quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Dia de Visita – Especial - Agosto Indígena “O Mel do Passado”

Texto: Henrique Macedo Fotos: Renato e Paulo Cesar

Parem as máquinas, no último sábado dia 10/08/2019 tivemos o prazer de receber na EMEF Estação Jaraguá o jornalista Thiago Carvalho Wera'í e a liderança indígena na Tekoa Yvy Pora Marcio Boggarim para dialogarmos sobre a criação de abelhas sem ferrão no Jaraguá.



Thiago é um dos diretores do documentário “O Mel do Passado” que conta como se dá a criação das abelhas sem ferrão na Aldeia Guarani no Jaraguá, sendo o Guarani Marcio Boggarim um dos responsáveis pelo projeto do meliponário da aldeia. 

Nesse dia, com a presença dos estudantes e professores assistimos ao documentário e posteriormente abrimos uma roda de conversa com nossos convidados.

Da esquerda para a direita: Henrique Macedo mediando a conversa, Thiago Carvalho Wera'í diretor do documentário e a liderança indígena Guarani Mbya Marcio Boggarim responsável pelo meliponário na aldeia 

Marcio apontou para nós toda a riqueza da cultura Guarani em sua íntima ligação com a natureza, demonstrando por exemplo a importância da criação das abelhas sem ferrão para a manutenção do meio ambiente, pois elas são responsáveis por polinizar diferentes tipos de flores, além de oferecerem remédios para os Guarani e a cera para seus rituais em honra de Nhanderu, o principal deus da religiosidade guarani. 

Thiago comentou sobre a necessidade de se respeitar o tempo dos Guaranis para a confecção do documentário e solicitou para os estudantes divulgarem esse conhecimento que está disponível no you tube para quem quiser assistir, levando-se assim a cultura Guarani e o respeito a diversidade e a natureza para mais pessoas. 

Esse bonito evento contou com uma frase final do Guarani Marcio Boggarim que foi muito significativa para nós: “Nhanderu tocou no coração de todos que estiveram presentes aqui hoje nesse momento”. 

Com certeza, tivemos um evento muito rico na formação dos nossos estudantes que fizeram diversas perguntas interessantes para nossos convidados nesse sábado de reposição de greve. Em suma, fica a certeza que a EMEF Estação Jaraguá deve sempre abrir suas portas para os saberes que circulam pelo Território Jaraguá, sendo o saber Guarani um deles! 

Por fim, agradeço ao assistente de direção Renato que foi fundamental na logística do evento, a todos os professores que contribuíram com roupas, cobertores e/ou alimentos que foram entregues diretamente na aldeia para o Marcio Boggarrin e aqueles que assistiram o filme e também trouxeram contribuições significativas em suas falas. 

No mais é isso! Muito obrigado e não se esqueçam que “O Jaraguá é Guarani!”

Respeitar o tempo dos Guarani foi um grande aprendizado para o jornalista Thiago,

Estudantes e professores trouxeram questionamentos e contribuições para a roda de conversa.


O Guarani Mbya Marcio Boggarim alertou sobre o cuidado que devemos ter com a natureza, apontando o embate entre a visão política dominante no governo federal baseada no desmatamento e na liberação de agrotóxicos e a cosmovisão Guarani de respeito e integração a natureza.

Galera atenta a fala dos convidados.O meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos.

Foi um imenso prazer mediar essa roda de conversa. Obrigado aos convidados e a todos os participantes! 

Segue abaixo o link para o documentário completo.  Assistam e compartilhem !




Assistiram o documentário e participaram da  roda de conversa os seguintes estudantes:
6°B 
Larissa dos Santos;
Fernanda Zampieri.
7°A 
Ygor de Paula;
José Henrique;
Hugo Rodrigues;
Vitor Carvalho;
Tabata Loraine.
7°B 
Katherine;
João Henrique;
Gabryelli Yasmin.
7°C 
Merilyn;
Paulo Cesar;
8° B 
Melissa de O. Moura;
Pedro Henrique Ribeiro;
8°C
Rennan Santos 
Professores 
Benício - Matemática
Eliane - Português
Renata - Inglês
Antônio Henrique - Geografia.
Organizadores
Henrique Macedo - Geografia 
Renato - Assistente de Direção.







Nenhum comentário:

Postar um comentário