quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Dia de Visita - Movimento Lixão Não !

Texto: Henrique Macedo Fotos: Sandra Santella

Parem as máquinas !!!!!!!!!!

No final do mês de Setembro tivemos o prazer de receber na EMEF Estação Jaraguá o ex gestor do CEU Perus Marcio Antônio para conversar com os estudantes do oitavo ano C sobre o Movimento Lixão Não! 


Na década de 2000, a população de Perus se mobilizou para que o Lixão de Perus – atual Aterro Sanitário Bandeirantes fosse desativado completamente e para que um novo lixão na região do Parque Anhanguera não fosse construído. 

Diversas atividades foram realizadas, envolvendo a população do distrito na causa. Inclusive um evento na Praça Inácio Dias na saída da Estação de trem Perus que você pode conferir no video ao final do texto. 

Marcio lembrou de algumas passagens interessantes dessas mobilizações, tais como o dia que a população fechou todas as saídas de Perus na parte da manhã como forma de protesto, inclusive a estação de trem, utilizando-se de rojões para avisar que era hora da mobilização. Lembrando que na época não existiam redes sociais para facilitar a comunicação.


Outro protesto significativo que a população de Perus fez foi levar seu lixo na Secretária da Prefeitura no centro de São Paulo se vingando do sofrimento diário das dezenas de caminhões de lixo que passavam pelo distrito em direção ao Lixão de Perus. 

Marcio falou com os estudantes também da mobilização pela reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus com vistas a se criar um Centro de Memória e Lazer do Trabalhador e uma Universidade Livre e Colaborativa fruto histórico da Greve dos Queixadas, trabalhadores da fábrica que fizeram uma longa greve na década de 60. 


Os estudantes, interessados no tema, questionaram o que poderia ser feito no atual terreno do Lixão de Perus, que foi desativado em 2007 após as intensas mobilizações, inclusive com a população se acorrentando nos portões do Lixão, impedindo a entrada dos caminhões.

Especulamos que daqui cerca de 30 anos, quando o terreno se estabilizar e o lixo parar de produzir gases poderemos ter ali um parque ou uma universidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da região. 

Em suma, tivemos um encontro muito produtivo com o Marcio Antônio, descrevendo um pouco dessa importante mobilização popular que ocorreu no distrito vizinho ao Jaraguá. 

Participaram da nossa conversa o diretor Robson e os asssistentes de direção Renato e Sandra. 

Agradeços a todos por mais esse Dia de Visita

Abraços e até breve !

Em 2006 a população de Perus utilizou rojões como forma de comunicação para a mobilização!
Tive o prazer de entrevistar o Marcio no meu TCC em 2014. Clique aqui para ler essa entrevista
Video com atividade cultural na praça pelo fechamento do Lixão de Perus  ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário