Na nossa Nona Prosa Geográfica, juntamos os sextos e sétimos anos para falar sobre a África
Abertura
O professor Tuwilê começou a Prosa Geográfica com duas questões para refletirmos:
- O que é a África ?
- Qual a nossa visão sobre a África?
Alguns estudantes responderam que era um país com muita pobreza.
Em seguida, o professor Tuwilê começou a explicar que não era bem assim. Na verdade a África é um continente (conjunto de países) com uma diversidade cultural, paisagística e econômica enorme com diversas histórias. Ou seja, dentro desse rico continente temos diversas Áfricas.
O professor Tuwilê comentou sobre o perigo de uma história única, conforme aponta a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie |
Segunda Parte
Na segunda parte, o professor Henrique apresentou questões relacionadas ao Pan Africanismo, a criação da Organização da Unidade Africana (1963 - 1999) e a União Africana ( 2002 - presente).
O Pan Africanismo é um movimento mundial que visa encorajar e fortalecer os laços de solidariedade entre todos os grupos éticos da diáspora de ascendência africana. Ele está presente nas ações de diversas pessoas pelo mundo, como o ativista pelos direitos civis nos EUA Malcon X e o político e ativista dos direitos humanos e civis no Brasil Abdias Nascimento, dentre outros.
A Organização da Unidade Africana (1963 - 1999), nasce em Adis Abeba, capital da Etiópia, com o objetivo de criar uma África livre, unida e com o controle do seu próprio destino.
Em 2002, em substituição a Organização da Unidade Africana, é criada a União Africana, formada pelos 55 países do continente, com objetivos diversos:
- Alcançar uma maior unidade e solidariedade entre os países africanos e seu povo;
- Defender a soberania, integridade territorial e independência dos seus Estados Membros;
- Promover a paz, segurança e estabilidade no continente;
- Promover princípios e instituições democráticas, participação popular e boa governança.
Essa organização criou a Agenda 2063, com uma série de políticas que devem ser realizadas de forma integrada para elevar a qualidade de vida no continente africano:
- Passaporte Africano para a livre circulação de pessoas;
- Instituições Financeiras Africanas;
- Área de Comércio Livre do Continente Africano;
- Grande Museu Africano – protegendo o patrimônio cultural do continente;
Nos links abaixo, você pode encontrar maiores informações sobre a União Africana e a Agenda 2063
Finalizando
Encerramos nossa Nona Prosa Geográfica com um convite. No dia 07/10/2020 às 11 horas, receberemos a escritora Guiniver Santos para conversar sobre Literatura Periférica e os Saraus. Veja o vídeo dela abaixo! Abraços e até a próxima! #Geografia2020 #ProsaGeográfica
Nenhum comentário:
Postar um comentário