quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Trilogia do Lixo Parte 2 - Central Mecanizada /Estação de Transbordo


No mês de agosto os estudantes do oitavo C e dos nonos anos da EMEF Estação Jaraguá visitaram as instalações da Central Mecanizada e Estação de Transbordo da Ponte Pequena, localizada na Avenidado Estado N° 300. Essa é a segunda visita da nossa Trilogia do Lixo. 


Esse espaço de destinação dos resíduos sólidos foi inaugurada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em 2014 com o objetivo de ampliar a coleta seletiva na cidade de São Paulo. Veja como foi esse dia no vídeo abaixo.




A Central Mecanizada possui uma esteira de alta tecnologia para separação dos materiais recicláveis de parte da cidade de São Paulo. 




No início da visita, o instrutor Lucas apresentou três maquetes para os estudantes. 

Uma delas é referente a uma futura central a ser construída no distrito de Anhanguera, outra maquete da Central Mecanizada em que estávamos e uma terceira maquete sobre o Centro de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde recém inaugurada no Aterro Bandeirantes, antigo Lixão de Perus. 

Aliás é importante pontuar que o Lixão de Perus só foi fechado em 2007 após intensa mobilização e pressão dos moradores de Perus através do Movimento Lixão Não!. Recebemos em nossa escola para o Dia de Visita o ex gestor do CEU Perus Marcio Antonio que participou desse movimento. 

Dando continuidade a visita, o instrutor Lucas passou um vídeo impactante no qual uma tartaruga estava engasgada com uma rede de plástico e comentou sobre as características da política de resíduos sólidos da cidade de São Paulo comentando sobre as responsabilidades das empresas concessionárias desse serviço público. 


Em seguida, tivemos a oportunidade única de ver in loco a Estação de Transbordo e a Central Mecanizada. 

A Estação de Transbordo é uma imensa vala no qual depositado o lixo que não foi separado para reciclagem na cidade de São Paulo. Infelizmente reciclamos apenas cerca de 7% do lixo produzido na cidade de São Paulo. 




A Estação de Transbordo é um ponto intermediário de recebimento dos resíduo sólidos entre as residências e o Aterro Sanitário de Caieiras. 

E a Central Mecanizada é uma esteira de alta tecnologia para a separação de materiais recicláveis da cidade de São Paulo. Ela é operada por uma cooperativa de materiais recicláveis que firmou parceria com a prefeitura, contribuindo-se assim para a geração de trabalho e renda para os trabalhadores dessa cooperativa. 
Trabalhador da cooperativa explicando o funcionamento da Central Mecanizada e da Estação de Transbordo

Assim, finalizamos nossa segunda visita da Trilogia do Lixo respondendo um questionário sobre o que foi visto. 

Como atividade os estudantes do oitavo ano C irão apresentar na sala de aula, para os demais estudantes que não puderam participar da saída pedagógica o que foi aprendido nesse dia. 

Agradeço ao ATE João que nos acompanhou nessa saída pedagógica.

Segue abaixo mais algumas fotos desse dia. Abraços e até a próxima. 

 

 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário