Texto: Henrique Macedo Fotos e vídeo: Henrique Macedo
No ano letivo de 2019, desenvolvemos com os sétimos anos A, B e C o Jogo do País, atividade relacionada ao projeto Trilogia dos Poderes. Nessa postagem explicamos como foi a dinâmica dessa atividade.
Jogo do País
Dando continuidade ao nosso Projeto Trilogia dos Poderes, para compreender melhor o poder Executivo e a estrutura político-administrativa de um país desenvolvemos no primeiro semestre de 2019 a Dinâmica do Jogo do País com os sétimos anos A, B e C. Nela os estudantes de cada sala separados em grupos de até 8 pessoas criaram um país a partir de 12 questões chaves retirada de um material do site Politize
No sétimo ano A os países foram os seguintes:
- Geolândia;
- Alyha;
-Brasilândia;
- Paraisopolis;
- Vila Square;
- Wakanda.
- Geolândia;
- Alyha;
-Brasilândia;
- Paraisopolis;
- Vila Square;
- Wakanda.
No sétimo ano B os países foram os seguintes:
- Gamelândia;
- Gamelândia;
- Ticolândia;
- Black and White;
- Rodalândia;
- Mongly.
- Black and White;
- Rodalândia;
- Mongly.
No sétimo ano C os países foram os seguintes:
- Terra Negra;
-Arcanicá;
-Marvel;
-Vilões;
-Disneylandia.
-Arcanicá;
-Marvel;
-Vilões;
-Disneylandia.
Após a criação dos países com suas respectivas bandeiras e território os estudantes apresentaram para a sala de aula as suas criações sendo questionados pelo professor e pelos colegas de classe quanto as regras dos seus respectivos países.
Ao término desse processo foram selecionados quatro países para a segunda fase do Jogo do País: Geolândia, Vila Square do sétimo ano A e Arcanicá e Vilões do sétimo ano C. A seleção se baseou na criatividade dos países e na sua apresentação para a sala de aula. No sétimo ano B nenhum país passou para a segunda fase.
Segunda Fase - Apresentação para os sextos anos
Galera confeccionando o país. O que manda no Jogo do País é a criatividade do grupo! |
Na segunda fase, os estudantes dos países classificados ( Geolândia, Vila Square, Arcanicá e Vilões) apresentaram seus trabalhos para os estudantes dos sextos anos A e B, que definiram através de votação qual foi o país mais criativo.
Estudantes do país Arcanicá |
Estudantes do país Geolândia |
Estudantes do país Vilões |
Estudantes do País Vila Square
Segue abaixo um vídeo apresentando a segunda fase da atividade. Premiação
Após o processo eleitoral que envolveu os estudantes dos sexto anos A e B que escolheram o país mais criativo, a classificação final foi a seguinte:
1° Lugar - Vilões - 31 votos ;
2° Lugar - Vila Square - 11 votos;
3° Lugar - Arcanicá - 8 votos; 4° Lugar - Geolândia - 2 votos.
Dessa forma, o país vencedor do Jogo do País foi o Vilões do sétimo ano C. As estudantes ganharam como prêmio dois livros cada uma. Importante registrar que esses livros fazem parte do acervo que a escola ganhou na terceira edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake com o projeto Território Jaraguá!
Segue abaixo mais algumas fotos dessa divertida atividade:
|