quarta-feira, 1 de julho de 2020

Segunda Prosa Geográfica

Texto e Imagem - Henrique Macedo 

Na segunda prosa geográfica, debatemos o racismo. 

Cartaz da Segunda Prosa Geográfica - Geógrafo Milton Santos, jovem protestando e grafite da Dandara de Palmares 


Início – Sextos anos 

O professor Tuwile iniciou a conversa dialogando a respeito da diferença entre raça e racismo. 

Ele nos mostrou que a ideia de raça é uma construção social, não existindo na biologia. E a partir dessa ideia o vírus do racismo foi sendo disseminado pelo mundo, criando hierarquias e inferiorizações sociais que nos afetam até hoje. 

Em seguida o professor Henrique comentou um pouco sobre referencias negras, apresentando o geógrafo Milton Santos, a médica Thelma vencedora do BBB, o grupo Racionais Mc’s e o guitarrista Jimi Hendrix. Em seguida, fizemos um exercício com os estudantes soliticando que eles indicassem referências de pessoas negras em sua vida. Foram citadas a cantora Iza, a médica Thelma, o grupo Pixote, entre outros. 


Início – Sétimos anos 


O professor Tuwilê apresentou alguns slides com diversas imagens de cidades africanas como Johanesburgo e Cidade do Cabo na África do Sul e New Orleans nos Estados Unidos atingida pelo furação Katrina. Em seguida questionou os estudantes sobre qual o lugar que cada imagem representava. Alguns deles ficaram surpresos ao saber a localização das imagens. O objetivo aqui era desmistificar a visão negativa que se tem do continente Africano, que é carregada de racismo. 

O professor Henrique apresentou o país Terra Negra, feito por uma estudante do sétimo ano no Jogo do País e em seguida passou um pequeno vídeo do canal Nerdologia contando a história de Martin Luther King e Malcom X dois importantes ícones na luta contra o racismo. 


Finalizando 


O tema racismo não se esgota nessa aula. Para os sextos anos na terceira prosa Geográfica iremos falar sobre a questão indígena e o preconceito que eles sofrem e para os sétimos anos sobre o racismo inverso, será que isso existe ? 

Abraços e até a próxima. 

#OficinaGeográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário