segunda-feira, 27 de julho de 2020

Quarta Prosa Geográfica

Texto: Henrique, Tatini e Tuwilê. Imagem: Henrique

Na Quarta Prosa Geográfica dialogamos com os estudantes sobre como a pandemia da Covid 19 afeta as periferias (sexto ano) e o mundo (sétimo ano).

Cartaz da Quarta Prosa Geográfica. Divulgamos no Google Sala de Aula e nos grupo de Whatsapp para os estudantes
Sexto ano - Periferia x Coronavírus - 15/07/2020

Desenvolvemos a aula de hoje comentando um pouco sobre a periferia e suas características, partindo do mapa da cidade de São Paulo localizado na página 131 da apostila Trilhas de Aprendizagem.

A periferia é complexa, possui diversas potencialidades, por exemplo um parque famoso como o Pico do Jaraguá, mas também possui problemas complexos, carências, como moradias precárias, pobreza, etc. 

Para pensar as potencialidades indicamos para os estudantes a aula ao vivo realizada no dia 10/07 sobre o projeto Território Jaraguá. 

Em seguida, começamos nossa aula virtual comentando como a Pandemia da Covid-19 (Corona Virus Disease - Doença do Coronavírus – descoberta em 2019) afetou de forma diferente a população brasileira, ampliando infelizmente as dificuldades nas periferias.

Para entender essa desigualdade, utilizamos um vídeo da Câmara Federal chamado “ Coronavírus: realidade da periferia – Distrito Federal” que mostra as dificuldades de se manter o isolamento na periferia da capital brasileira.

Os estudantes comentaram sobre questões relacionadas com a utilização de máscaras, notícias falsas e doações na periferia.

Apesar das dificuldades imensas, a população periférica não fica parada. Seus líderes comunitários e movimentos sociais se unem numa rede de solidariedade no combate a disseminação da doença. Para exemplificar isso, utilizamos a reportagem da TVT intitulada “ Favelas combatem Covid no Rio”, que apresenta o trabalho de organizações comunitárias na criação de um painel informativo sobre a situação de contaminação do coronavírus nas favelas do Rio de Janeiro.

Em seguida, comentamos com os estudantes a importância da participação popular, e dos líderes comunitários no desenvolvimento de ações nas comunidades. A título de exemplo, foi citada a importância do Grêmio Estudantil na escola enquanto liderança comunitária dos estudantes.

Posteriormente, foi apresentado o importante trabalho realizado pelo coletivo Apoio Mútuo Jaraguá Taipas contra Covid 19, que ajuda famílias e pessoas com dificuldades nesse período de isolamento social, através da doação de cestas básicas, alimentos orgânicos, roupas, cobertores, etc. 

Finalizando nossa Quarta Prosa Geográfica, convidamos os estudantes a responderem o questionário Fato ou Fake sobre a Covid 19, com um total de 20 questões. Eles demonstraram que estão bem informados, acertando 17 questões.

Participaram dessa aula os professores Henrique, Tatiani e Tuwilê.

Sétimo Ano - A Covid19 pelo mundo - 22/07/2020

No sétimo ano dialogamos sobre a expansão da pandemia nos últimos 6 meses pelo mundo utilizando dois vídeos. 

No vídeo da BBC Brasil intitulado “Coronavírus, 6 meses: como a crise engoliu o mundo” vimos o menosprezo inicial de diversos políticos perante a doença e a sua evolução de contaminação pelo mundo. 

No vídeo do Catraca Livre “Coronavírus no Brasil: pacto global da OMS e tudo sobre o andamento da vacina de Oxford” vimos o trabalho que vem sendo realizado em busca da vacina e o papel do Brasil nesse trabalho conjunto pelo mundo. 

Dialogando com os estudantes questionamos os impactos dessa pandemia nas nossas vidas e o futuro em relação a produção da vacina. 

Por fim, realizamos o questionário “Fato ou Fake” sobre a Covid 19. Assim como o sexto ano, o sétimo também acertou 17 de 20 questões. 

Participaram dessa aula os professores Henrique e Tuwilê.

A Quinta Prosa Geográfica será sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a produção de uma vacina.

Referências sextos anos:

Coronavírus: realidade da periferia - DF


Favelas combatem Covid 19 no Rio


Apoio Mutuo Jaraguá Taipas Contra o Covid 19


Questionário Fato ou Fake Corona Vírus


Live Território Jaraguá


Referências sétimos anos: 

“Coronavírus, 6 meses: como a crise engoliu o mundo”



“Coronavírus no Brasil: pacto global da OMS e tudo sobre o andamento da vacina de Oxford”



Nenhum comentário:

Postar um comentário