sexta-feira, 27 de julho de 2018

Projeto Território Jaraguá – Parte II


               No  último dia 11/07/2018 como atividade de reposição da greve eu e a professora de história Cida percorremos  com 13 estudantes dos sextos anos as ruas do distrito do Jaraguá num segundo roteiro do Projeto Território Jaraguá[1]. Partimos da EMEF Estação Jaraguá, passando pelo centro do distrito até o Bosque Francisco Bazzin, também conhecido como Buracão pelos moradores da região. Segue abaixo dois mapas e uma foto de satélite com os pontos visitados:

A linha amarela demonstra o caminho percorrido. Segue link do mapa no Google Maps
Território Jaraguá
Segue agora uma descrição de cada ponto de interesse visitado.

1.        Estação Jaraguá 
Nossa primeira parada se deu na entrada sentido bairro da Estação Jaraguá, na qual visualizamos a necessidade de atualização do mapa de coordenadas alfanuméricas da estação, pois ele não contém a EMEF Estação Jaraguá. Ou seja, nossa escola literalmente não está no mapa :/ . Vamos providenciar uma carta ou email a ser enviada a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para que procedam com a devida atualização.
Nesse mesmo ponto aproveitamos para comentar sobre a história da linha de trem que cruza nosso distrito. A atual linha sete Rubi, que hoje transporta passageiros, foi durante muito tempo local de escoamento do principal produto de exportação brasileiro no século XX: o café. A antiga São Paulo Railwail ou Estrada de Ferro Santos Jundiaí – EFSJ teve essa importância fundamental na economia cafeeira. Assim sendo, a professora Cida aproveitou o local para apontar as características diferenciadas da arquitetura tombada da Estação Jaraguá, as mesmas que podemos  ver de forma mais ostentosa na estação da Luz, marca desse período da economia cafeeira e da forte influência inglesa em nosso país.  


Mapa dos arredores necessita de atualização

2.       Viaduto Jaraguá e a transformação do espaço geográfico
Seguindo nossa caminhada ali mesmo na calçada próxima comentamos com os estudantes sobre as transformações no espaço geográfico que ocorreram no distrito a partir da construção   do viaduto que cruza a linha de trem. Para isso utilizamos  alguns lambe- lambes  deixando uma marca temporária dessa atividade  na parede da estação. Segue abaixo algumas fotos.


A jovem na foto a esquerda infelizmente morreu atropelada por um caminhão em frente dessa calçada no ano de 2005. Dedicamos este segundo roteiro a sua memória. O viaduto só venho a ser inaugurado em 2009 após 40 anos de promessas e atrasos.Segue o link das reportagens feitas pelo SPTV sobre o viaduto:
Viaduto sobre linha de trem acaba com problema de atropelamento em Jaraguá

Viaduto muda vida dos moradores de Jaraguá



Preparando os lambe lambes

Escrevendo - Território Jaraguá - Sextos anos - EMEF Estação Jaraguá - Geo e His.

Dialogando com as alunas sobre a transformação do espaço geográfico efetivada pela construção do viaduto

3.       Bica d água Rua Lavrinha
A próxima parada foi na rua Lavrinha, onde fizemos uma nova intervenção  colando na parede um desenho feito pela professora Cida que nos lembra um fato importante: neste local até meados da década de 90 existia uma bica dágua! :o. Com a crescente urbanização do distrito e seus consequentes impactos ambientais ela acabou sendo fechada.
  
Marcando um ponto de memória com o lindo desenho da professora Cida representando uma bica d´água


Comentando com os estudantes sobre a antiga bica d'água 

4.       Casa mais antiga de alvenaria
Seguimos pela Avenida Jerimanduba parando em frente de uma floricultura. Ela está localizada naquela que é reconhecida como a primeira casa de alvenaria do Jaraguá. Segue nesse link uma reportagem sobre a história da casa: 
Primeira casa de alvenaria do Jaraguá sobrevive ao tempo e ultrapassa os 100 anos

5.       Escola Estadual Prof° Isabel Vieira de Serpa e Paiva

Um pouco a frente temos um importante equipamento público: a Escola Estadual Professora Isabel Vieira de Serpa e Paiva, simplesmente a primeira escola pública do Jaraguá ! :D. Ela foi inaugurada em 1956 pelo então governador Jânio Quadros. 
Nosso distrito conta com 65 escolas públicas. É possível que a nossa EMEF Estação Jaraguá seja uma das mais recentes da região, pois foi inaugurada em 2011. Discutimos com os estudantes essas informações.

Segue link que fala sobre a história da  EE Professora Isabel Vieira de Serpa e Paiva
Bairro Jaraguá sai de 0 para mais de 130 escolas nos últimos 70 anos

6.       A praça e a violência no Brasil
Seguindo a caminhada paramos na bonita praça José Alves Pereira no ponto final do ônibus Cidade D’ Abril. Mas aqui infelizmente a cerca de dez anos ocorreu uma chacina na qual 10 pessoas foram assassinadas. Comentamos com os estudantes este triste fato que demonstra aquilo que as estatísticas apontam: o Brasil é um país que mata. Segundo o dado mais recente  em 2016 foram  assassinadas 62.500 pessoas em nosso país. Apontamos para os estudantes a necessidade de se ampliar a investigação, pois de cada 10 homicídios apenas 2 são solucionados, o que só contribui para a impunidade e banalização da violência em nosso país.
Conversando sobre a violência no Brasil. Essa reportagem do jornal Nexo traz importantes informações sobre esse tema:
https://www.nexojornal.com.br/especial/2018/04/12/Um-pa%C3%ADs-que-mata

7.       Parque Alcides Motta –Bosque Francisco Bazzin – Buracão

Diz a lenda que no fim do arco íris existe um pote de ouro. E no fim do nosso trajeto esse pote de ouro é o Bosque Francisco Bazzin :D.  Atualmente este local foi transformado pela prefeitura no Parque Alcides Motta, após pressão dos moradores.
Também conhecido como Bosque Francisco Bazzin, o popular Buracão era isso mesmo. Um enorme buraco. Os moradores do lugar se mobilizaram, aterrando esse local com a utilização de cerca de 1400 caminhões de terra. Construíram uma pista de caminhada e depois de muita pressão nas autoridades conseguiram transformar esse espaço em um parque. Aliás curiosamente nesse dia ocorria uma manutenção no local por trabalhadores a serviço da prefeitura. Mas mesmo assim ainda conseguimos lanchar, brincar, caminhar e jogar bola nesse belo lugar.






Selfie do parque. Pra não perder o costume :D


Neste link podemos conhecer a história do Bosque Francisco Bazzin -  Parque Alcides Motta- Buracão
:Bosque Francisco Bazin será revitalizado


Selfie do banco. Um clássico. Cadê o João ??? :O




 8 Dandara-Quilombo dos Palmares- Escravidão
É hora do retorno, mas ainda temos questões a tratar. Paramos com os estudantes em frente de um grafite na rua Dianora que homenageia a líder quilombola Dandara. Mulher e negra, essa importante figura histórica de nosso país é um símbolo de resistência a grande perversidade que estruturou a colonização portuguesa no Brasil: a escravidão!
Ela liderou o famoso Quilombo de Palmares, que resistiu por cerca de 100 anos aos ataques do exército a serviço da coroa. Hoje esse passado escravocrata, de submissão da população negra está bem refletido nas estatísticas e no racismo que permeia muitas das relações sociais e institucionais desse país. Conhecer figuras de resistência a escravidão como Dandara é um caminho a se seguir para que se reconheça esse problema, um grande passo para o encaminhamento de soluções que tornem a todos cidadãos plenos de verdade, com acesso a seus direitos historicamente negados.

Segue link com o clip da música Dandara  da cantora Vanessa Borges em homenagem à líder quilombola.
Dandara


9.       Favela dos Marreteiros – Moradia precária-déficit habitacional
Já próximos do final de nossa saída pedagógica, tivemos a oportunidade de comentar com os estudantes outro grave problema que atinge nosso país: o imenso déficit habitacional. Cerca de 6 milhões de brasileiros não tem acesso a uma moradia digna, vivendo em condições precárias em favelas, cortiços, áreas de risco, etc. A paisagem do Jaraguá é bem marcante nisto com a Favela dos Marreteiros crescendo bem do lado da sua possível solução: prédios da Cohab praticamente prontos ainda não inaugurados pelo governo do Estado.

Segue reportagem com alguns gráficos que tratam do tema do déficit habitacional brasileiro
O déficit habitacional no Brasil em 4 gráficos

Do lado esquerdo da imagem os prédios da Cohab ainda não inaugurados pelo Governo do Estado. Do lado direito os barracos de madeira da Favela dos Marreteiros.

10 Feira Livre 
Bem por fim retornamos pela rua Dr Rafael de Araújo Ribeiro passando novamente pela rua Lavrinha onde lembramos outro fato importante que ocorre toda sexta feira nesse lugar: uma feira livre, importante evento da economia popular.
Placa indicando o dia e horário da feira livre da rua Lavrinha.


Por fim, paramos novamente na intervenção com lambe lambe para um pequeno resumo de tudo que foi visto e discutido nesta segunda parte do Projeto Território Jaraguá, retornando com tranquilidade a EMEF Estação Jaraguá.
Participaram da saída pedagógica as (os) seguintes estudantes :
1 Ana Laura Siqueira Fortunato – 6° ano B
2 Bianca Oliveira Batista -6° ano B
3 Diana Thayna Rodrigues – 6° ano B
4 Emilly Santana Souza – 6° ano B
5 Fabrício de Oliveira Guimarães – 6° ano B
6 Jamilly Galdino Magalhães – 6° ano B
7 Mariana Teles dos Reis – 6° ano B
8 Samuel Rosa Silveira – 6° ano B
9 Thalita Helen – 6° ano A
10 Sofia de Oliveira Valério – 6° ano A
11 Anahi Dana – 6° ano C
12 Camila Barros – 6° ano C
13 Luara de Lima – 6° ano C






Atividades propostas
Faremos pelo menos duas atividades relacionadas a esse roteiro
1 - Email ou carta para a CPTM cobrando a atualização do mapa da estação Jaraguá;
2 - Resumo do que foi aprendido durante o trajeto por parte dos participantes.
A próxima parada do Projeto Território Jaraguá ocorrerá provavelmente em setembro/outubro, começo da primavera, no Pico do Jaraguá, importante ponto turístico da cidade de São Paulo. Obrigados a todos e até breve!
#VAI BRASIL!! 

Comentando sobre as casas que foram removidas para a construção do viaduto

Morro da Torre - Jardim Bandeirantes


Senhor do Vale ao fundo

Lanchinho final!Voltaremos !!#TERRITÓRIO JARAGUÁ!




[1] O objetivo do projeto Território Jaraguá é de compreender as transformações no espaço geográfico do distrito Jaraguá, através da sua historicidade e conflitos, respeitando a diversidade individual, dos povos e das culturas que no passado e no presente contribuíram e contribuem na formação do Território Jaraguá. Assim sendo, os conceitos de lugar, paisagem e espaço geográfico trabalhados na sala de aula de forma teórica, são desenvolvidos com melhor profundidade no roteiro efetivado na saída pedagógica. Segue abaixo o link do primeiro roteiro: 

http://oficinageografica.blogspot.com/2018/06/projeto-territorio-jaragua-parte-1.html

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