quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Sexta Prosa Geográfica - Apresentação Temática

Texto: Henrique Imagem: Henrique 

Os estudantes participantes da Quinta Prosa Geográfica propuseram alguns temas para a Sexta Prosa Geográfica Temática, na qual eles apresentariam algum dos temas para nós. 



No dia agendado foram apresentados os seguintes temas: 

Sextos anos

Amazônia e Desmatamento – Sobre o desmatamento a estudante Bianca apontou o significado dessa prática e apontou os problemas que essa prática traz. Além disso, apontou a importância da Floresta para a vida de milhões de pessoas e disse que multaria quem fizesse o desmatamento

Política – Isabella falou sobre as polêmicas do atual presidente brasileiro a partir de notícias do portal G1. 

Escola - Letícia fez uma apresentação sobre a escola e o coronavírus a partir de slides colocando questões relacionadas ao crescimento da contaminação e a utilização das máscaras.

Fizemos algumas perguntas e comentários das apresentações e indicamos alguns materiais como o vídeo abaixo sobre o Chico Mendes.

 
A Sétima Prosa Geográfica com os sextos será sobre a África no dia 26/08/2020.

Sétimo ano 

No sétimo ano as apresentações foram sobre o Pico do Jaraguá e o Tik Tok.

Pico do Jaraguá – Geovana - Apresentou as características do Pico do Jaraguá. Aproveitamos para passar os vídeos sobre nossa visita ao parque durante o projeto Território Jaraguá.

Tik Tok – Larissa – Apresentou a polêmica do banimento do TIK TOK pelo mundo. Comentamos sobre o conceito de soberania e as mobilizações dos jovens através do aplicativo. 

A Sétima Prosa Geográfica será sobre a população indígena e sobre o atual governo no dia 02/09/2020.

Referências utilizadas na prosa:  





Cartaz Sexta Prosa Geográfica 









terça-feira, 18 de agosto de 2020

Reunião On Line Espaço Semear - Ático EMEF Estação Jaraguá - parte 2

Resumo da Reunião com as professoras do fundamental 1 – 1° ao 5° ano

Na primeira reunião a equipe Ático apresentou o trabalho que já foi desenvolvido até o momento com as oficinas e o consequente projeto da rampa.

Comentamos um pouco que a visibilidade do projeto Território Jaraguá a partir do prêmio do Instituto Tomie Ohtake possibilitou a busca por essa parceria com o curso de arquitetura de uma importante instituição pública: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.

Foram realizados comentários diversos a respeito de atividades que já foram realizadas no Espaço Semear e sobre a segurança do espaço.

Comentamos que ocupar o espaço aumentará a sua segurança, dando como exemplo a Ocupação Artistica Canhomba realizada em Perus pelo Grupo Pandora de Teatro num espaço abandonado da prefeitura de São Paulo, que hoje virou a sede do grupo, oferecendo diversas atividades para a população.

Segue algumas propostas que foram levantadas:

Propostas:

- Construção de um Formulário com o histórico do que já fez, problemas que vê no espaço e propostas;

- Construção de um banheiro.

- Apresentação com o diretor regional com vistas a buscar recursos.

Referências:

https://www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba

https://www.facebook.com/grupopandora.deteatro/

ATA Segunda Reunião - Ensino Fundamental 2 

 ATA DA REUNIÃO ON-LINE 13-08-2020

FUND II

Os alunos do Instituto Federal, que fazem parte da Equipe Ático iniciaram a apresentação do Projeto desenvolvido em parceria com a escola. Disseram que o projeto iniciou em Maio de 2019. Foram realizadas oficinas com os alunos dos 7º anos, turmas do professor Henrique Macedo, para saber a visão deles sobre o Espaço Semear, o que poderia ser implementado naquele espaço e sobre acessibilidade. Destas oficinas e conversas com a equipe gestora, chegou-se a um projeto de rampa de acesso ao Espaço Semear feito pelo pátio interno da Unidade. Além deste projeto, foram apresentados os esboços de áreas de convivência. O objetivo do projeto é envolver todos os alunos da escola e professores para que o projeto tenha a contribuição de toda a comunidade escolar. Os professores elogiaram o projeto e se disponibilizaram a realizar parcerias com os alunos do Instituto Federal assim que retornem as aulas presenciais. Em reunião anterior com os professores do período da tarde, foi sugerida a elaboração de um formulário para ser respondido pelos professores e alunos com sugestões para o Espaço Semear. O professor Henrique, a professora Tatiani e os alunos do Instituto Federal ficaram responsáveis por elaborar o questionário. Foi sugerida uma nova reunião com a equipe escolar e a equipe Ático para discutir as respostas do questionário. Nada mais tendo a tratar, encerrou-se a reunião.






quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Quinta Prosa Geográfica - Sistema Único de Saúde (SUS)

 Texto: Henrique e Tuwilê  Imagem: Henrique

Sextos anos e sétimos anos

- Na primeira parte, da Quinta Prosa Geográfica explicamos o nascimento do Sistema Único de Saúde - SUS partindo das propostas que foram desenvolvidas durante a Oitava Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 e que contou com intensa participação popular.


- Em seguida, apresentamos os princípios ideológicos do SUS – Sistema Único de Saúde que foi criado em 1988 durante a Constituinte, comparando-os com a situação de desigualdade de atendimento que existia na época da Ditadura Militar:

  • Universalização – Direito de todos;

  • Equidade – Tratar diferentemente os desiguais, pois cada doença envolve um tipo de tratamento;

  • Integralidade – Promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e a reabilitação.

E os princípios organizativos:

  • Regionalização e hierarquização – Organização em níveis crescentes de complexidade;

  • Descentralização e comando único - Descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo e para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, onde cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade;

  • Participação popular – Realizada no cotidiano do sistema através dos Conselhos e das Conferências de Saúde.

- Em seguida, falamos sobre a produção de vacina e a concorrência entre os laboratórios farmacêuticos, pensando na seguinte questão: Será que ficaremos presos a busca pelo lucro em relação a produção da vacina ?

Diversas questões foram colocadas pelos estudantes, como a volta as aulas, a origem do vírus, problemas relacionados a alimentação, etc.

- Por fim, colocamos a proposta para que os estudantes desenvolvam os temas na Sétima Prosa Geográfica. Foram indicados os seguintes temas pelos sextos anos:

- Política;

- Escola;

- Covid 19

- Amazônia;

- África;

- Desmatamento.

E os seguintes temas para os sétimos anos:

- Banimento do Tik Tok em alguns países;

- Pico do Jaraguá;

- O crescimento da indústria de jogos;

- Ozônioterapia.

Portanto, os estudantes devem escolher um dos temas, pesquisar algo a respeito dele, e apresentar para nós na Sétima Prosa Geográfica, que será realizada no dia 12/08/2020 às 11 horas com os sextos anos e no dia 19/08/2020 às 15 horas com os sétimos anos. Até lá


Referências

8ª Conferência Nacional de Saúde: quando o SUS ganhou forma

Em 1986, foram lançadas as diretrizes para a construção de um sistema descentralizado e único. Saúde é vista como dever do Estado.

https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/592-8-conferencia-nacional-de-saude-quando-o-sus-ganhou-forma

Princípios do SUS

https://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus .

.

#Geografia2020 #ProsaGeográfica #EMEFEstaçãoJaraguá