quinta-feira, 25 de abril de 2019

Trilogia dos Poderes - Produzindo uma lei

Texto: Henrique Macedo e estudantes dos sétimos anos Fotos: Henrique Macedo

Estamos trabalhando com os sétimos anos nas aulas de geografia na EMEF Estação Jaraguá os três Poderes da República – Executivo, Legislativo e Judiciário - essa é a incrível Trilogia dos Poderes. Para facilitar o entendimento de assunto tão complexo estamos utilizando dinâmicas que facilitam a compreensão. Nesta postagem descreveremos como foi a Dinâmica do Legislativo – Produzindo uma Lei ! Boa leitura ! 

Dinâmica do Legislativo – Produzindo uma Lei 

Durante o primeiro bimestre de 2019 os estudantes dos sétimos anos produziram diversas leis nas aulas de geografia. Primeiramente, em grupos eles escolheram um tema dentre várias opções, como por exemplo saúde, educação, emprego, natureza, cultura entre outros. Em seguida, baseado no tema escolhido o grupos fizeram cartazes com papelão indicando qual assunto iam tratar. 

Aproveitamos as caixas de papelão dos uniformes dos estudantes para a confecção dos cartazes

Continuando a atividade, os estudantes começaram a redigir uma lei sobre o tema específico do seu grupo e uma lei sobre pessoas com necessidades especiais (NE). Eles seguiram o esquema abaixo: 

* 1 parte: resumo da lei; 

* 2 parte: normas da lei; 

* 3 parte: justificativa da lei. 

Em seguida, os grupos começaram as apresentações para a sala de aula das suas leis. 

No sétimo ano A tivemos leis sobre melhorias no atendimento médico, limpeza dos rios, reflorestamento, entre outras. 

No sétimo ano B tivemos leis sobre proteção da natureza, melhorias na educação, criação de empregos e na área da cultura a polêmica lei sobre a proibição do funk. 

No sétimo ano C tivemos leis sobre melhorias na saúde, criação de empregos e desenvolvimento da educação, entre outras. 

Durante as apresentações, os grupos foram questionados pelo professor e pelos demais estudantes sobre a viabilidade de suas leis, produzindo-se assim debates interessantes. Por fim, foi atribuída uma nota para cada grupo pela apresentação. 

Finalizando, essa atividade é inspirada no Prêmio Parlamento Jovem da Câmara Municipal dos Vereadores da cidade de São Paulo que é realizado todo ano premiando os jovens estudantes da capital paulista que se tornam vereadores por um dia. Em breve, pretendemos visitar a Câmara e quem sabe participar dessa premiação com algum estudante do sétimo ano. 

Segue abaixo algumas fotos da atividade :  

Confeccionando os cartazes e escrevendo a lei
A sala ambiente facilita a dinâmica
Hora da apresentação
Saúde foi um tema bem presente
Boas propostas para a educação

Rumo ao Parlamento Jovem ! 

Abraços a todos e até a próxima!  

#GeografiaTaokey   #PolíticaNasaladeAulaSim!  

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