Geografizar na rua esse é o nosso lema. Fazer falar o território como diria o geógrafo Milton Santos. Tensionando a educação arcaica !
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
A Cidade é Nossa - Marca
Texto: Henrique Macedo
Parem as máquinas! Após retornamos da Greve Pela Vida, começamos nas aulas de Geografia dos oitavos anos o projeto A Cidade é Nossa com objetivo de compreender a complexidade da cidade no mundo globalizado em que vivemos atualmente.
Criamos a marca acima representando o nosso projeto, porém antes de explicá-la, vamos a um breve histórico dos projetos desenvolvidos nas aulas de geografia com os estudantes dos oitavos anos A e B, quando eles estavam no sexto ano (2019) e no oitavo ano (2020).
2019 - Território Jaraguá Nova Geração - Sextos anos A e B
Em 2019, realizamos a segunda edição do projeto Território Jaraguá, que passou a se chamar Território Jaraguá Nova Geração, sendo realizada com os sextos anos A e B que hoje (2021) se encontram nos oitavos anos A e B. Nessa oportunidade passamos por diversos locais, tais como o Parque Senhor do Vale, o Parque Pinheirinho D'Água, dentre outros. Você pode ler mais no link a seguir: Território Jaraguá Nova Geração.
2020 - Prosa Geográfica - Sétimos anos A e B
Em 2020, por conta da pandemia da Covid 19, ficamos em isolamento social. Dessa forma, o projeto Território Jaraguá modificou sua dinâmica para encontros virtuais no Google Meet, ganhando o nome de Prosa Geográfica, na qual participaram os sextos anos A, B, C e D e os sétimos anos A e B, hoje eles se encontram nos sétimos e oitavos anos respectivamente. Você pode conhecer mais sobre esse trabalho no link a seguir: Prosa Geográfica 2020.
2021 - A Cidade é Nossa - Oitavos anos A e B
Em 2021, ao retornamos da Greve pela Vida que ajudou a conter a disseminação do vírus da Covid 19, começamos com os oitavos anos A e B o projeto A Cidade é Nossa , inspirados no canal da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, que debate questões da cidade, trazendo a visão dos movimentos populares da cidade de São Paulo. Assim sendo, vamos trabalhar com os estudantes o uso do território conforme coloca o geógrafo Milton Santos.
Nossa marca tem ao fundo o Pico do Jaraguá, nosso ponto de referência no Território Jaraguá, no qual diversas visões de mundo estão colocadas, como o lazer periférico, o espaço sagrado para os Guarani, o turismo ambiental e a pressão da especulação imobiliária. Veja mais sobre isso no link a seguir da live Jaraguá é Guarani, realizada pelo Coletivo Paulo Freire Noroeste com o ativista da Terra Indígena Jaraguá Thiago Henrique Karaí Djekupé.
Atividade
Solicitamos no Google Sala de Aula a criação do logotipo do projeto A Cidade é Nossa para os estudantes.
Fizemos na escola uma dinâmica em torno do documentário "Jaraguá Terra Sem Mal", recebemos a visita da agente cultural do Território Noroeste Luisa Rafacho e montamos o painel Jaraguá é Guarani, realizando diversas atividades em torno dele. Em breve faremos as postagens sobre essas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário