segunda-feira, 23 de abril de 2018

Trilogia do Lixo parte 1 - Ecoponto Voith


No último dia 13/04/2018  estudantes da EMEF Estação Jaraguá saíram em um roteiro pelo bairro Jardim São João em direção ao Ecoponto Voith, localizado na Avenida Atílio Brugnolli. O intuito dessa atividade foi o de conhecer melhor o funcionamento desse equipamento público de responsabilidade da prefeitura de São Paulo, que é  administrado em forma de concessão pela Empresa Inova. Acompanharam a visita os professores de geografia Henrique Macedo  e Lúcia Leal.
Esse pequeno roteiro foi idealizado pelos professores Henrique e Gilmara, até então professora de história da EMEF Estação Jaraguá, mas que seguiu um novo rumo como diretora de escola na cidade de Campinas. Bom trabalho Gilmara ! 
Antes de chegar ao Ecoponto aproveitamos para pontuar algumas questões relevantes. Saindo da escola paramos em frente a garagem da Empresa de Transporte Urbano Norte Buss na praça Edivaldo Alves Martins. Aqui comentamos um pouco sobre as Associações de Amigos do Bairro, uma das diversas formas de organização da  classe trabalhadora com vistas a obter alguma melhoria para o bairro em que estão localizadas, tais como benfeitorias em praças, asfaltamento, calçamento, construção de escolas, novas linhas de ônibus, etc.
Placa em homenagem a Edivaldo Alves Martins.

Seguindo nosso caminho paramos na praça Antônio Paganalli onde um curioso monumento  está localizado. Percebe-se que ele é formado pelas madeiras que compõem a bitola da linha do trem. Assim sendo, aproveitamos para comentar sobre a atual linha sete rubi, antiga Estrada de Ferro Santos- Jundiaí, apontando sua importância histórica na economia do café, transportando esse importante produto do interior de São Paulo em direção ao porto de Santos e sobre seu atual uso para o trannsporte de passageiros. Foram levantadas pelos estudantes questões referentes ao transporte público em geral, seu preço e qualidade do serviço. 
Interessante Monumento na praça Antônio Paganalli com madeiras que provavelmente compunham o trilho do trem.
Por fim, chegamos no Ecoponto Voith com vistas a entender um pouco mais sobre a coleta seletiva de materiais recicláveis e a destinação correta dos resíduos sólidos. Fomos atendidos por um funcionário do local que nos explicou o funcionamento do equipamento. Lá as pessoas podem levar materiais recicláveis tais como papelão, papel, garrafas plásticas etc. E o mais importante, o Ecoponto recebe de forma gratuita entulhos de pequenas reformas (1 metro cúbico, cerca de 15 pacotes) e também restos de pequenas podas de árvores, madeiras, etc. O horário de funcionamento é bem estendido, indo de segunda a sábado das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Portanto, esse equipamento público visa auxiliar no descarte correto de resíduos sólidos com o objetivo de oferecer uma alternativa pública e gratuita ao descarte incorreto desses materiais, fato que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida de todos nós. Participaram da visita pedagógica os estudantes Danilo Medeiros e Pedro Henrique do 8°C, Rafael Galvão do 8°B, Mariana Araújo, Emanuelle Cunha e Ananda Cruz do 9°A, que aliás estão fazendo um TCA sobre o tema dos resíduos sólidos levantando diversos questionamentos durante a visita sobre tal temática. Abaixo segue algumas fotos do lugar: 
Placa bem explicativa sobre os tipos de residuos que são aceitos no Ecoponto. Comentamos com os estudantes que boa parte dos resíduos não recebidos no Ecoponto devem ser devolvidos de acordo com a lei as empresas responsáveis pela sua fabricação num processo conhecido como logística reversa.  

Caçambas brancas para entulhos e a caçamba verde para móveis velhos, madeiras, podas de árvores, etc.
Clique no link a seguir e veja o processo de descarregamento da caçamba de materiais recicláveis no caminhão.
https://www.youtube.com/watch?v=MBYCT-Emd9M&feature=youtu.be


Essas caçambas  ficam em pontos espalhados pela cidade, normalmente em praças com grande movimento. Já vimos também uma dessas na nossa escola ! 

Para finalizar, agradeço a professora Gilmara por ter agendado a visita ao Ecoponto e participado da confecção inicial do roteiro, a coordenadora Fabiana que ampliou o convite inicial que, de apenas para o 8°C, chegou as outras salas, aumentando a participação dos estudantes em 200%, e a professora Lúcia que acompanhou e deu suas contribuições pedagógicas durante todo o roteiro. #ProjetoColetaSeletiva #Geografia.      
"Professor me paga uma coxinha ! " Pedro Henrique o insistente ! 😂😂😂😂

Um comentário:

  1. É Henrique, desculpe-me, por estar somente agora visitando esta página. Muito bacana.

    ResponderExcluir