sexta-feira, 13 de março de 2020

Parceria IF SP -EMEF Estação Jaraguá

Introdução: Henrique Macedo Texto: Giovana Fascina - IF SP Fotos: Equipe Ático 

Introdução

Parem as máquinas! No próximo dia 16/03/2020 teremos novidades em relação a parceria fechada entre a EMEF Estação Jaraguá e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, com objetivo principal de pensar um Projeto Arquitetônico para o Espaço Semear, partindo da premiação de  R$ 2,000 que o Projeto Território Jaraguá ganhou na 3° Edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake.
Assim sendo, essa postagem descreve o que ocorreu na Oficina de Acessibilidade e no Levantamento Topográfico do Espaço Semear que foram realizados no segundo semestre de 2019. Boa leitura!

Equipe Ático, Professor Henrique Macedo e estudantes do sétimo ano A


Oficina de Acessibilidade

Data: 04 de outubro de 2019

A oficina de acessibilidade inicia o segundo ciclo de trabalho da Ático com a EMEF Estação Jaraguá. Ciclo este que para o segundo semestre de 2019 visa o levantamento planialtimétrico e a catalogação das espécies arbóreas de grande porte da área externa da escola.

A oficina do dia 04/10 contou com a presença de estudantes do sétimo ano e representantes do Grêmio Estudantil. Com uma temática importante para o debate do direito à cidade e inclusão nas escolas, os alunos expuseram sua opinião e discutiram conceitos sobre acessibilidade, rampas, elementos de orientação espacial nas ruas e segurança. 
A roda de conversa com professor Henrique Macedo, Equipe Ático e os alunos foi uma intervenção necessária para o entendimento do projeto técnico arquitetônico do Espaço Semear e o futuro desenho de rampa que será proposto para o acesso principal ao local. 

A oficina foi dividida em 3 momentos: Roda de conversa sobre acessibilidade e inclusão; Colagem de fotos "acessível e não acessível" e um levantamento topográfico com mangueira de nível. 

A roda de conversa explicou a problemática das cidades e espaços públicos pouco ou nada acessíveis para seus usuários e questionou as crianças sobre o papel da população para reverter tal situação atual. Todas participaram ativamente do debate e criticaram o poder público municipal apontando suas falhas na construção da cidade.

Após essa exposição crítica e teórica, os alunos receberam fotos com locais acessíveis ou não acessíveis para diversas deficiências onde o objetivo era de discutir e classificar o local, colando em um cartaz que indicava a acessibilidade boa ou ruim. Todos discutiram ativamente e expuseram suas opiniões de forma clara, conforme o levantamento teórico anterior proposto pela equipe. Assim, o cartaz ficou repleto de fotos que depois foi entregue ao professor que o deixou fixado no mural da escola durante o segundo semestre de 2019 . 

Ao final da atividade, foi explicada a importância do desenho de uma rampa adequada, conforme normas técnicas de segurança e conforto. O entendimento das curvas de nível no levantamento topográfico foi concretizado com a aplicação prática da mangueira de nível como ferramenta para tal obtenção de informação onde os alunos participaram do processo.

Numa segunda oficina com os sétimos anos A e C foi realizada uma dinâmica na qual os estudantes vendavam seus olhos e eram guiados por um colega, sentindo assim um pouco as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual. 

Dessa forma, disseminamos o debate sobre direito à cidade nas escolas e estamos trabalhando o projeto do Espaço Semear como uma construção coletiva da equipe Ático com a comunidade escolar. 

Atividade: Início do levantamento topográfico do Espaço Semear da EMEF Estação Jaraguá

Data: 02/10/2019 (quarta-feira)

Presentes: Professor André Rezende (IFSP), Marco Rezende, Giovanna Fascina, Karina Carvalho e Guilherme Morais

Para a construção da rampa de acesso ao Espaço Semear é necessário que sejam levantadas as medidas topográficas do local, para isso, a equipe ÁTICO foi auxiliada por, André Rezende, professor de topografia da IFSP, e Marco Rezende, profissional da área. Entre os equipamentos utilizados no processo estão o GPS e a estação total, o trabalho prosseguirá a ser realizado nos próximos meses.
O levantamento foi complementado pela oficina sobre acessibilidade e direito à cidade que ocorreu no dia 04/10 e mais outras duas oficinas realizadas com o sétimo ano A e C. 

Estudante Igor pensando sobre acessibilidade

Finalizando

No dia 16/03/2020, a equipe Ático comparecerá a escola para a apresentação do projeto da Rampa de Acesso para o Espaço Semear para os professores. É o começo da campanha #UmaRampaParaoSemear. Segue abaixo mais algumas fotos das oficinas:

Acessível ou não acessível
Galera andando vendada pelo Semear, sentido as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual
Estudante da Equipe Ático guiando o estudante do sétimo ano A João
Professor Henrique Macedo acompanha os estudantes na atividade
E seguimos no processo de pensar o Espaço Semear para integrá-lo em definitivo ao ambiente escolar
Foto da primeira Oficina. Nela o estudantes Jonatan do sétimo ano B indicou a necessidade de um corrimão no meio das escadas para facilitar a troca de aula da salas ambiente

Construindo o conhecimento juntos, os estudantes que participaram da Oficina sobre Acessibilidade debateram sobre as condições de acesso físico que as pessoas tinham nas figuras apresentadas pela Equipe Ático.



Clique aqui para ler o relato da primeira oficina - Pensando o Espaço Semear! 

Abraços e até breve. #TICPNaPrática #TerritórioJaraguá




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