quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Nona Prosa Geográfica - Reflexões sobre a África

Texto: Henrique e Tuwilê  Imagens: Henrique 


Na nossa Nona Prosa Geográfica, juntamos os sextos e sétimos anos para falar sobre a África

Abertura 

O professor Tuwilê começou a Prosa Geográfica com duas questões para refletirmos: 

- O que é a África ? 

-  Qual a nossa visão sobre a África? 

Alguns estudantes responderam que era um país com muita pobreza. 

Em seguida, o professor Tuwilê começou a explicar que não era bem assim. Na verdade a África é um continente (conjunto de países) com uma diversidade cultural, paisagística e econômica enorme com  diversas histórias. Ou seja, dentro desse rico continente temos diversas Áfricas. 

O professor Tuwilê comentou sobre o perigo de uma história única, conforme aponta a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie

Por fim, o professor comentou sobre a Partilha da África, realizada pela colonização Européia que não respeitou as Etnias que já existiam no continente, tendo objetivo de dominar os diversos países africanos para extrair suas riquezas.

Segunda Parte 

Na segunda parte, o professor Henrique apresentou questões relacionadas ao Pan Africanismo, a criação da Organização da Unidade Africana (1963 - 1999) e a União Africana ( 2002 - presente). 

O Pan Africanismo é um movimento mundial que visa encorajar e fortalecer os laços de solidariedade entre todos os grupos éticos da diáspora de ascendência africana.  Ele está presente nas ações de diversas pessoas pelo mundo, como o ativista pelos direitos civis nos EUA Malcon X e o político e ativista dos direitos humanos e civis no Brasil Abdias Nascimento, dentre outros. 

A Organização da Unidade Africana (1963 - 1999), nasce em Adis Abeba, capital da Etiópia, com o objetivo de criar uma África livre, unida e com o controle do seu próprio destino.

Em 2002, em substituição a Organização da Unidade Africana, é criada a União Africana, formada pelos 55 países do continente, com objetivos diversos: 

- Alcançar uma maior unidade e solidariedade entre os países africanos e seu povo;

- Defender a soberania, integridade territorial e independência dos seus Estados Membros;

- Promover a paz, segurança e estabilidade no continente;

- Promover princípios e instituições democráticas, participação popular e boa governança.

 Essa organização criou a Agenda 2063, com uma série de políticas que devem ser realizadas de forma integrada para elevar a qualidade de vida no continente africano: 

- Passaporte Africano para a livre circulação de pessoas;

- Instituições Financeiras Africanas;

- Área de Comércio Livre do Continente Africano;

- Grande Museu Africano – protegendo o patrimônio cultural do continente; 

Nos links abaixo, você pode encontrar maiores informações sobre a União Africana e a Agenda 2063

União Africana

Agenda 2063


Finalizando 

Encerramos nossa Nona Prosa Geográfica com um convite. No dia 07/10/2020 às 11 horas, receberemos a escritora Guiniver Santos para conversar sobre Literatura Periférica e os Saraus. Veja o vídeo dela abaixo! Abraços e até a próxima! #Geografia2020 #ProsaGeográfica 









Nenhum comentário:

Postar um comentário