sexta-feira, 13 de abril de 2018

Câmara Municipal de São Paulo

Texto: Professor Henrique Fotos: Professor Henrique  Foto topo do prédio: Bombeiro Antônio

No último dia 05/04/18 os (as) estudantes do 7° ano A da EMEF Estação Jaraguá Bruna Miranda, Carlos Breno, Emilyn Felix, Melissa Marques e Sthefani dos Santos  acompanhados pelo professor Henrique e pela coordenadora Fabiana tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal de São Paulo –Palácio Anchieta, sede do legislativo municipal, localizada no Viaduto Jacareí.

V de vitória  ! Chegamos de trem e metrô - Transporte público na veia ! 

           É nesse prédio onde os vereadores e vereadoras representantes eleitos pela população da cidade de São Paulo debatem e votam as leis que interferem no cotidiano da cidade, tais como o Plano Diretor Estratégico (PDE) que define as diretrizes para o planejamento urbano da cidade por cerca de 10 anos e o Orçamento Municipal, lei que reparte os recursos dos impostos para as diversas áreas de atuação da Prefeitura de São Paulo, como por exemplo a educação, saúde e cultura.

              A visita efetivada pelo Paulo Ildefonso (Chefe de Eventos)  e por estagiários  contou com uma aula sobre a história da Câmara e a repartição dos poderes na democracia brasileira (Executivo, Legislativo e Judiciário). Nesse momento os estudantes puderam fazer perguntas e participar de uma dinâmica sobre a responsabilidade de cada poder da república. Posteriormente, cada um deles e delas viraram vereadores propondo algum tipo de Projeto de Lei, rolando uma dinâmica interessante de votação e questionamento dos projetos apresentados. Além de saúde, educação e lazer, o nosso Espaço Semear entrou na discussão também !

          Em seguida, tivemos a oportunidade de adentrar na galeria do Plenário da Câmara para acompanhar um pouco uma Sessão Plenária. Nesse momento a nossa participação foi anunciada pelo presidente da Casa. EMEF Estação Jaraguá presente !
Plénario da Câmara - EMEF Estação Jaraguá presente !!
No topo da Câmara ! 
Por fim, conseguimos a autorização para subir até o heliponto da Câmara, podendo contemplar uma bela vista do centro da cidade de São Paulo e conhecer a história do incêndio no edifício Joelma, tragédia responsável por modificar os padrões de segurança das edificações. Tudo isso com nosso Pico do Jaraguá lá ao fundo !





          Importante recordar também que antes de chegar a Câmara conhecemos a Praça Vladimir Herzog, construída em homenagem ao jornalista da TV Cultura brutalmente assassinado no ano de 1975 durante a Ditadura Militar. Os estudantes puderam conhecer um pouco a história desse crime contra uma pessoa que praticava o seu direito de liberdade de expressão, algo tão importante para a democracia.
Vlado Vitorioso,Estátua em  homenagem ao jornalista

              


Ditadura nunca mais ! 













 A ida e a volta foram de transporte público (trem e metrô), no qual todos foram e voltaram com tranquilidade. Dia 17/04/2018 acontecerá outra visita com os demais sétimos anos juntos da professora Andressa. Aproveitem !

Professor Henrique Macedo – Geografia







Um comentário: