quarta-feira, 3 de abril de 2019

Território Jaraguá Nova Geração - Parque Senhor do Vale

Texto : Professor Henrique Macedo e estudantes dos sextos anos Fotos: Cida, Henrique e Moradora do entorno do parque. 
Nos dias 20/03/2019 e 22/03/2019 fomos com os 6 °anos A e B ao Parque Senhor do Vale no Jaraguá. Essas duas classes são a nova geração do Projeto Território Jaraguá – 2019. 

Antes de chegar ao Parque passamos em quatro pontos de interesse da região: Cartório eleitoral da 403º região, Escola Estadual Oscar Blois, CIC -Centro Integrado de Cidadania e o Cartório de Registro Civil. 
Parque Senhor do Vale - Importante equipamento público da região

Cartório eleitoral da 403º região 

No Cartório Eleitoral aprendemos com a professora Cida a história do voto. Por exemplo, as mulheres só obtiveram no Brasil o direito ao voto na década de 30. Atualmente, graças a Constituição Federal de 1988 todos os brasileiros e brasileiras podem votar, inclusive os analfabetos. 

As idades de votação são as seguintes: 

* 16- 18 anos: opcional; 

* 18 – 70 anos: obrigatório; 

* Acima dos 70 anos: Opcional. 

Como atividade em breve os estudantes dos 6° anos A e B votarão no Jogo do País, dinâmica de construção de um país que será realizada com os sétimos anos nas aulas de geografia do professor Henrique. 
O sufrágio universal é uma das grandes conquistas da democracia


Em breve será a vez deles votarem também ! 


Escola Estadual  Oscar Blois 

Comentamos com os estudantes que essa escola homenageia o artista do Jaraguá Oscar Blois falecido em 1992. Ele ficou famoso por suas miniaturas em garrafas PET e por ter vendido uma pulga por US$ 60,00. Desconfiada, a polícia visitou a casa do nosso artista. Era a terrível época da ditadura militar, momento de repressão, perseguição e censura. Em breve, na aula de geografia iremos assistir o documentário "O íncrivel Senhor Blois" sobre essa figura ímpar que viveu em nosso distrito.

Em frente a Escola Estadual Oscar Blois falando sobre o artista


CIC – Centro Integrado de Cidadania 

Continuando a caminha rumo ao Parque Senhor do Vale paramos um breve momento no CIC Oeste que oferece para a população acesso a serviços públicos e ações para o desenvolvimento local. São oferecidas palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos. 

Também são emitidos documentos pessoais, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além da promoção de cursos e eventos voltados para a promoção da cidadania, em parceria com diversos órgãos. 
CIC Oeste atende a região do Jaraguá.

Cartório De Registro Civil 

Por fim, paramos no antigo Cartório de Registro Civil local onde temos acesso a diversos serviços como por exemplo, a certidão de nascimento fundamental para acesso a serviços básicos oferecidos pelo governo, tais como vacinação e educação. Nesse ponto, a professora Cida comentou também sobre a importância desse local para a pesquisa histórica de documentos.


Parque Senhor do Vale 
Finalmente, chegamos no Parque Senhor do Vale. Esse nome foi escolhido pela população do entorno que se juntou em meados de 2004 para lutar pela preservação da praça próxima da sua casa. Em março de 2008 foi oficialmente criado o parque Senhor do Vale. 

No parque a professora Cida comentou sobre a história material (por exemplo as diferentes casas e prédios que compôem a paisagem)  e imaterial ( por exemplo, os nomes e seus significados que perpassam a memória oral dos grupos). Comentou também sobre o significado indígena do nome Jaraguá: Senhor do Vale, referência que influenciou a população na escola do nome do parque.

O professor Henrique comentou sobre o conceito de Paisagem e seus diferentes tempos históricos fazendo uma análise com os estudantes da paisagem vista do Parque Senhor Do Vale. Depois disso, fizemos uma atividade tradicional da cultura Guarani na quadra do parque e um delicioso piquenique.

Diferentes tempos históricos na analise da paisagem


Xondaria (Guerreira na cultura Guarani) mostrando sua habilidade numa atividade tradicional da cultura Guarani adaptada para fins pedagógicos


Hora do lanche no Parque Senhor do Vale
Exercitando-se 


Finalizando

Agradeço ao ATE João e a professora Cida que nos acompanharam nessa saída pedagógica. 
Participaram no total: 
6 ° ano A - 22/03/2019 - 26 estudantes
6°  ano B - 20/03/2019 - 23 estudantes

Segue abaixo mais algumas fotos do dia. Obrigado a todos e até a próxima parada no Parque Alcides Motta.
Caminhada entre becos e vielas

Na calçada do antigo Cartório de Registro Civil

Nesse dia tivemos a participação do aluno Hiago, diagnosticado com autismo, acompanhando por sua mãe. Importante momento de inclusão ! 

Hora da saída ! 




Pique Nique no Parque Senhor do Vale



Analisando a Paisagem

Ela voltou. Um clássico a Selfie do Banco ! 
Ótima foto !! 



3 comentários:

  1. nao conhecia o parque senhor do vale,bem interesante

    ResponderExcluir
  2. Nossa, queria muito ter sido sua aluna Henrique! Só depois de bem velhinha vim aprender o que é território!

    ResponderExcluir