Texto: Henrique Macedo Fotos: Tatiani Ribeiro
No sábado dia 21/08/2021, durante a reposição da Greve pela Vida, recebemos a agente cultural do Território Noroeste Luisa Rafacho, para dialogar com os estudantes dos oitavos anos sobre Cultura, Território e políticas para juventude na região noroeste de SP.
Recebemos a agente cultural do território noroeste para uma roda de conversa com estudantes do oitavo ano sobre cultura, juventude e o território noroeste. Não se esqueça que A Cidade é Nossa! |
Cultura
Nossa convidada começou apresentando um pouco o conceito de cultura para os jovens, provocando-os a refletir sobre o que é cultura e como todas e todos fazemos cultura no nosso cotidiano.
Território
Em seguida, trouxemos a discussão sobre o território noroeste, e as particularidades do território Jaraguá, como por exemplo a questão indígena Guarani presente no território e a importância do Parque Estadual do Jaraguá, cinturão verde da mata atlântica e local de moradia no seu entorno do povo originário Guarani nas suas seis aldeias. Luisa também trouxe referência de certas localidades do bairro que podem ter potência para ser áreas ambientais protegidas e transformadas em pontos de lazer e turismo.
Salve Kebrada! Luisa esteve presente com a camisa do coletivo Salve Kebrada que atua no Jaraguá com o projeto Favelas e Aldeias, aproximando a comunidade da cultura Guarani presente no nosso território. |
Macunaíma – “Ai Que preguiça!”
Nesse momento, demos uma paradinha para se espreguiçar, e lembrar o nosso herói sem nenhum caráter Macunaíma, do genial escritor brasileiro Mario de Andrade! É hora de gritar bem alto! “Ai que preguiça!”
Políticas Culturais para Juventude
Seguindo nossa roda de de conversa, a Luisa explicou para os jovens como funciona o edital da prefeitura para o programa Jovem Monitor Cultural, onde pessoas de 18 a 29 anos podem concorrer a uma vaga para atuarem em espaços públicos da prefeitura de São Paulo como bibliotecas, casas de cultura, teatros, centros culturais e até mesmo os departamentos da própria Secretaria da Cultura.
Livros
No começo da nossa roda de conversa, tínhamos entregado para os participantes um pequeno papel com nossa marca “A Cidade é Nossa” e uma numeração para sortearmos dois livros. Os estudantes contemplados foram a Larissa e o Arthur.
Arthur e Larissa foram sorteados. Cada um levou pra casa um livro. |
Hora do sorteio dos livros. Eles fazem parte do acervo do prêmio territórios que o projeto Território Jaraguá venceu em 2019. Uma parte ficou para o Grêmio e alguns livros separamos para premiações e sorteios, como o Jogo do País. Você pode saber mais lendo esse link: Entrega dos Livros. |
Por fim, a Luisa apresentou alguns livros que foram publicados por coletivos da nossa região, frutos de fomentos culturais:
- Chinelo e Meia – Sarau Segunda Negra;
- Luta, Luto, Luta – Sarau Segunda Negra;
- Favelas e Aldeias - Coletivo Salve Kebrada;
- Cabocly - Diego Rbor.
Durante a atividade os estudantes fizeram comentários a respeito dos temas desenvolvidos e foram provocados a pensar as referências culturais contidas em suas roupas, em sua maioria estrangeiras.
Finalizando
Finalizamos nossa roda de conversa com algumas poesias, sempre reafirmando que a Cidade é Nossa!
Obrigado Luisa pela participação! Até a próxima! #JaraguáéGuarani! #Geografia2021!
Cartaz de divulgação. Por uma questão de espaço e tempo a atividade foi desenvolvida apenas com os oitavos anos. #ACidadeéNossa! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário