segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Coordenadas alfanuméricas

Segue mais uma aula realizada na EMEF Estação Jaraguá. Ela versa sobre as coordenadas alfanuméricas :

As coordenadas alfanuméricas são representadas por um número e uma letra. Utilizamos elas em mapas localizados em estações de trem, metrô e terminais de ônibus indicando locais importantes da região tais como escolas, hospitais, praças, parques, museus, etc: 













Em cima um modelo feito no Word por mim. Abaixo uma foto da tabela que foi feita no caderno e  transposta para a lousa com pontos de interesse próximos da EMEF Estação Jaraguá, que existem ou já existiram:




















Segue a Legenda :



- Emef Estação Jaraguá  - H  1





 -   Estação de Trem Jaraguá -





-  Antigo Bar Alquimia -







- Antiga Bica d' água da rua Lavrinha -






 - Floricultura-





-  EMEF Fontenelle -





- Pico do Jaraguá -






-  Casa do Professor -


A legenda é feita na sala de aula com os estudantes traçando aí um pequeno mapa mental do território em que está inserido a escola, obviamente faltando muitos outros pontos de interesse.
Agora cabe a vocês indicarem as coordenadas alfanuméricas de cada local. Indiquei apenas a da EMEF Estação Jaraguá - H 1.   

Por fim uma explicação sobre as legendas :  

- Carinha feliz representando a EMEF Estação Jaraguá e carinha triste representando a EMEF Fontenelle é só pra fazer uam brincadeira na sala de aula ao dizer que uam escola tem alunos felizes por que tem a minha aula e a outra não (risos), nada demais;
- Do antigo Alquimia Rock Bar resta apenas o mago pintado na parede, meu desenho seria uma representação dele ou de uma  caveira (risos) , mas minha habilidade artistíca ainda está em desenvolvimento;
- Aqueles pontos/traços azuis representam a clássica Bica d àgua da rua Lavrinha, na qual eu tive a oportunidade de beber água limpa quando tinha uns 6 anos de idade ( 1993 mais ou menos);
- A Floricultura indicada no mapa é tida como a casa de alvenaria mais antiga do Jaraguá;
- Pico do Jaraguá é um famoso parque estadual da região, com uma bela vista de parte da cidade de São Paulo e que possui ali próximo algumas aldeias dos índios Guarani.
- Por fim essa pessoa deitada numa cama relaxando sou eu em casa após um dia de trabalho.

.................

PS : Não acabou ainda. Cabe uma reflexão sobre o rascunho abaixo, esse era o local da minha casa na primeira aula, porém uma aluna sabiamente questionou a posição dela, pois como ela fica próxima da estação Vila Aurora, faria mais sentido  estar representada na mesma coordenada numérica da Estação Jaraguá, assim a minha casa foi "deslocada" do quadrante A - 7 para o quadrante A - 2, mais próximo da realidade.




- Casa deslocada




Abraços geográficos - Prof°  Henrique Macedo.


"Hey não esqueçam de mim !!!!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário