sábado, 13 de julho de 2019

Dois anos de prefeitura !

Depoimentos: Henrique Macedo e Jurandi Vitorino Leite  Fotos: Facebook Vídeo: Instituto Tomie Ohtake

Parem as máquinas! Essa postagem é especial! Hoje dia 13/07/2019 completo dois anos como professor efetivo na rede pública municipal da cidade de São Paulo trabalhando na EMEF Estação Jaraguá!

Aproveitando a data resolvi homenagear nessa postagem um grande professor que tive no ensino fundamental II e médio na EMEFM Antônio Alves Veríssimo: o Professor Ronaldo!

Professor Ronaldo - Xeque Mate na ignorância! 

De longe percebo hoje que o professor Ronaldo foi um dos melhores professores que tive em toda minha trajetória educacional, contando os 11 anos em que estudei no Veríssimo (da antiga primeira série do ensino fundamental em 1994 até o terceiro ano do ensino médio em 2004) e os 5 anos no Instituto Federal na licenciatura em geografia.

Através da história, filosofia e do xadrez professor Ronaldo deu um Xeque Mate na ignorância na EMEFM Antônio Alves Veríssimo


Filosofia, história e xadrez foram as matérias que ele ministrou na escola. Partindo delas ampliei minha visão de mundo graças as discussões e atividades que eram realizadas em sala de aula.Além disso, o professor promovia saídas pedagógicas pela cidade que forma muito significativas. Dessa forma, segue abaixo meu relato de  algumas passagens marcantes: 

- Ele tornou o Xadrez famoso na Vila Aurora, bairro onde moro no distrito do Jaraguá e que é atendido pela EMEFM Antônio Alves Veríssimo. O professor ensinou o xadrez para os estudantes, organizou torneios (lembro de um no Veríssimo em que fui campeão e outro na EMEF Leonel Franca em que fiquei em quarto lugar), nos levou em um torneio no Centro Cultural Banco do Brasil e no Clube de Xadrez da Augusta para uma simultânea com um grande mestre. Nesse dia, tivemos uma pequena aula sobre a extrema desigualdade social que atinge o Brasil, quando paramos de carro em frente a uma mansão suntuosa do Jardim Europa, realidade totalmente diferente da nossa, estudantes moradores de casas auto-construídas no Jaraguá, periferia noroeste de São Paulo. O professor também fornecia peças e tabuleiros para os estudantes ao preço módico de R$ 10,00 fazendo com que jogássemos Xadrez nas calçadas da Vila Aurora por muito tempo! Atualmente, apesar de ser um “capivara” (jogador fraco no jargão do Xadrez) continuo jogando algumas partidas On Line e pesquisando também sobre a história do Xadrez e de seus grandes mestres como Mequinho, Bobby Ficher e Karpov que vimos no CEU Jambeiro numa saída pedagógica realizada pelo professor. 

- O professor Ronaldo passou filmes atrelados aos conteúdos vistos em sala de aula que trouxeram grandes inquietações na minha mente, produzindo portanto o que é mais marcante na filosofia – A DÚVIDA! Exemplos de filmes que vimos nessa época, entre outros, foram “O crime do Padre Amaro” que mostra a corrupção e escândalos da Igreja Católica e o clássico de ficção científica “Matrix” que revolucionou o cinema em 1999 com diversas referências a filosofia, sendo até hoje um dos meus filmes favoritos! 

Até hoje tenho o trofeú de campeão do torneio de Xadrez que o professor Ronaldo realizou na EMEFM Antônio Alves Veríssimo se não me engano no ano de 2000. 

- Hoje percebo também que o professor era um sopro de democracia numa escola pública periférica gerida de maneira  autoritária, pois o mesmo organizava torneios de Xadrez, saídas pedagógicas para campeonatos e se relacionava bem com os estudantes sem precisar recorrer a um punitivismo sem noção. 

- E por fim, desde os 17 anos sou ateu. E a resposta principal para meus questionamentos quanto a existência de alguma entidade superior apareceu numa aula do professor Ronaldo, que quando foi provocado por um estudante a responder o porque era ateu, disse algo assim: “Sou ateu, porque assim sou livre, não devendo satisfação a nenhuma entidade, ser superior, deus ou qualquer coisa parecida”. Quando ouvi essa resposta foi um verdadeiro “Nirvana” para mim, algo parecido a cena da igreja no filme “CRAZY – Loucos de Amor”, na qual a personagem principal se descobre ateu ao som de “Simpathy For The Devil” do The Rolling Stone, assista o filme e você entenderá! 

Finalizando, esse pequeno depoimento é o que minha memória traz a tona sobre o professor Ronaldo e sua inestimável contribuição para a minha formação quem me impacta até os dias de hoje. Assim sendo, comemoro dois anos como professor efetivo na rede pública municipal de ensino deixando aqui meus agradecimentos pelo seu compromisso com uma educação pública de qualidade! Muito obrigado Professor Ronaldo! 

Segue abaixo o relato de mais um ex- aluno do professor Ronaldo: 

“Eu lembro que na escola Antônio Alves Veríssimo tinha o professor Ronaldo. Foi nos  primeiros dias de aula na oitava série que ele entrou na sala de aula e já foi explicando sobre o xadrez, falando das histórias do jogo. A cada detalhe você ia apreciando o xadrez, ele levou o jogo e os alunos foram amando o xadrez e também melhorando cada vez mais nas matérias e no raciocínio. Após isso, o professor foi além, trouxe peças de xadrez para os estudantes, fez campeonatos de xadrez e os alunos foram evoluindo graças a isso!” 

Jurandi Vitorino Leite – Ex aluno do professor Ronaldo na EMEFM Antônio Alves Veríssimo


Jurandi é um estudioso do Xadrez até os dias de hoje graças a formação que teve lá atrás com o professor Ronaldo

EMEF Estação Jaraguá 

Essa postagem se encerra por aqui com a primeira foto que tirei na placa da EMEF Estação Jaraguá fazendo o clássico gesto dos chifres que vemos nos eventos de rock, afinal hoje é o dia Mundial do Rock! Abraços e até a próxima ! 

Depois de muita espera tomei posse na EMEF Estação Jaraguá no dia 13/07/2017 como professor efetivo de geografia! Me classifiquei em décimo sétimo lugar o que me possibilitou escolher  a minha primeira opção! Deu certo ainda bem!



Essa foto é do meu primeiro dia em sala de aula na EMEF Estação Jaraguá! 
E no vídeo abaixo temos um pouco do projeto Território Jaraguá, trabalho realizado no ano letivo de 2018 na EMEF Estação Jaraguá.


Abraços galera e até a próxima ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário