segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Território Jaraguá Vol.4 - Parque Senhor do Vale

 Texto: Henrique Macedo Fotos: Professor Élcio, Professor Henrique,  Professor Tuwilê e ATE Vinícius.

Parem as máquinas. Como atividade de reposição da Greve pela Vida, no dia 02/10/2021, realizamos nossa primeira saída pedagógica no ano letivo de 2021. Foi um dia muito especial, afinal por conta da pandemia do Covid 19 não realizávamos uma saída pedagógica desde a última visita ao CEU Vila Atlântica na atividade CEU Aberto realizada em fevereiro de 2020 finalizando a segunda edição do projeto Território Jaraguá Nova Geração 

Galera dos sextos anos A e B reunida para a saída pedagógica em direção ao Parque Senhor do Vale -Homenageando o herói Macunaíma com seu lema " Ai, que preguiça"

Fomos a pé em direção ao Parque Senhor do Vale, passando por diversos pontos de interesse do Território Jaraguá! Participaram 22 estudantes dos sextos anos A e B que foram acompanhados pelos professores Henrique Macedo (Geografia), Élcio Carlos Dantas (Ciências) e pelo ATE Vínicius.

Veja como foi esse roteiro a seguir: 

Calçada da estação de trem

Aqui aproveitamos para perceber a paisagem de diferentes formas, através do tato andando no piso tátil com os olhos fechados e através da audição percebendo o barulho da sinaleira

Galera reunida perto da estação de trem do Jaraguá. Veja o piso tátil no chão


Estrada de Taipas  – O Espaço Geográfico em transformação
O Espaço Geográfico é realizado através da transformação da Natureza pelo trabalho do ser humano. Comentamos com os estudantes sobre a construção do viaduto e os prédios que estão sendo construídos no terreno ao fundo da foto. 


 Cartório da 403º Zona Eleitoral - Jaraguá
 Falamos sobre a importância do voto! Estudantes deixam nossa marca no Território Jaraguá! 

Estudantes deixando a marca. Ao fundo vemos o Cartório Eleitoral


EE Oscar Blois  - Artista popular da região
Aqui comentamos sobre a vida do artista popular Oscar Blois, que residiu no Jaraguá na década de 1960. Ele ficou famoso por fazer miniaturas em garrafas pet e por escrever nomes na costa de pulgas. 

Deixando a marca no muro da EE Oscar Blois

Depois de contar a história do incrível Senhor Blois, pedimos para os estudantes indicarem artistas que eles gostam!


 Parque Senhor do Vale! 

Área verde conquistada pela população do lugar. Seu nome é a tradução de Jaraguá - O Senhor do Vale em Tupi Guarani. Veja as fotos a seguir!

Sempre deixando a marca do Território Jaraguá Vol.4 pelos lugares visitados

Galera aproveitando os espaços do parque como a quadra

Atividade final em homenagem ao nosso herói Macunaíma!

Na chegada ao Parque Senhor do Vale é hora do lanche!

Veja a seguir um vídeo com o resumo dessa maravilhosa saída ao Parque Senhor do Vale ! 


Essa foi mais uma saída pelo Território Jaraguá - Volume 4 - Quarta edição do nosso projeto! 

Deixe seus comentários e compartilhe! #GeografizandonaRuaSempre!

A marca do projeto! 

Nossa última saída antes da pandemia da Covid 19 foi realizada em fevereiro de 2020 no CEU Vila Atlântica - atividade CEU Aberto, na qual as estudantes conheceram os diversos espaços do Centro Educacional Unificado e deram um mergulho na piscina! 

PS: Algumas explicações 
No começo da saída pedagógica separamos os estudantes em grupos de três ou quatro pessoas. Entregamos para cada grupo uma prancheta, um roteiro com atividades para cada parada e a marca Território Jaraguá Vol.4 para eles colarem nos locais visitados! 
Veja no link a seguir o roteiro que foi entregue para as estudantes 


#GeografizandonaRua #PauloFreire100anos #MiltonSantosPresente


Território Jaraguá Vol. 4 - Revive Semear - Parte 2

 Texto: Henrique Macedo Fotos: Professor Élcio, Professor Henrique e Professor Tuwilê

Nessa segunda postagem, vamos falar sobre mais algumas atividades que foram desenvolvidas ao longo do segundo semestre do ano letivo de 2021 no projeto Território Jaraguá Vol.4 - Revive Semear com estudantes dos sextos anos nas aulas de Geografia e Ciências. 

Projeto Húmus - Terra Boa 

Numa parceria entre três professores - Henrique Oliver (criador do Espaço Semear), Henrique Macedo (Geografia) e Élcio Dantas (Ciências) começamos a desenvolver com os estudantes dos sextos anos o Projeto Húmus - Terra Boa, para a criação de adubo orgânico no Espaço Semear. 

 

O projeto possui três fases, até o presente momento conseguimos fazer a primeira fase. No ano letivo de 2022, pretendemos seguir com as demais atividades.

Fase 1 - os estudantes começaram a cavar o buraco no qual os restos de alimentos serão depositados. 

Fase 2 -  Cobrir com terra os restos de alimentos para que ocorra a fermentação.

Fase 3 - Começar a coletar o adubo para utilizar na escola.




Observação dos diferentes solos 
Nas aulas de Ciências o professor Élcio Dantas desceu ao Espaço Semear para analisar as características do solo.

Oficina de Arborização

Em parceria com a Ático - Assessoria Técnica para Comunidades Organizadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal, realizamos uma oficina de arborização no Espaço Semear, para identificar as potencialidades da vegetação que essa ampla área verde da escola possui. Esse atividade finaliza o projeto para o Espaço Semear que contém a rampa de acesso, fundamental que saia do papel para que se amplie as atividades no lugar.



Para ver mais fotos clique no link a seguir - Oficina de Arborização 

Caso ainda não tenha lido, veja a parte 1 do projeto Revive Semear no link abaixo: 


Veja a seguir mais algumas fotos desse lindo projeto! 

O nosso Pluviômetro - Revive Semear! 

Professor Benício de matemática que se aposentou recentemente também participou da coleta de água

Oficina de Arborização

Oficina de Arborização

Oficina de Arborização

Painel Revive Semear criado para a Mostra Cultural


Rampa de acesso para o Espaço Semear desenhada pela Equipe Ático em parceria com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá
Setorização do Espaço Semear realizada pela Equipe Ático - Veja mais aqui

Desenho da estudante Camila do Grêmio Estudantil e do nono ano que participou da Oficina de Arborização com a Equipe Ático

Encerramos aqui a postagem sobre o projeto Revive Semear. No ano letivo de 2022, vamos mobilizar a escola em busca de recursos financeiros para a construção da Rampa de Acesso ao Espaço Semear!
#GeografizandonaRua #GeografiaAtiva




Território Jaraguá Vol.4 - Revive Semear - Parte 1

 Texto: Henrique Macedo  Fotos: Élcio e Henrique 

Revive Semear

Aproveitando o retorno das aulas presenciais começamos a desenvolver atividades no Espaço Semear no projeto Revive Semear, pois essa ampla área verde da EMEF Estação Jaraguá, ficou sem atividades por conta do isolamento social para conter a disseminação do vírus da Covid 19. 

Caso você não conheça esse lugar, assista no link a seguir a live do Coletivo Geografizando na Rua com o criador do Espaço Semear, o professor Henrique Oliver - O Meio ambiente e o Espaço Semear


Revive Semear em homenagem aos 100 anos do educador Paulo Freire!

Agora, veja a seguir um pequeno relato sobre as atividades que foram desenvolvidas no Espaço Semear ao longo do segundo semestre de 2021  no projeto Território Jaraguá Vol.4 - Revive Semear.

Pluviômetro - Medidor de Chuva

Como atividade de reutilização do Espaço Semear desenvolvemos com os sextos anos numa atividade interdisciplinar entre Geografia (Professor Henrique) e Ciências ( Professor Élcio) a construção de um Pluviômetro para coleta da água de chuva.

Instalação do pluviômetro com estudantes dos sextos e quintos anos numa atividade de reposição da Greve Pela Vida no segundo semestre de 2021

Na sala de aula, trabalhamos com os estudantes as características das estações do ano para os não indígenas ( Primavera, Verão, Outono e Inverno) e para o povo originário Guarani ( Ara Pyau  - Tempo Novo - Primavera/ Verão e Ara yma - Tempo Velho - Outono/ Inverno). Também pontuamos a diferença entre tempo atmosférico ( que varia durante o dia) e o clima ( que precisa de uma analise de tempo longa, cerca de 30 anos, para que seja estabelecida as suas características regulares).

Por fim, solicitamos que fosse feito um desenho por parte dos estudantes com as características da estação do ano favorita deles. Em seguida, descemos para o Espaço Semear, para instalar o Pluviômetro.

O professor Élcio construiu o Pluviômetro com garrafa pet, instalando ele com os estudantes no Espaço Semear. Para simbolizar esse dia, deixamos junto de Pachamama (Mãe Terra) os desenhos que os estudantes fizeram em sala de aula sobre a estação do ano favorita delas e deles.


Coleta de água 

Em outro dia de reposição da Greve Pela Vida, realizamos a Coleta de Água do pluviômetro. Antes de descermos para a coleta de água, assistimos ao vídeo Abuella Grilo, animação inspirada na luta da água na Bolívia. Comentamos também com os estudantes o Ciclo da Água.


Professor Élcio explicando como funciona o Pluviômetro

Galera assistindo a animação Avó Grilo inspirada na Guerra da Água na Bolívia
Professora Rosi comenta com as estudantes questões relacionada a animação Avó Grilo. Por fim ela cantou uma música tradicional dos povos andinos.


No Pluviômetro colocamos uma régua que vai mostrar a medida em milímetro da quantidade de chuva que caiu em um determinado dia. Por exemplo, se ela estiver marcando 10 milímetros, significa que a lâmina de água em um metro quadrado naquele dia foi de 10 milímetros.

No decorrer do segundo semestre o professor Élcio fez as coleta de água com os estudantes nas aula de Ciências. Deixamos exposto ao lado do Painel Revive Semear os dados dessa coleta.


Rio Semear 

Aproveitando o escorregador do Espaço Semear, criamos uma atividade lúdica sobre as diferentes partes que formam um rio utilizando como base a figura a seguir.


Em sala de aula, os estudantes dos sextos anos aproveitaram o papelão para criar um cartaz com as diferentes partes que formam um rio, conforme a figura acima. Em seguida, descemos para o Espaço Semear, utilizando o escorregador como um rio imaginário - o Rio Semear! Veja o vídeo a seguir! 


Estudantes posicionados no Rio Semear

Veja a seguir o vídeo do Painel Revive Semear criado para a Mostra Cultural da escola!


Painel Revive Semear
PS: Segue link com as medidas de chuva coletadas pelo professor Élcio ao longo do segundo semestre de 2020.

Paramos por aqui. Para conhecer as outras atividades, leia a parte 2 do Revive Semear! 
#Geografia  # Ciências #ReviveSemear



A Cidade é Nossa - Padlet

 Texto: Henrique Macedo 

 Texto: Henrique Macedo 

Parem as máquinas. Para registrar nosso trabalho utilizamos nesse ano letivo o Padlet. Ele é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais.  Veja a seguir a link do Padlet com as atividades do projeto A Cidade é Nossa  desenvolvido com os sextos anos A e B nas aulas de Geografia no ano letivo de 2021. 

Padlet A Cidade é Nossa


Print do Padlet com as atividades desenvolvidas no projeto Território Jaraguá Vol.4

Deixe seus comentários. Curta e compartilhe! #GeografizandonaRua #MiltonSantosPresente 




Território Jaraguá Vol.4 - Padlet

 Texto: Henrique Macedo 

Parem as máquinas. Para registrar nosso trabalho utilizamos nesse ano letivo o Padlet. Ele é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais.  Veja a seguir a link do Padlet com as atividades do projeto Território Jaraguá Vol.4 desenvolvido com os sextos anos A e B nas aulas de Geografia no ano letivo de 2021. 

Padlet Território Jaraguá Vol.4


Print do Padlet com as atividades desenvolvidas no projeto Território Jaraguá Vol.4

Deixe seus comentários. Curta e compartilhe! #GeografizandonaRua #MiltonSantosPresente 





segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A Cidade é Nossa - Dia de Visita Luisa Rafacho

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Tatiani Ribeiro

No sábado dia 21/08/2021, durante a reposição da Greve pela Vida, recebemos a agente cultural do Território Noroeste Luisa Rafacho, para dialogar com os estudantes dos oitavos anos sobre Cultura, Território e políticas para juventude na região noroeste de SP.

Recebemos a agente cultural do território noroeste para uma roda de conversa com estudantes do oitavo ano sobre cultura, juventude e o território noroeste. Não se esqueça que A Cidade é Nossa!

Cultura

Nossa convidada começou apresentando um pouco o conceito de cultura para os jovens, provocando-os a refletir sobre o que é cultura e como todas e todos fazemos cultura no nosso cotidiano. 

Território

Em seguida, trouxemos a discussão sobre o território noroeste, e as particularidades do território Jaraguá, como por exemplo a questão indígena Guarani presente no território e a importância do Parque Estadual do Jaraguá, cinturão verde da mata atlântica e local de moradia no seu entorno do povo originário Guarani nas suas seis aldeias. Luisa também trouxe referência de certas localidades do bairro que podem ter potência para ser áreas ambientais protegidas e transformadas em pontos de lazer e turismo.
Salve Kebrada! Luisa esteve presente com a camisa do coletivo Salve Kebrada que atua no Jaraguá com o projeto Favelas e Aldeias, aproximando a comunidade da cultura Guarani presente no nosso território.

Macunaíma – “Ai Que preguiça!”
 
Nesse momento, demos uma paradinha para se espreguiçar, e lembrar o nosso herói sem nenhum caráter Macunaíma, do genial escritor brasileiro Mario de Andrade! É hora de gritar bem alto! “Ai que preguiça!”

Políticas Culturais para Juventude

Seguindo nossa roda de de conversa, a Luisa explicou para os jovens como funciona o edital da prefeitura para o programa Jovem Monitor Cultural, onde pessoas de 18 a 29 anos podem concorrer a uma vaga para atuarem em espaços públicos da prefeitura de São Paulo como bibliotecas, casas de cultura, teatros, centros culturais e até mesmo os departamentos da própria Secretaria da Cultura.

Livros

No começo da nossa roda de conversa, tínhamos entregado para os participantes um pequeno papel com nossa marca “A Cidade é Nossa” e uma numeração para sortearmos dois livros. Os estudantes contemplados foram a Larissa e o Arthur.
Arthur e Larissa foram sorteados. Cada um levou pra casa um livro.

Hora do sorteio dos livros. Eles fazem parte do
 acervo do prêmio territórios que o projeto Território Jaraguá venceu em 2019. Uma parte ficou para o Grêmio e alguns livros separamos para premiações e sorteios, como o Jogo do País. Você pode saber mais lendo esse link: Entrega dos Livros.




E também, presenteamos a nossa convidada com dois livros.

Por fim, a Luisa apresentou alguns livros que foram publicados por coletivos da nossa região, frutos de fomentos culturais:

- Chinelo e Meia – Sarau Segunda Negra;
- Luta, Luto, Luta – Sarau Segunda Negra;
- Favelas e Aldeias - Coletivo Salve Kebrada;
- Cabocly - Diego Rbor.

Durante a atividade os estudantes fizeram comentários a respeito dos temas desenvolvidos e foram provocados a pensar as referências culturais contidas em suas roupas, em sua maioria estrangeiras.

Finalizando

Finalizamos nossa roda de conversa com algumas poesias, sempre reafirmando que a Cidade é Nossa!

Obrigado Luisa pela participação! Até a próxima! #JaraguáéGuarani! #Geografia2021!

Cartaz de divulgação. Por uma questão de espaço e tempo a atividade foi desenvolvida apenas com os oitavos anos. #ACidadeéNossa!





quinta-feira, 23 de setembro de 2021

A Cidade é Nossa - Painel Jaraguá é Guarani

Texto: Henrique Macedo

No sábado de reposição da Greve pela Vida (07/08/2021), os estudantes dos oitavos e nonos anos participaram da dinâmica de construção do Painel Jaraguá é Guarani, com o objetivo de conhecermos melhor a cultura Guarani presente no Território Jaraguá, numa atividade integrada entre as áreas do conhecimento Geografia ( Professor Henrique Macedo), História ( Professora Maria Aparecida) e Sala de Leitura ( Professor Tuwilê Jorge). 

Painel Jaraguá é Guarani finalizado com seus diversos elementos

Primeira Parte 

Na primeira parte, separamos as/os estudantes em duas equipes sorteadas pelas cartas do baralho: equipe vermelha e equipe preta. Em seguida, explicamos a dinâmica. 

O Painel é composto por 18 fotos separada em 4 temáticas: 

- Luta: Diversas imagens com as lutas do povo Guarani;

-Lideranças: Imagens de quatro lideranças do povo Guarani - Sônia Arã Mirim, Thiago Carvalho Karaí Djekupê, David Karaí Popygua e Cacique Jandira;

-Mapas: Utilizamos três mapas demonstrando a localização do distrito do Jaraguá na região noroeste da cidade de São Paulo, a delimitação da Terra Indígena Jaraguá e o conflito com a construtora;

-Produção Cultural: Atividades culturais com inspiração na cultura Guarani presente no Território Jaraguá.

Sorteamos em seguida uma legenda para cada estudante. Posteriormente, uma pessoa do grupo lia a legenda por duas vezes e o outro grupo tinha um minuto para definir qual foto se encaixava na legenda.
 
Estudantes debatendo sobre qual foto encaixava na legenda lida pelo outro grupo

No decorrer das leituras, colocamos vídeos curtos relacionados a alguma questão do Povo Guarani, explicando o contexto do vídeo apresentado. 

Utilizamos os seguintes vídeos:  

Protesto Contra a Tenda 



Sônia Ara Mirim  - "São Paulo é uma floresta!"

David Karaí Djekupê – Discurso no festival Loolapalooza 

Cacique Jandira - Kerexu - Mãe de Todos – Documentário

Trailer documentário "O Mel do Passado" 

Música: Jaraguá é Guarani - Banda: Indaiz

Por fim, subimos para o primeiro andar e montamos o painel com as fotos e suas respetivas legendas. 

Montagem final  do Painel Jaraguá é Guarani

A professora Rosiana de artes, construiu uma atividade de grafismo indígena com os estudantes do fundamental 1 , complementando o painel.  A base para a atividade foi o seguinte vídeo: 


E criamos um vídeo para colocar no Google Sala de Aula, explicando as características do Painel Jaraguá é Guarani 



Atividades na semana 

Durante a semana desenvolvemos atividades com os sextos e oitavos anos no painel Jaraguá é Guarani! 

Sextos anos 

1 °Parte – Estudantes fizeram anotações sobre o que chamou a atenção no painel 

2 °Parte - Fizemos uma roda de conversa na parte externa da escola com os estudantes apresentando as suas anotações 

3° Parte – Encerramos a atividade com uma brincadeira indígena, para testar a força das pernas dos Xondaros e Xondaras ( Guerreiros e Guerreiras ), que deviam pular uma perna só! 

Oitavos Anos 

1° Parte – Estudantes fizeram uma síntese individual das características que chamaram a atenção no Painel Jaraguá é Guarani 

2° Parte – Estudantes fizeram uma síntese em grupo, partindo das suas anotações individuais. Durante esse processo anotamos palavras chaves. 

3° Parte – Atividade individual em sala de aula "Palavras, Frases e Texto" na qual os estudantes deveriam criar três frases com as palavras da aula anterior e em seguida escolher uma delas para desenvolver um texto de 10 a 20 linhas sobre a temática indígena e o conflito com a construtora no território Jaraguá.
Estudantes do oitavo ano analisando o Painel Jaraguá é Guarani

Finalizando 

Essa atividade envolve as seguintes áreas do conhecimento: 
Geografia - Professor Henrique Macedo 
História - Professor Cida
Sala de Leitura - Professor Tuwilê
Artes fund 1 - Professora Rosiana. 

Segue padlet com atividades do projeto A Cidade é Nossa! 

Trampo finalizado com sucesso

Nosso logotipo que propomos ser revisitado pelos estudantes