Na nossa 11° Prosa Geográfica conversamos sobre a importância de se pensar a cidade e os espaços públicos com a presença do professor Pedro Henrique e da estudante Maria Luiza, ambos do Instituto Federal de São Paulo.
Introdução
Introdução
Começamos o encontro falando um pouco da visita ao campo da Xurupita e aquilo que se pode ver na paisagem daquele lugar, como a Serra da Cantareira, os prédios em construção, o campo da Xurupita e as casas ao redor.
Segunda parte
Em seguida, a estudante de arquitetura e urbanismo Maria Luiza e o professor Pedro Henrique do Instituto Federal (IFSP) conversaram um pouco com os estudantes sobre o conceito de Fachada Ativa, que está na primeira versão da apostila Trilhas de Aprendizagem do sexto ano.
Essa ideia que faz parte do Plano Diretor da Cidade de São Paulo, portanto é lei, diz que é importante a ampliação dos espaços ativos na cidade, ou seja, locais onde existam pontos de encontro, áreas verdes, calçamento adequado, boa iluminação pública, comércio e consequentemente uma grande movimentação de pessoas.
Discutimos também a situação de alguns espaços do Jaraguá, como a área em torno da estação de trem e a Praça do Vivan.
Atividade
Como sugestão de atividade, solicitamos que os estudantes façam um desenho pensando a cidade a partir do Jaraguá, seja através daquilo que eles enxergam pela janela de suas casas, seja pelas lembranças que possuem de algum lugar do Jaraguá. Maiores detalhes serão postados no Google Sala de Aula.
Próximas Prosas Geográficas
28/10/2020 – 11 horas - 12 ° Prosa Geográfica - Apresentação dos desenhos sobre a cidade;
04/11/2020 – 11 horas – Prosa Geográfica Especial – Sarau da Estação (atividade virtual).
Nenhum comentário:
Postar um comentário