quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Dia de Visita - Juventude, trabalho e o território

Texto: Henrique Macedo Fotos: Henrique e Laura 8D

Parem as máquinas!! Recebemos mais uma vez na EMEF Estação Jaraguá o bibliotecário Renan da Mata e orientador educacional José Roberto para uma roda de conversa com os estudantes do oitavo ano D no âmbito das aulas de geografia. Ela aconteceu no dia 27/08/2019 na sala ambiente. Nossos convidados trabalham na ETEC Jaraguá e pelo segundo ano consecutivo visitam a nossa escola para dialogar com os estudantes. 

Nesse Dia de Visita desenvolvemos nossa conversa a partir de três eixos: 

- Juventude e o mundo do trabalho;
- ETEC Jaraguá e o território;
- ETEC Jaraguá - estudos e o planejamento de vida. 

Dia de Visita: Integração ETEC Jaraguá e EMEF Estação Jaraguá!  
O bibliotecário Renan começou sua exposição com os estudantes refletindo sobre o mundo do trabalho e as determinações que estão imbutidas no modo de produção vigente. Nosso convidado demonstrou a riqueza do trabalho, sua transformação da natureza em nosso benefício e a necessária visão crítica que todos os trabalhadores devem ter em relação ao ofício que exercem. 

José Roberto refletiu sobre as condições de trabalho e a ideia de bens de capital e modo de produção. Descobrimos nesse diálogo que alguns estudantes já exerceram trabalhos em supermercados como estoquistas ou entregando panfletos pelas ruas do Jaraguá. 

Em um segundo momento, José Roberto chamou os estudantes a pensarem um pouco sobre o Território Jaraguá e a ETEC Jaraguá como um importante equipamento público que devem ser apropriado por eles. 

Por fim, nossos convidados falaram um pouco dos cursos que existem na ETEC Jaraguá e da necessária reflexão que os jovens devem ter em relação ao que pretendem fazer ao terminarem o ensino fundamental e ingressarem  no ensino médio, sendo estudar na ETEC um bom caminho a se seguir.
Na nossa roda de conversa, os estudantes do oitavo ano fizeram perguntas sobre os cursos da ETEC, expuseram alguns sonhos que possuem em relação ao trabalho, como por exemplo seguir a carreira de engenharia civil ou medicina, e falaram um pouco sobre as experiências que já tiveram com o trabalho. 

Atividades 

Na aula de geografia iremos fazer um relato a partir de palavras chave sobre essa conversa e em breve pretendemos fazer uma visita a ETEC Jaraguá, pois os estudantes se demonstraram bem interessados nisso. 

Finalizando 

Agradeço aos convidados Renan e José Roberto por participarem desse Dia de Visita. Quem tiver interesse clique aqui para ler como foi a primeira visita deles em 2018. 

Essa atividade atende aos objetivos do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus, construindo-se assim uma interligação entre os diversos equipamento públicos que existem no território, nesse caso específico a EMEF Estação Jaraguá e a ETEC Jaraguá. 
Território de Interesse da Cultura e da Paisagem  sendo construído na prática!
Obrigado a todos e todas e até breve!! 
#Geografia2019  #TerritórioJaraguá #DiadeVisita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário