Geografizar na rua esse é o nosso lema. Fazer falar o território como diria o geógrafo Milton Santos. Tensionando a educação arcaica !
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Território Jaraguá Vol.4 - Revive Semear - Parte 1
Texto: Henrique Macedo Fotos: Élcio e Henrique
Revive Semear
Aproveitando
o retorno das aulas presenciais começamos a desenvolver atividades
no Espaço Semear no projeto Revive Semear, pois essa ampla área verde da EMEF Estação Jaraguá, ficou sem atividades por conta do isolamento social para conter a disseminação do vírus da Covid 19.
Caso você não conheça esse lugar, assista no link a seguir a live do Coletivo Geografizando na Rua com o criador do Espaço Semear, o professor Henrique Oliver - O Meio ambiente e o Espaço Semear
Revive Semear em homenagem aos 100 anos do educador Paulo Freire!
Agora, veja a seguir um pequeno relato sobre as atividades que foram desenvolvidas no Espaço Semear ao longo do segundo semestre de 2021 no projeto Território Jaraguá Vol.4 - Revive Semear.
Pluviômetro - Medidor de Chuva
Como
atividade de reutilização do Espaço Semear desenvolvemos com os
sextos anos numa atividade interdisciplinar entre Geografia (Professor Henrique) e
Ciências ( Professor Élcio) a construção de um Pluviômetro para coleta da água de
chuva.
Instalação do pluviômetro com estudantes dos sextos e quintos anos numa atividade de reposição da Greve Pela Vida no segundo semestre de 2021
Na sala de aula, trabalhamos com os estudantes as características das estações do ano para os não indígenas ( Primavera, Verão, Outono e Inverno) e para o povo originário Guarani ( Ara Pyau - Tempo Novo - Primavera/ Verão e Ara yma - Tempo Velho - Outono/ Inverno). Também pontuamos a diferença entre tempo atmosférico ( que varia durante o dia) e o clima ( que precisa de uma analise de tempo longa, cerca de 30 anos, para que seja estabelecida as suas características regulares).
Por fim, solicitamos que fosse feito um desenho por parte dos estudantes com as características da estação do ano favorita deles. Em seguida, descemos para o Espaço Semear, para instalar o Pluviômetro.
O professor Élcio construiu o Pluviômetro com garrafa pet, instalando ele com os estudantes no Espaço Semear. Para simbolizar esse dia, deixamos junto de Pachamama (Mãe Terra) os desenhos que os estudantes fizeram em sala de aula sobre a estação do ano favorita delas e deles.
Coleta
de água
Em outro dia de reposição da Greve Pela Vida, realizamos a Coleta de Água do pluviômetro. Antes
de descermos para a coleta de água, assistimos ao vídeo Abuella
Grilo, animação inspirada na luta da água na Bolívia. Comentamos também com os estudantes o Ciclo da Água.
Professor Élcio explicando como funciona o Pluviômetro
Galera assistindo a animação Avó Grilo inspirada na Guerra da Água na Bolívia
Professora Rosi comenta com as estudantes questões relacionada a animação Avó Grilo. Por fim ela cantou uma música tradicional dos povos andinos.
No Pluviômetro colocamos uma régua que vai mostrar a medida em milímetro da quantidade de chuva que caiu em um determinado dia. Por exemplo, se ela estiver marcando 10 milímetros, significa que a lâmina de água em um metro quadrado naquele dia foi de 10 milímetros.
No decorrer do segundo semestre o professor Élcio fez as coleta de água com os estudantes nas aula de Ciências. Deixamos exposto ao lado do Painel Revive Semear os dados dessa coleta.
Rio
Semear
Aproveitando o escorregador do Espaço Semear, criamos uma atividade
lúdica sobre as diferentes partes que formam um rio utilizando como base a figura a seguir.
Em sala de aula, os estudantes dos sextos anos aproveitaram o papelão para criar um cartaz com as diferentes partes que formam um rio, conforme a figura acima. Em seguida, descemos para o Espaço Semear, utilizando o escorregador como um rio imaginário - o Rio Semear! Veja o vídeo a seguir!
Estudantes posicionados no Rio Semear
Veja a seguir o vídeo do Painel Revive Semear criado para a Mostra Cultural da escola!
Painel Revive Semear
PS: Segue link com as medidas de chuva coletadas pelo professor Élcio ao longo do segundo semestre de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário