terça-feira, 27 de agosto de 2019

Trilogia dos Poderes - Memorial da Resistência

Texto: Henrique Macedo Fotos: Henrique Macedo  

Seguindo nosso Projeto Trilogia dos Poderes com os sétimos anos A, B e C fizemos no último dia 15/08/2019 uma saída pedagógica muito importante: visitamos o Memorial da Resistência localizado próximo a Estação da Luz no centro de São Paulo. 

Galera reunida na entrada do Memorial da Resistência de São Paulo

Objetivo 

O objetivo nesse dia de importante reflexão era conhecer um pouco mais a Ditadura Militar e o contexto de supressão dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Assim sendo, a monitora Caroline do Museu da Resistência contou um pouco da história desse prédio, que era um entreposto de café até meados da década de 30, posteriormente se tornando uma prisão política do DEOPS (SP) - Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo, órgão de repressão da Ditadura Militar que oprimiu o povo brasileiro no período de 1964 a 1985. Nesse momento histórico de nosso país o aparelho Estatal perseguia, torturava e matava pessoas que se opunham ao regime. 

Nesse lugar, os estudantes adentraram nas antigas celas, que contém escritos da época da repressão, que após um apagamento indevido, foram refeitos à partir das memórias das pessoas que passaram por esse cárcere. 
Estudantes lendo os escritos dos presos políticos nas celas do antigo DEOPS-SP.
Os agentes da Ditadura Militar utilizam técnicas de torturas nojentas contra as pessoas que se opunham ao regime miitar. Diversos crimes contra a humanidade foram cometidos nesse período.
Cravo Vermelho 

Em outra cela, vivenciamos um momento bem intenso. Ouvimos depoimentos impressionantes de ex- presos políticos que foram encarcerados ali, sofrendo as mais diversas privações e torturas, simplesmente por discordarem do governo vigente a época. 

Porém, nesses dias de aprisionamento injusto, criaram-se laços de solidariedade impressionantes entre eles, sendo o momento do Cravo Vermelho um dos mais belos relatos de empatia em meio ao sofrimento vivido naquela época. 

O Cravo Vermelho representando um momento sublime de esperança em meio a brutal repressão.
Visitar as celas do antigo DEOPS-SP  é bem impactante.
O emocionante depoimento relatava que próximo do final do ano uma das presas políticas recebeu a visita de sua mãe, que lhe trouxe um ramo com diversos Cravos Vermelhos. Num belo gesto de cumplicidade para com seus companheiros e companheiras de cela ela foi entregando um Cravo Vermelho para cada pessoa que estava presa ali injustamente, criando-se um momento de beleza sublime em meio a uma situação tão degradante. 

Outra passagem interessante dos relatos que ouvimos foi um reencontro que ocorreu muito tempo depois entre duas ex presas políticas. Uma delas sofreu bárbaras torturas sendo jogada desmaiada na cela, beirando a morte, causando um grande desespero em seus colegas. Após muito protestarem ela acabou por ser socorrida, porém ninguém naquele momento ficou sabendo o real paradeiro dela. O relato desse reencontro algum tempo depois foi bem marcante e emocionante para nós. 

Deixamos nossas assinaturas no livro do Memorial da Resistência. #EMEFEstaçãoJaraguáPresente!

Finalizando 

No primeiro semestre, realizamos a Dinâmica do Tribunal do Júri com os sétimos anos, acompanhados da advogada Talita, com o objetivo de entender conceitos básicos que envolvem o Poder Judiciário e a Justiça, como por exemplo o amplo direito de defesa, o contraditório e a presunção de inocência, entre outros. Essa saída pedagógica ao Memorial da Resistência visou complementar o entendimento dessas questões ao conhecermos um momento da história de nosso país na qual esses princípios eram desrespeitados.  

 Atividade 

Solicitamos um relato escrito por parte dos estudantes que participaram da saída pedagógica, e em breve iremos socializá-los com os demais colegas que não puderam ir a campo. 

Participaram dessa atividade os seguintes estudantes: 

Sétimo A
Giovana Paixão.
Hugo Rodrigues;
Ygor de Paula Alves;
Rayssa R. Pedroso;.

Sétimo B
Danilo Leal;
Gabriele Yasmin.

Sétimo C
Rafael Webst;
Giulie dos Santos;
Gabriely Maria;
Mariana Leite ;
Maria Eduarda de Moura;
Camila Barros;
Juliana Desirre;
Sarah Souza.

Oitavo A 
 Jeniffer Leite.
A presente atividade foi realizada de transporte público. A advogada Talita nos acompanhou nessa importante tarefa.
Abraços a todos e em breve voltaremos com a Trilogia dos Poderes! 

#Geografia2019 #DitaduraNuncaMais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário