segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Dia de Visita

Ocorreu na última sexta feira dia 03/08/2018 o Dia de Visita (vide nota 1). Nesse dia recebemos na EMEF Estação Jaraguá o bibliotecário Renan da Mata  e o orientador educacional José Roberto ambos da ETEC Jaraguá e o professor Marcos Moraes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus São Paulo (IFSP) para uma conversa com os estudantes do 9° ano A e 9° Ano B.




Marcos Moraes, José Roberto, Renan da Mata e a coordenadora Fabiana iniciando a conversa

Abrindo os trabalhos o professor Marcos apresentou questões relacionadas com o ensino médio e o futuro. Ele pontuou que o mundo moderno é permeado de incertezas, sendo a do futuro profissional uma das mais prementes as novas gerações. Porém, o professor pontuou que atualmente temos uma gama de possibilidades profissionais que ampliam as direções que podemos seguir, não sendo mais a tradição familiar à única resposta. Ou seja, podemos almejar profissões bem diferentes das que nossos familiares mais próximos seguiram, pois o mundo moderno, tendo a Internet como centro de seu desenvolvimento, muda rapidamente, sendo necessário que acompanhemos essas mudanças.
"Ensino Médio: Formação e Profissão". Durante a palestra o professor Marcos exibiu o clip da música Do The Evolution da banda Pearl Jam que questiona o que a humanidade faz com a evolução técnica que ela produz.



Em suas reflexões o professor Marcos lançou aos estudantes a necessidade de pensar a seguinte questão : Qual profissional queremos ser ?
Apenas obedecer a ordens, como fazia os nazistas, exemplificados pelo professor na figura de Adolf Eichmann (ver nota 2), não é um caminho salutar a se seguir, pois refletir sobre o papel do seu trabalho na sociedade, meio ambiente e na sua própria satisfação pessoal são condições que devemos pensar no direcionamento da profissão que queremos seguir e do profissional que pretendemos ser. 
Por fim, o professor pontuou as características dos cursos técnicos que o IF SP oferece no Campus São Paulo e no Campus Armênia.




Segue link com os cursos técnicos do Instituto Federal -Campus São Paulo e Campus Pirituba:

Cursos Técnicos - Campus São Paulo


Cursos Técnicos - Campus Pirituba


Em seguida, Renan da Mata e José Roberto dialogaram sobre a ETEC Jaraguá. José Roberto comentou sobre as características dos cursos oferecidos na ETEC Jaraguá indicando também as potencialidades dos projetos que são desenvolvidos nesse importante equipamento público da nossa região. Comentou também sobre a condição de escola pública da ETEC Jaraguá, ou seja, gratuita e para todos, independentemente de onde tenham estudado.
José Roberto (a direita de preto) comentou com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá os caminhos que os projetos da ETEC Jaraguá abrem aos jovens que estudam lá. Por exemplo, uma estudante desse equipamento público encontra-se estudando nos Estados Unidos na Universidade de Yale, outro estudante já teve a oportunidade de participar do Parlamento Jovem em Brasília. E de primeira mão, ficamos sabendo que em breve a ETEC Jaraguá poderá abrir um evento para apresentação de trabalhos realizados nas escolas do distrito. Isso é uma ótima ideia na construção do TICP Jaraguá Perus. 

Dando continuidade ao Dia de Visita o camarada bibliotecário da ETEC Jaraguá Renan da Mata pontuou questões importantes para o momento em que estamos vivendo. Primeiramente resgatando a bela passagem da abelha contida no Capital de Karl Marx ( ver nota 3), Renan pontua a infinita possibilidade que o ser humano tem através do seu trabalho emancipado de criar um mundo melhor para todos. O trabalho é central na vida humana e assim sendo ele deve ser resgatado da sua condição alienante que é imposta em nossa sociedade. Renan pontua com os estudantes que buscar a formação técnica profissional é necessária. Porém, devemos ir além pensando em como esse trabalho pode melhorar a condição humana em nosso mundo. 
Renan da Mata (a esquerda) reflete com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá sobre o potencial construtivo do trabalho humano. 

Por fim, Renan comentou sobre a atual Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que visa ampliar questões absurdas como o ensino médio à distância, detonando com toda a sociabilidade que é inerente a escola e está contida no seu currículo oculto. Em suma, os golpistas querem retirar isso dos jovens com vistas a criar uma sociedade extremamente individualista e perversa. 
Renan questiona o tipo de formação que querem para a nossa juventude com as Reformas do Ensino Médio e a BNCC do governo golpista de Michel Temer.

As condições de entrada na ETEC Jaraguá, por meio de vestibulinho com um pequeno bônus na nota de estudante da escola pública e no Instituto Federal, atualmente por análise do histórico escolar através das notas de matemática e português do nono ano do ensino fundamental, com vagas reservadas em forma de cotas para estudantes da escola pública, foram comentadas pelos visitantes Renan, José Roberto e Marcio Moraes atendendo as dúvidas sobre as formas de ingresso levantadas pelos estudantes. José Roberto deixou com a coordenação algumas provas da Etec para utilização com os estudantes.
Neste link encontramos informações sobre o Vestibulinho do 2° semestre de 2018 das Etecs que ocorreu recentemente : 


Em breve estará  no ar o site do Vestibulinho ETEC do 1° semestre de 2019. 


Por fim, voltando a questão da sociabilidade que a escola promove, foi comentado também com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá sobre os grêmios estudantis que existem nessas instituições, as formações e discussões politicas e a diversidade de origem social e geográfica que as / os jovens da EMEF Estação Jaraguá poderão encontrar ao ingressarem no Instituto Federal ou na ETEC Jaraguá. Em suma, foram uma hora e meia salutares para que os em breve formandos e formandas da EMEF Estação Jaraguá reflitam e tracem seus próximos passos educacionais.
Estudantes dos 9° anos da EMEF Estação Jaraguá companhando o Dia de Visita. Se houver interesse é possível o agendamento de uma visita a ETEC Jaraguá segundo foi dito por Renan e José Roberto.



Algumas notas. 
1) Dia de Visita: 

A ideia do Dia de Visita surgiu da necessidade de se atender ao disposto no Plano Diretor da cidade de São Paulo sobre o chamado Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá / Perus (TICP-JP).    No artigo 315 alínea I está estabelecido como objetivo do TICP :
 I – estimular iniciativas locais no âmbito da cultura, educação e meio ambiente, através de processos solidários e colaborativos;(Grifo nosso)
 E no artigo 316 alínea I está previsto como ação prioritária para se alcançar os objetivos do TICP :
 I – incentivar e fomentar espaços e atividades relevantes localizados nos TICP, inclusive economia criativa, negócios sustentáveis e iniciativas econômicas de caráter solidário e cooperativo, envolvendo as áreas de cultura, educação, meio ambiente, turismo, desenvolvimento e inclusão social; (Grifo nosso).
     Assim sendo, em março de 2018 fiz o convite na ETEC Jaraguá ao camarada Renan, bibliotecário desse equipamento público, que prontamente aceitou o desafio. Foi repassado a coordenadora Fabiana a proposta do Dia de Visita, sendo ampliando pela professora Hannah o convite ao professor Marcio Moraes do Instituto Federal. Por fim, Renan convidou o orientador educacional da ETEC Jaraguá José Roberto, se concretizando assim no dia 11/08/2018 o Dia de Visita com os três convidados e as/os estudantes do 9° ano A e 9° ano B.


2) Adolf Eichmann e a obediência cega as ordens no trabalho: 

      Apontado como um monstruoso carrasco nazista, responsável pelo planejamento e operacionalização da chamada "solução final",  a figura de Adolf Eichmann se apresenta em seu julgamento, diante da análise de Hannah Arendt ,como um funcionário pronto a obedecer a qualquer voz imperativa, incapaz de refletir sobre seus atos ou de fugir aos clichês burocráticos. Isso resultou no extermínio dos judeus conhecido como Holocausto.


          3 ) O capital  :  
Marx valoriza o trabalho humano como transformador da realidade: 
           "Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é  que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade."


MARX. Karl. Capítulo VII : O processo de trabalho ou o processo de produção de valores de uso.  In: O Capital. 

Site:www.marxista.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/vol1cap07.htm

 Segue um video feito ao final da atividade : 




         Abraços a todas e todos e até a próxima postagem do blog Oficina Geográfica ! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário