segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A Cidade é Nossa - Dia de Visita Luisa Rafacho

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Tatiani Ribeiro

No sábado dia 21/08/2021, durante a reposição da Greve pela Vida, recebemos a agente cultural do Território Noroeste Luisa Rafacho, para dialogar com os estudantes dos oitavos anos sobre Cultura, Território e políticas para juventude na região noroeste de SP.

Recebemos a agente cultural do território noroeste para uma roda de conversa com estudantes do oitavo ano sobre cultura, juventude e o território noroeste. Não se esqueça que A Cidade é Nossa!

Cultura

Nossa convidada começou apresentando um pouco o conceito de cultura para os jovens, provocando-os a refletir sobre o que é cultura e como todas e todos fazemos cultura no nosso cotidiano. 

Território

Em seguida, trouxemos a discussão sobre o território noroeste, e as particularidades do território Jaraguá, como por exemplo a questão indígena Guarani presente no território e a importância do Parque Estadual do Jaraguá, cinturão verde da mata atlântica e local de moradia no seu entorno do povo originário Guarani nas suas seis aldeias. Luisa também trouxe referência de certas localidades do bairro que podem ter potência para ser áreas ambientais protegidas e transformadas em pontos de lazer e turismo.
Salve Kebrada! Luisa esteve presente com a camisa do coletivo Salve Kebrada que atua no Jaraguá com o projeto Favelas e Aldeias, aproximando a comunidade da cultura Guarani presente no nosso território.

Macunaíma – “Ai Que preguiça!”
 
Nesse momento, demos uma paradinha para se espreguiçar, e lembrar o nosso herói sem nenhum caráter Macunaíma, do genial escritor brasileiro Mario de Andrade! É hora de gritar bem alto! “Ai que preguiça!”

Políticas Culturais para Juventude

Seguindo nossa roda de de conversa, a Luisa explicou para os jovens como funciona o edital da prefeitura para o programa Jovem Monitor Cultural, onde pessoas de 18 a 29 anos podem concorrer a uma vaga para atuarem em espaços públicos da prefeitura de São Paulo como bibliotecas, casas de cultura, teatros, centros culturais e até mesmo os departamentos da própria Secretaria da Cultura.

Livros

No começo da nossa roda de conversa, tínhamos entregado para os participantes um pequeno papel com nossa marca “A Cidade é Nossa” e uma numeração para sortearmos dois livros. Os estudantes contemplados foram a Larissa e o Arthur.
Arthur e Larissa foram sorteados. Cada um levou pra casa um livro.

Hora do sorteio dos livros. Eles fazem parte do
 acervo do prêmio territórios que o projeto Território Jaraguá venceu em 2019. Uma parte ficou para o Grêmio e alguns livros separamos para premiações e sorteios, como o Jogo do País. Você pode saber mais lendo esse link: Entrega dos Livros.




E também, presenteamos a nossa convidada com dois livros.

Por fim, a Luisa apresentou alguns livros que foram publicados por coletivos da nossa região, frutos de fomentos culturais:

- Chinelo e Meia – Sarau Segunda Negra;
- Luta, Luto, Luta – Sarau Segunda Negra;
- Favelas e Aldeias - Coletivo Salve Kebrada;
- Cabocly - Diego Rbor.

Durante a atividade os estudantes fizeram comentários a respeito dos temas desenvolvidos e foram provocados a pensar as referências culturais contidas em suas roupas, em sua maioria estrangeiras.

Finalizando

Finalizamos nossa roda de conversa com algumas poesias, sempre reafirmando que a Cidade é Nossa!

Obrigado Luisa pela participação! Até a próxima! #JaraguáéGuarani! #Geografia2021!

Cartaz de divulgação. Por uma questão de espaço e tempo a atividade foi desenvolvida apenas com os oitavos anos. #ACidadeéNossa!





quinta-feira, 23 de setembro de 2021

A Cidade é Nossa - Painel Jaraguá é Guarani

Texto: Henrique Macedo

No sábado de reposição da Greve pela Vida (07/08/2021), os estudantes dos oitavos e nonos anos participaram da dinâmica de construção do Painel Jaraguá é Guarani, com o objetivo de conhecermos melhor a cultura Guarani presente no Território Jaraguá, numa atividade integrada entre as áreas do conhecimento Geografia ( Professor Henrique Macedo), História ( Professora Maria Aparecida) e Sala de Leitura ( Professor Tuwilê Jorge). 

Painel Jaraguá é Guarani finalizado com seus diversos elementos

Primeira Parte 

Na primeira parte, separamos as/os estudantes em duas equipes sorteadas pelas cartas do baralho: equipe vermelha e equipe preta. Em seguida, explicamos a dinâmica. 

O Painel é composto por 18 fotos separada em 4 temáticas: 

- Luta: Diversas imagens com as lutas do povo Guarani;

-Lideranças: Imagens de quatro lideranças do povo Guarani - Sônia Arã Mirim, Thiago Carvalho Karaí Djekupê, David Karaí Popygua e Cacique Jandira;

-Mapas: Utilizamos três mapas demonstrando a localização do distrito do Jaraguá na região noroeste da cidade de São Paulo, a delimitação da Terra Indígena Jaraguá e o conflito com a construtora;

-Produção Cultural: Atividades culturais com inspiração na cultura Guarani presente no Território Jaraguá.

Sorteamos em seguida uma legenda para cada estudante. Posteriormente, uma pessoa do grupo lia a legenda por duas vezes e o outro grupo tinha um minuto para definir qual foto se encaixava na legenda.
 
Estudantes debatendo sobre qual foto encaixava na legenda lida pelo outro grupo

No decorrer das leituras, colocamos vídeos curtos relacionados a alguma questão do Povo Guarani, explicando o contexto do vídeo apresentado. 

Utilizamos os seguintes vídeos:  

Protesto Contra a Tenda 



Sônia Ara Mirim  - "São Paulo é uma floresta!"

David Karaí Djekupê – Discurso no festival Loolapalooza 

Cacique Jandira - Kerexu - Mãe de Todos – Documentário

Trailer documentário "O Mel do Passado" 

Música: Jaraguá é Guarani - Banda: Indaiz

Por fim, subimos para o primeiro andar e montamos o painel com as fotos e suas respetivas legendas. 

Montagem final  do Painel Jaraguá é Guarani

A professora Rosiana de artes, construiu uma atividade de grafismo indígena com os estudantes do fundamental 1 , complementando o painel.  A base para a atividade foi o seguinte vídeo: 


E criamos um vídeo para colocar no Google Sala de Aula, explicando as características do Painel Jaraguá é Guarani 



Atividades na semana 

Durante a semana desenvolvemos atividades com os sextos e oitavos anos no painel Jaraguá é Guarani! 

Sextos anos 

1 °Parte – Estudantes fizeram anotações sobre o que chamou a atenção no painel 

2 °Parte - Fizemos uma roda de conversa na parte externa da escola com os estudantes apresentando as suas anotações 

3° Parte – Encerramos a atividade com uma brincadeira indígena, para testar a força das pernas dos Xondaros e Xondaras ( Guerreiros e Guerreiras ), que deviam pular uma perna só! 

Oitavos Anos 

1° Parte – Estudantes fizeram uma síntese individual das características que chamaram a atenção no Painel Jaraguá é Guarani 

2° Parte – Estudantes fizeram uma síntese em grupo, partindo das suas anotações individuais. Durante esse processo anotamos palavras chaves. 

3° Parte – Atividade individual em sala de aula "Palavras, Frases e Texto" na qual os estudantes deveriam criar três frases com as palavras da aula anterior e em seguida escolher uma delas para desenvolver um texto de 10 a 20 linhas sobre a temática indígena e o conflito com a construtora no território Jaraguá.
Estudantes do oitavo ano analisando o Painel Jaraguá é Guarani

Finalizando 

Essa atividade envolve as seguintes áreas do conhecimento: 
Geografia - Professor Henrique Macedo 
História - Professor Cida
Sala de Leitura - Professor Tuwilê
Artes fund 1 - Professora Rosiana. 

Segue padlet com atividades do projeto A Cidade é Nossa! 

Trampo finalizado com sucesso

Nosso logotipo que propomos ser revisitado pelos estudantes


terça-feira, 21 de setembro de 2021

A Cidade é Nossa - Doc. Jaraguá Terra Sem Mal

 Texto: Henrique Macedo 

A Cidade é Nossa 

Estamos vivendo uma pandemia que atinge as cidade de diferentes formas, conforme a sua organização, afetando mais diretamente as populações periféricas. No distrito do Jaraguá, localizado na periferia noroeste da cidade de São Paulo encontramos diversos problemas, como a falta de saneamento básico, a extrema pobreza, o desemprego, etc. 
Porém, também encontramos diversas potencialidades, tais como a rica cultura Guarani, o cinturão verde da Mata Atlântica, a produção cultural de coletivos periféricos, tais como o Coletivo Salve Kebrada, o Coletivo nos Trilhos, o Coletivo Ocupa Pinheirinho, dentre outras ações, locais e pessoas que fazem do Jaraguá um lugar único na cidade de São Paulo. 
Assim sendo, temos como objetivo compreender como a Cidade pode ser Nossa!, partindo das potencialidades do lugar para compreender este mundo globalizado em que vivemos, como bem indica o geógrafo Milton Santos. Leia a seguir nossa como foi nossa primeira atividade.



Documentário - Jaraguá Terra Sem Mal

Na primeira atividade de reposição da Greve Pela Vida do projeto "A Cidade é Nossa", realizada no sábado (24/07/2021) os estudantes dos oitavos e nonos anos presentes nesse dia assistiram o documentário “Jaraguá Terra sem Mal” que conta a história do distrito Jaraguá passando por vários elementos que compõe o território, tais como o Pico do Jaraguá, as Aldeias Guarani, a construção do viaduto, a importância do trem como transporte público, dentre outras questões. 




Atividade em dupla 

Após a exibição do documentário, os estudantes foram separados em duplas para confeccionarem um cartaz com aquilo que mais chamou a atenção durante o documentário. Foram utilizados folha de sulfite para o rascunho, cartolina e giz de cera para a produção final. 




Apresentação 

Na parte da tarde, as/ os estudantes fizeram apresentações sobre seus cartazes, sendo estimulados a pensar naquilo que desenharam, compartilhando assim a sua visão sobre o documentário com os participantes.

Segue abaixo mais fotos da atividade. A Cidade é Nossa! 












sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A Cidade é Nossa - Marca

Texto: Henrique Macedo 

Parem as máquinas! Após retornamos da Greve Pela Vida, começamos nas aulas de Geografia dos oitavos anos o projeto A Cidade é Nossa com objetivo de compreender a complexidade da cidade no mundo globalizado em que vivemos atualmente.

Criamos a marca acima representando o nosso projeto, porém antes de explicá-la, vamos a um breve histórico dos projetos desenvolvidos nas aulas de geografia com os estudantes dos oitavos anos A e B, quando eles estavam no sexto ano (2019) e no oitavo ano (2020). 

2019 - Território Jaraguá Nova Geração - Sextos anos A e B

Em 2019, realizamos a segunda edição do projeto Território Jaraguá, que  passou a se chamar Território Jaraguá Nova Geração, sendo realizada com os sextos anos A e B que hoje (2021) se encontram nos oitavos anos A e B. Nessa oportunidade passamos por diversos locais, tais como o Parque Senhor do Vale, o Parque Pinheirinho D'Água, dentre outros. Você pode ler mais no link a seguir: Território Jaraguá Nova Geração.

2020 - Prosa Geográfica - Sétimos anos A e B 

Em 2020, por conta da pandemia da Covid 19, ficamos em isolamento social. Dessa forma, o projeto Território Jaraguá modificou sua dinâmica para encontros virtuais no Google Meet, ganhando o nome de Prosa Geográfica, na qual participaram os sextos anos A, B, C e D e os sétimos anos A e B, hoje eles se encontram nos sétimos e oitavos anos respectivamente. Você pode conhecer mais sobre esse trabalho no link a seguir: Prosa Geográfica 2020.

2021 - A Cidade é Nossa - Oitavos anos A e B 

Em 2021, ao retornamos da Greve pela Vida que ajudou a conter a disseminação do vírus da Covid 19, começamos com os oitavos anos A e B o projeto A Cidade é Nossa , inspirados no canal da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, que debate questões da cidade, trazendo a visão dos movimentos populares da cidade de São Paulo. Assim sendo, vamos trabalhar com os estudantes o uso do território conforme coloca o geógrafo Milton Santos. 

