domingo, 26 de agosto de 2018

O Jaraguá é Guarani


Hoje dia 26/08/2018 rolou no Parque Pinheirinho Dágua o CasarãoArteLivre – Agosto Indígena. Esse evento ocorre uma vêz por mês no Casarão do parque e é organizado pelo ColetivoOcupa Pinheirinho. Contou hoje com diversas apresentações e a fala da liderança indígena Guarani Sônia Barbosa. Segue um resumo do que foi dito:
Sônia Barbosa liderança indígena
Comentou sobre as lutas da aldeia indígena e que vem acontecendo uma união surpreendente com os não brancos. Por exemplo, eles recebem um grande apoio dos Racionais Mcs. Ela comentou sobre a presença do Dj Kl Jay no festival que ocorreu no mês de abril no Pico do Jaraguá. Existe também o apoio do Sombra do CNJ e do grupo de rap RZO, entre outros.
Dando continuidade a sua fala Sônia Barbosa comentou sobre o processo de demarcação das terras Guarani do Jaraguá que está em Brasília, além da ameaça da PEC 215, que visa transferir para o congresso a demarcação das aldeias e a ideia do marco temporal contida em alguns projetos de lei que visam limitar até 1988 a data a ser vista no processo de demarcação das terras indígenas, desconsiderando a condição nômade e o retorno a terras que pertenciam a populações indígenas, mas que por algum motivo tiveram que se retirar delas. Ou seja, caso essa lei seja aprovada passa a valer apenas as terras indígenas que estavam ocupadas antes de 1988, o que afetaria muitos grupos indígenas que com a redemocratização buscaram retornar as suas terras originárias. Ela também comentou sobre a situação das minorias periféricas no país que sofrem com a violência policial e a discriminação, como o povo negro e a população LGBT.

Ela apontou a importância do rap que produz uma ligação com a população negra, lembrando que ambos, índios e negros sofreram com a escravidão. Para ela o próximo governo deve ver as diferenças com respeito. Finalizou sua fala agradecendo a presença de quem esteve no evento.


Batizado e Música Nova
Após a fala da liderança indígena Sônia, o punk Fofão comentou sobre o batizado que lhe fizeram na aldeia indígena. Ele é fundador do Espaço Cultural Libertário Fofão Rock Bar, onde todas as lutas sociais da região tem espaço. Diversas discussões ocorrem no Sarau Segunda Negra, sendo a questão indígena uma delas. Por sua integração com os Guarani da região, Fofão foi batizado na aldeia.
E por fim, o evento foi finalizado com a cantora de rap Guarani Katú Mirim  que no final de sua apresentação estreou uma música nova.
Abraços a todos.
E lembrem-se o Jaraguá é Guarani.




2 comentários: