Geografizar na rua esse é o nosso lema. Fazer falar o território como diria o geógrafo Milton Santos. Tensionando a educação arcaica !
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Sexta Prosa Geográfica - Apresentação Temática
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Reunião On Line Espaço Semear - Ático EMEF Estação Jaraguá - parte 2
Resumo da Reunião com as professoras do fundamental 1 – 1° ao 5° ano
Na primeira reunião a equipe Ático apresentou o trabalho que já foi desenvolvido até o momento com as oficinas e o consequente projeto da rampa.
Comentamos um pouco que a visibilidade do projeto Território Jaraguá a partir do prêmio do Instituto Tomie Ohtake possibilitou a busca por essa parceria com o curso de arquitetura de uma importante instituição pública: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
Foram realizados comentários diversos a respeito de atividades que já foram realizadas no Espaço Semear e sobre a segurança do espaço.
Comentamos que ocupar o espaço aumentará a sua segurança, dando como exemplo a Ocupação Artistica Canhomba realizada em Perus pelo Grupo Pandora de Teatro num espaço abandonado da prefeitura de São Paulo, que hoje virou a sede do grupo, oferecendo diversas atividades para a população.
Segue algumas propostas que foram levantadas:
Propostas:
- Construção de um Formulário com o histórico do que já fez, problemas que vê no espaço e propostas;
- Construção de um banheiro.
- Apresentação com o diretor regional com vistas a buscar recursos.
Referências:
https://www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba
https://www.facebook.com/grupopandora.deteatro/
ATA Segunda Reunião - Ensino Fundamental 2
ATA DA REUNIÃO ON-LINE 13-08-2020
FUND II
Os alunos do Instituto Federal, que fazem parte da Equipe Ático iniciaram a apresentação do Projeto desenvolvido em parceria com a escola. Disseram que o projeto iniciou em Maio de 2019. Foram realizadas oficinas com os alunos dos 7º anos, turmas do professor Henrique Macedo, para saber a visão deles sobre o Espaço Semear, o que poderia ser implementado naquele espaço e sobre acessibilidade. Destas oficinas e conversas com a equipe gestora, chegou-se a um projeto de rampa de acesso ao Espaço Semear feito pelo pátio interno da Unidade. Além deste projeto, foram apresentados os esboços de áreas de convivência. O objetivo do projeto é envolver todos os alunos da escola e professores para que o projeto tenha a contribuição de toda a comunidade escolar. Os professores elogiaram o projeto e se disponibilizaram a realizar parcerias com os alunos do Instituto Federal assim que retornem as aulas presenciais. Em reunião anterior com os professores do período da tarde, foi sugerida a elaboração de um formulário para ser respondido pelos professores e alunos com sugestões para o Espaço Semear. O professor Henrique, a professora Tatiani e os alunos do Instituto Federal ficaram responsáveis por elaborar o questionário. Foi sugerida uma nova reunião com a equipe escolar e a equipe Ático para discutir as respostas do questionário. Nada mais tendo a tratar, encerrou-se a reunião.
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
Quinta Prosa Geográfica - Sistema Único de Saúde (SUS)
Texto: Henrique e Tuwilê Imagem: Henrique
Sextos anos e sétimos anos
- Na primeira parte, da Quinta Prosa Geográfica explicamos o nascimento do Sistema Único de Saúde - SUS partindo das propostas que foram desenvolvidas durante a Oitava Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 e que contou com intensa participação popular.
- Em seguida, apresentamos os princípios ideológicos do SUS – Sistema Único de Saúde que foi criado em 1988 durante a Constituinte, comparando-os com a situação de desigualdade de atendimento que existia na época da Ditadura Militar:
Universalização – Direito de todos;
Equidade – Tratar diferentemente os desiguais, pois cada doença envolve um tipo de tratamento;
Integralidade – Promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e a reabilitação.
E os princípios organizativos:
Regionalização e hierarquização – Organização em níveis crescentes de complexidade;
Descentralização e comando único - Descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo e para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, onde cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade;
Participação popular – Realizada no cotidiano do sistema através dos Conselhos e das Conferências de Saúde.
- Em seguida, falamos sobre a produção de vacina e a concorrência entre os laboratórios farmacêuticos, pensando na seguinte questão: Será que ficaremos presos a busca pelo lucro em relação a produção da vacina ?
Diversas questões foram colocadas pelos estudantes, como a volta as aulas, a origem do vírus, problemas relacionados a alimentação, etc.
- Por fim, colocamos a proposta para que os estudantes desenvolvam os temas na Sétima Prosa Geográfica. Foram indicados os seguintes temas pelos sextos anos:
- Política;
- Escola;
- Covid 19
- Amazônia;
- África;
- Desmatamento.
E os seguintes temas para os sétimos anos:
- Banimento do Tik Tok em alguns países;
- Pico do Jaraguá;
- O crescimento da indústria de jogos;
- Ozônioterapia.
Portanto, os estudantes devem escolher um dos temas, pesquisar algo a respeito dele, e apresentar para nós na Sétima Prosa Geográfica, que será realizada no dia 12/08/2020 às 11 horas com os sextos anos e no dia 19/08/2020 às 15 horas com os sétimos anos. Até lá
Referências
8ª Conferência Nacional de Saúde: quando o SUS ganhou forma
Em 1986, foram lançadas as diretrizes para a construção de um sistema descentralizado e único. Saúde é vista como dever do Estado.
Princípios do SUS
https://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus .
.
#Geografia2020 #ProsaGeográfica #EMEFEstaçãoJaraguá