domingo, 18 de novembro de 2018

Território Jaraguá Final - Aldeia Itakupé

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Cida, Arthur Xondaro e Renato

Parem as máquinas !!!!  No último dia 14/11/2018 fizemos o último roteiro desse ano do Projeto Território Jaraguá.

Visitamos a Tekoa Itakupé - Aldeia "Atrás da Pedra" da etnia Guarani localizada nos pés do Pico do Jaraguá na Avenida Chica Luiza 1041/1048.

Nessa oportunidade única as estudantes do sexto ano C Anahí e  Gabriely e  os estudantes do Quinto ano A  conheceram um pouco da cultura Guarani.



Chegando na Aldeia fomos recebidos pelo ativista Adriano que auxilia os Guaranis na reconstrução de um lago na Aldeia. Acessem as páginas Existe água em SP e Existe Guarani em SP  para conhecerem melhor o trabalho dele.

O índigena Guarani Michel , Arthur Xondaro (Juruá batizado) e o ativista ambiental Adriano nos levaram até a Casa de Reza da Aldeia Itakupé. Lá dentro tivemos um diálogo muito produtivo sobre as características da religiosidade Guaraní e Nhanderú,  o preconceito e a necessidade de conhecer melhor as diferentes culturas para um convívio mais harmónico entre os seres humanos.

Posteriormente fizemos uma trilha da aldeia na qual encontramos algumas ruínas provavelmente da época da colonização e um bonito lago ao final com peixes e plantas aquáticas.






Retornando pela trilha fomos ao encontro da diversão!

Existe três lagos que estão sendo feitos em um processo participativo de mutirão para que os habitantes da aldeia possam retomar o consumo de peixes na sua alimentação.

E nesse lugar os estudantes tiveram a oportunidade de se divertirem em um dos lagos!


Retornamos para casa com um belo aprendizado de como devemos retomar urgentemente nossa ligação com a natureza, afinal pertencemos a ela !



Atividade

Solicitei aos estudantes que procurassem no facebook a página Existe Guarani em SP , fonte importante de informações sobre essa etnia e as atividades que ocorrem na Aldeia.

E agora Território Jaraguá ? 

Acabou, mas não acabou. Ainda temos duas missões a cumprir para finalizar o projeto:
1) Entregar a carta para atualização do mapa da CPTM, algo visto no roteiro  Território Jaraguá-Centro;
2) Preparar nossa exposição monitorada na EMEF Estação Jaraguá integrando a programação da Mostra Cultural que será realizada no dia 24/11/2018 - a partir das 10 horas na escola. Compareçam!

Observações
Juruá são os não indígenas.
Xondaró pode ser classificado como guerreiro e é também uma dança/ treinamento de habilidades para defesa da aldeia por parte dos guerreiros.
Nhanderú podemos classificar como o deus da mitologia Guarani.

Agradecimentos

Agradeço a professora Cida que nos acompanhou nesse roteiro; a professora Auderisa que autorizou a saída do quinto ano A,  Renato e Daniel que fizeram o transporte dos estudantes na ida e a recepção na Aldeia Itakupé  que nos proporcionou mais alguns momentos de aprendizado e diversão ! 

#OJaraguáÉGuarani #TerritórioJaraguá




Foto da hora da saída em frente do novo Grafiti da escola feito pelo camarada Jamal (De boné vermelho na foto) #SalveKebrada




Nenhum comentário:

Postar um comentário