quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Nona Prosa Geográfica - Reflexões sobre a África

Texto: Henrique e Tuwilê  Imagens: Henrique 


Na nossa Nona Prosa Geográfica, juntamos os sextos e sétimos anos para falar sobre a África

Abertura 

O professor Tuwilê começou a Prosa Geográfica com duas questões para refletirmos: 

- O que é a África ? 

-  Qual a nossa visão sobre a África? 

Alguns estudantes responderam que era um país com muita pobreza. 

Em seguida, o professor Tuwilê começou a explicar que não era bem assim. Na verdade a África é um continente (conjunto de países) com uma diversidade cultural, paisagística e econômica enorme com  diversas histórias. Ou seja, dentro desse rico continente temos diversas Áfricas. 

O professor Tuwilê comentou sobre o perigo de uma história única, conforme aponta a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie

Por fim, o professor comentou sobre a Partilha da África, realizada pela colonização Européia que não respeitou as Etnias que já existiam no continente, tendo objetivo de dominar os diversos países africanos para extrair suas riquezas.

Segunda Parte 

Na segunda parte, o professor Henrique apresentou questões relacionadas ao Pan Africanismo, a criação da Organização da Unidade Africana (1963 - 1999) e a União Africana ( 2002 - presente). 

O Pan Africanismo é um movimento mundial que visa encorajar e fortalecer os laços de solidariedade entre todos os grupos éticos da diáspora de ascendência africana.  Ele está presente nas ações de diversas pessoas pelo mundo, como o ativista pelos direitos civis nos EUA Malcon X e o político e ativista dos direitos humanos e civis no Brasil Abdias Nascimento, dentre outros. 

A Organização da Unidade Africana (1963 - 1999), nasce em Adis Abeba, capital da Etiópia, com o objetivo de criar uma África livre, unida e com o controle do seu próprio destino.

Em 2002, em substituição a Organização da Unidade Africana, é criada a União Africana, formada pelos 55 países do continente, com objetivos diversos: 

- Alcançar uma maior unidade e solidariedade entre os países africanos e seu povo;

- Defender a soberania, integridade territorial e independência dos seus Estados Membros;

- Promover a paz, segurança e estabilidade no continente;

- Promover princípios e instituições democráticas, participação popular e boa governança.

 Essa organização criou a Agenda 2063, com uma série de políticas que devem ser realizadas de forma integrada para elevar a qualidade de vida no continente africano: 

- Passaporte Africano para a livre circulação de pessoas;

- Instituições Financeiras Africanas;

- Área de Comércio Livre do Continente Africano;

- Grande Museu Africano – protegendo o patrimônio cultural do continente; 

Nos links abaixo, você pode encontrar maiores informações sobre a União Africana e a Agenda 2063

União Africana

Agenda 2063


Finalizando 

Encerramos nossa Nona Prosa Geográfica com um convite. No dia 07/10/2020 às 11 horas, receberemos a escritora Guiniver Santos para conversar sobre Literatura Periférica e os Saraus. Veja o vídeo dela abaixo! Abraços e até a próxima! #Geografia2020 #ProsaGeográfica 









quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Oitava Prosa Geográfica – Continuação apresentação temática África

Texto: Henrique e Tuwilê  Imagem: Henrique 




Sextos anos 

Continuando nossas apresentações temáticas sobre os países da África, conhecemos um pouco mais sobre a África do Sul e Madagascar.

Maria Clara - A estudante comentou sobre a comida e as influências indígenas da África do Sul. Apontamos também questões relacionadas com o Apartheid, Nelson Mandela, os Bantus e a Copa do Mundo.

Mirela – A estudante apresentou diversas características de Madagascar, tais como sua fauna e flora diversificada com presença do Baobá, a extinção dos Lemoris, e cultura da ilha, dentre outras questões. Aproveitamos para assistir um clipe da banda Tarika, um grupo musical muito famoso no país, e comentar sobre a importância da árvore centenária Baobá na cultura de diversos povos africanos. 

Finalizando

Comentamos que no dia 15/09/2020 o prefeito de São Paulo irá se pronunciar sobre o retorno ou não das aulas em outubro.

Falamos sobre o Sarau da Estação (virtual) que irá ocorrer em outubro, logo os estudantes podem ir preparando suas poesias, músicas, etc e por fim, combinamos a nona Prosa Geográfica integrada entre sextos e sétimos anos no dia 23/09/2020 às 11 horas com uma apresentação sobre a África por parte dos professores Henrique e Tuwilê.

Aproveite abaixo o clipe da música "Koba" do grupo Tarika, que fala sobre a produção da farinha de arroz. Bons estudos e até a próxima.






quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Sétima Prosa Geográfica - Apresentações temáticas

Texto: Henrique  Imagem Henrique

Cartaz Sétima Prosa Geográfica


Sextos anos 

Iniciamos a nossa Sétima Prosa Geográfica com os recados do Grêmio Estudantil e do Poeta Sergio Vaz. 
Em seguida, partimos para as apresentações. 

Isabela – A estudante apresentou características do Egito Antigo, como a estrutura política dos Faraós e a importância do Rio Nilo, dentre outras coisas. 

Julia – A estudante apresentou diversas características de Angola, como a arte africana e a etnia Bantu, dentre outras coisas. 

Bianca – A estudante apresentou diversas características de Moçambique , como a economia e arquitetura, dentre outras coisas. 

Letícia Santos – Egito – A estudante apresentou características do Egito, como população, economia e história, dentre outras coisas. 

Dia 09/09/2020 – 11 horas continuaremos com outras apresentações sobre os países da África. 

E por fim, fica a dica em outubro vamos desenvolver a Prosa Geográfica Especial – Sarau da Estação. Vocês já podem ir pensando em poesias, músicas, etc que querem apresentar. 

Abraços e bons estudos. #Geografia2020 

Sétimos anos

Iniciamos a nossa Sétima Prosa Geográfica com os recados do Grêmio Estudantil e do Poeta Sergio Vaz. 

Em seguida, partimos para a apresentação. 

Yuri – Apresentou sobre a questão indígena o programa Aldeia Sonoras, uma série de 40 programas de rádio com 10 minutos de duração que leva os ouvintes para uma viagem pelas aldeias do Brasil, para um contato direto com os povos indígenas, com seu pensamento e realidade, abrindo espaço para que esses povos se apresentem, com sua voz, história, narrativa e músicas. Aproveitamos para ouvir um episódio sobre as Escolas Guarani. 
 
A próxima Prosa Geográfica com os sétimos anos será agendada em breve. 

Programa indicado pelo estudante Yuri. 


Recado do poeta Sergio Vaz 


Recado do Grêmio Estudantil da EMEF Estação Jaraguá