segunda-feira, 20 de abril de 2020

Encontro On Line– Equipe ÁTICO e EMEF Estação Jaraguá

Texto: Professor Henrique Macedo Apresentação PDF :  Equipe ÁTICO  Fotos PDF: Acervo professor Henrique Oliveira
  
Realizamos no dia de hoje (20/04/2020) nosso encontro com a Equipe ÁTICO - Assessoria Técnica de Interesse a Comunidades Organizadas -  para apresentação do projeto inicial de acessibilidade para o Espaço Semear. Ele foi feito de forma On Line por conta da Pandemia do Coronavírus. Na medida do possível fiquem em casa, lavem as mãos e estudem bastante!

Foto da primeira oficina da parceria entre a EMEF Estação Jaraguá e o Instituto Federal

Introdução

Nosso encontro on line começou com a apresentação dos professores e professoras da EMEF Estação Jaraguá e a Equipe ÁTICO. 
Em seguida, a Equipe ÁTICO fez uma apresentação com slides demonstrando o histórico de oficinas que foram realizadas no ano letivo de 2019 com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá. 

Maiores detalhes sobre essas oficinas você pode ler clicando AQUI e AQUI

Dando continuidade a apresentação dos slides, explicaram as ideias que a Equipe ÁTICO teve, partindo das demandas dos estudantes, pensando inicialmente a necessidade da melhoria da acessibilidade ao Espaço Semear com a construção de uma rampa de acesso partindo do pátio externo da escola, apresentaram também a ideia de um Atelier, uma segunda rampa de acesso e uma escada em direção a horta, além de esboços de espaços de convivência e espaço de escalada próximo ao escorregador já existente no local. Veja o PDF a seguir para maiores informações.

Clique AQUI para visualizar a apresentação da Equipe Ático


 Segunda parte - Perguntas 

Na segunda parte, questionamos sobre a questão da construção de um banheiro com acessibilidade no Espaço Semear, sendo colocado pela Equipe ÁTICO com uma possibilidade de construção de uma segunda parte do projeto. 

Terceira parte – Recursos financeiros 

Continuando o diálogo pensamos nas possibilidades de recursos financeiros para a execução da obra de construção da rampa. Ficando em aberto diversas possibilidades, tais como Editais para Inovação Escolar, PPP – Parceria Público Privada, Recursos da Secretaria Municipal de Educação, Recursos da Escola, Construção em forma de Mutirão com a comunidade, etc. Ficou encaminhando a vontade de ir atrás desses recursos no retorno das aulas presenciais. 

Histórico do Espaço Semear 

Antes de finalizar a reunião, o professor Henrique Oliveira apresentou algumas fotos da construção e utilização pedagógica do Espaço Semear desde a fundação da escola no ano de 2011. Clique AQUI para ter acesso a esse lindo material. 

Compreendemos que o Espaço Semear possui um histórico rico de atividades e a parceria com o Instituto Federal, fruto da visibilidade que o Projeto Território Jaraguá ganhou ao vencer o Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake, é mais um complemento para que toda a comunidade escolar possa usufruir desse local fantástico com mais segurança. 

Finalizando 

O sentimento geral na reunião foi de que a Equipe ÁTICO construiu um projeto com muita qualidade para o Espaço Semear, partindo das questões apresentadas pelos estudantes no decorrer do processo.




Participaram da reunião realizada on line as seguintes pessoas: 

Equipe Ático 

Alexandre – Professor IF SP 
Mariana - estudante Equipe ÁTICO
Guilherme - estudante Equipe ÁTICO 
Giovana - estudante Equipe ÁTICO
Gustavo - estudante Equipe ÁTICO
Vanessa - estudante Equipe ÁTICO
Puerta - estudante Equipe ÁTICO

Professores EMEF Estação Jaraguá 

Ana Paula Rodrigues – Professora Ensino Fundamental I 
Benício Brito – Professor Matemática 
José Donizete – Professor Ensino Fundamental I 
Henrique Oliveira – Professor de Geografia 
Henrique Macedo- Professor de Geografia 
Tamires Fernandes – Professora da Sala de Recursos Multifuncionais 
Tatiani Ribeiro - Professora da Sala de Informática 
Valéria de Carvalho Monroy – Professora de Português 

Agradeço a todas as pessoas que estiveram presentes no nosso encontro online. E retornando as aulas iremos atrás dos recursos necessários para que o projeto se torne realidade. Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Boa noite Henrique.
    Participei como ouvinte pois estou com problemas em meu computador. Não sei ativar o microfone para conversar com o grupo on line.
    Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite professor Benício. Obrigado pela presença e pelo comentário! Em breve, espero que estaremos de vota a escola para colocar esse projeto em prática! Abraços!

      Excluir