarem maiores informações a respeito dos Guaranis a página do Instagram Luta Parque Jaraguá – que traz informações a respeito do conflito com a incorporadora Tenda e a busca dos Guaranis pela criação do Centro Ecológico Iray Ty. E também apresentamos a página do facebook Existe Guarani em SP com importantes informações a respeito dos Guaranis que vivem na cidade de São Paulo, tanto na zona Sul, quanto aqui na Zona Noroeste no Jaraguá.

Racismo reverso – sétimo ano

A terceira prosa geográfica com os sétimos anos foi sobre racismo inverso.

O professor Tuwilê começou sua apresentação deixando esse questionamento para os estudantes: Será que o racismo inverso existe?

Em seguida, a partir de três palavras trabalhou a questão do racismo enquanto:

  • Norma;
  • Contexto;
  • Exceção.
E através de exemplos apontou os privilégios que a branquitude. A partir das referências dos estudantes perguntamos como são retratados personagens de desenhos que eles gostam. Isso trouxe à tona a falta de referências negras nesse tipo de linguagem.

Por fim, passamos um pequeno vídeo sobre racismo inverso com Ana Paula Xongani e Lillian Schwartz, comentando a historicidade da criação da ideologia racista pelos Europeus no século 19.

Ficará como exercício no Google Sala de Aula, uma pesquisa para os estudantes –
Pesquisar - Uma personagem mulher negra e um personagem homem negro de algum desenho que eles gostam.

Links utilizados na terceira Prosa Geográfica

IBGE – População Índigena


IBGE – Mapa População Indígena


Jaraguá é Guarani | Sônia Ara Mirim | Coletivo Salve Kebrada


Visita ao lago da Aldeia Itakupé -Atrás da Pedra

Oz Guarani - O índio é forte


Facebook – Oz Guarani


Facebook – Existe Guarani em SP


Instagra, - Luta Parque Jaraguá


O MIMIMI do Racismo reverso – Ana Paula Xongani e Lili Schwarcz


Enegracendo Muros – Arte Urbana Grafite


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Segunda Prosa Geográfica

Texto e Imagem - Henrique Macedo 

Na segunda prosa geográfica, debatemos o racismo. 

Cartaz da Segunda Prosa Geográfica - Geógrafo Milton Santos, jovem protestando e grafite da Dandara de Palmares 


Início – Sextos anos 

O professor Tuwile iniciou a conversa dialogando a respeito da diferença entre raça e racismo. 

Ele nos mostrou que a ideia de raça é uma construção social, não existindo na biologia. E a partir dessa ideia o vírus do racismo foi sendo disseminado pelo mundo, criando hierarquias e inferiorizações sociais que nos afetam até hoje. 

Em seguida o professor Henrique comentou um pouco sobre referencias negras, apresentando o geógrafo Milton Santos, a médica Thelma vencedora do BBB, o grupo Racionais Mc’s e o guitarrista Jimi Hendrix. Em seguida, fizemos um exercício com os estudantes soliticando que eles indicassem referências de pessoas negras em sua vida. Foram citadas a cantora Iza, a médica Thelma, o grupo Pixote, entre outros. 


Início – Sétimos anos 


O professor Tuwilê apresentou alguns slides com diversas imagens de cidades africanas como Johanesburgo e Cidade do Cabo na África do Sul e New Orleans nos Estados Unidos atingida pelo furação Katrina. Em seguida questionou os estudantes sobre qual o lugar que cada imagem representava. Alguns deles ficaram surpresos ao saber a localização das imagens. O objetivo aqui era desmistificar a visão negativa que se tem do continente Africano, que é carregada de racismo. 

O professor Henrique apresentou o país Terra Negra, feito por uma estudante do sétimo ano no Jogo do País e em seguida passou um pequeno vídeo do canal Nerdologia contando a história de Martin Luther King e Malcom X dois importantes ícones na luta contra o racismo. 


Finalizando 


O tema racismo não se esgota nessa aula. Para os sextos anos na terceira prosa Geográfica iremos falar sobre a questão indígena e o preconceito que eles sofrem e para os sétimos anos sobre o racismo inverso, será que isso existe ? 

Abraços e até a próxima. 

#OficinaGeográfica