Nossa marca tem ao fundo o Pico do Jaraguá, nosso ponto de referência no Território Jaraguá, no qual diversas visões de mundo estão colocadas, como o lazer periférico, o espaço sagrado para os Guarani, o turismo ambiental e a pressão da especulação imobiliária. Veja mais sobre isso no link a seguir da live Jaraguá é Guarani, realizada pelo Coletivo Paulo Freire Noroeste com o ativista da Terra Indígena Jaraguá Thiago Henrique Karaí Djekupé.



Atividade

Solicitamos no Google Sala de Aula a criação do logotipo do projeto A Cidade é Nossa para os estudantes. 
Fizemos na escola uma dinâmica em torno do documentário "Jaraguá Terra Sem Mal", recebemos a visita da agente cultural do Território Noroeste Luisa Rafacho e montamos o painel Jaraguá é Guarani, realizando diversas atividades em torno dele. Em breve faremos as postagens sobre essas atividades.

#ACidadeéNossa  #Geografia2021

Território Jaraguá Vol.4 - Marca

 Texto: Henrique Macedo 


Parem as máquinas! Começou a quarta edição do projeto Território Jaraguá nas aulas de Geografia. Dessa vez criamos uma marca, que você pode ver acima. Antes de explica - lá. Vamos a um breve histórico do projeto.

1° Edição - Território Jaraguá - 6° anos A, B e C  

Em 2018, começamos a primeira edição do projeto, intitulada Território Jaraguá, realizada com os sextos anos A, B e C. Hoje (2021) eles se encontram nos nonos anos. Nessa oportunidade, passamos pelo Jardim Bandeirantes, Centro do Jaraguá, Pico do Jaraguá, CEU Parque Anhanguera e Tekoa Itakupé. O projeto foi vencedor da terceira edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake, ganhando R$ 2,000, 150 livros e um mini documentário com um resumo do projeto que você pode conferir abaixo.


Clique no link a seguir para ler tudo o que foi realizado no projeto: Link Território Jaraguá. 

2° Edição - Território Jaraguá Nova Geração - 6° anos A e B

Em 2019, a segunda edição do projeto passou a se chamar Território Jaraguá Nova Geração, sendo realizada com os sextos anos A e B que hoje (2021) se encontram nos oitavos anos A e B. Nessa oportunidade passamos por diversos locais, tais como o Parque Senhor do Vale, o Parque Pinheirinho D'Água, dentre outros. Você pode ler mais no link a seguir: Território Jaraguá Nova Geração.

3° Edição - Prosa Geográfica  - 6° anos A, B, C e D  7° anos A e B 

Em 2020, por conta da pandemia da Covid 19, ficamos em isolamento social. Dessa forma, o projeto Território Jaraguá modificou sua dinâmica para encontros virtuais no Google Meet, ganhando o nome de Prosa Geográfica, na qual participaram os sextos anos A, B, C e D e os sétimos anos A e B, hoje eles se encontram nos sétimos e oitavos anos respectivamente. Você pode conhecer mais sobre esse trabalho no link a seguir:  Prosa Geográfica 2020.

4° Edição - Território Jaraguá Volume 4  - 6° anos A e B

Em 2021, ao retornamos da Greve pela Vida, começamos a quarta edição do projeto Território Jaraguá com os sextos anos A e B. Inspirado na maravilhosa banda Black Sabbath, criamos o logo tipo do projeto que se chama Território Jaraguá Vol. 4 que você pode ver a seguir. 


Capa do álbum Vol.4 do Black Sabbath. Seus integrantes originais (Ozzy, Bill, Tony e Geezer) pertencem a classe trabalhadora inglesa em pleno auge da Guerra Fria e da Guerra do Vietnam. Inspirados por essa conjuntura, onde o medo da guerra atômica estava presente, criaram o heavy metal na década de 1970.

Atividades 

Na escola, espalhamos a nossa logo marca em vários pontos de interesse, para que os estudantes percorressem o território escolar. Em breve vamos explicar essa atividade numa postagem.

No Google Sala de Aula, pedimos para os estudantes, inspirados na nossa marca, criarem a sua logo marca para o projeto. Em breve, faremos uma postagem sobre essa atividade. 

Finalizando

Por fim, caso as condições sanitárias permitam, realizaremos uma saída pedagógica pelo Território Jaraguá. Enquanto isso, vamos utilizando o Espaço Semear para explicar conceitos da geografia.

Até mais e Viva o Território Jaraguá!