sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Dia de Visita - Alicerce Cultural

Texto: Henrique Macedo Fotos e Vídeo: Henrique Macedo 

Parem as máquinas! Recebemos no sábado 24/08/2019 os jovens  Geóh (Geovanni Perreira), Bonna (Felipe Augusto de Oliveira), Motta (Matheus Ramos Martins) e Diaxz (Vitor Dias) do Projeto Alicerce Cultural para dialogar com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá sobre a cultura Hip Hop. 
História 
Nossa conversa iniciou-se com a história do Movimento Hip Hop que nasceu no Bronx bairro periférico predominantemente de moradores negros da cidade de Nova Iorque, que por meio de diversas formas de expressão denunciavam a repressão e o racismo que sofriam, além de darem maior visibilidade a cultura afro americana de uma forma geral. Esse movimento cultural cresceu e influenciou jovens em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Basicamente o Hip Hop possui 5 elementos: 
Grafite; 
Mcs; 
Break; 
DJ; 
Conhecimento. 
Sendo este último elemento incluído posteriormente por Afrika Bambata.

Batalha de Rima 
Continuando nossa atividade os convidados explicaram o que era uma Batalha de Rima para nossos estudantes, chamando-os a participarem eles próprios de uma batalha. E assim nasceu a Batalha do Bandy. 

Thiago X Ricardo na Batalha do Bandy! 

Slam
Posteriormente a Batalha de Rima (que demos o nome de Batalha do Bandy em referência ao Jardim Bandeirantes principal bairro atendido pela nossa escola no distrito do Jaraguá), a galera do Alicerce Cultural apresentou o Slam para nossos estudantes, convidando cinco deles para serem jurados da competição de poesias. Vejam o vídeo abaixo da bela e provocativa poesia do Diaxz que venceu a disputa:   


Depoimento 
Em seguida, o Mc Motta falou um pouco sobre a questão do bullyng na época de escola e como a Batalha de Rima e o rap foram importantes alicerces para que ele superasse os problemas psicológicos que essa prática causaram nele. 

Finalizando 
Agradeço a presença dos jovens do Alicerce Cultural, projeto patrocinado pelo Alicerce Educação. Inclusive o Geoh já esteve presente esse ano em nossa escola para uma atividade com o oitavo ano D e os estudantes do Projeto Digitimed PUC/SP. Clique aqui para ler essa postagem. 

Participaram dessa atividade os seguintes estudantes e professores: 
5°B
Rian; 
Wendel; 
Isabella;
Guilherme. 
7°B
Katherine;
Ricardo.
7°C
Merilyn;
Raquel;
Tiago.
9°A 
Gabriel;
Guilherme de Oliveira;
Pedro Henrique;
Kaylane Oliveira;
Sabrina Bento.
Professores 
Henrique - Geografia; 
Cida - História;
Cláudia - Ed Física;
Renato - Assistente de Direção.
Abraços e até breve
#DiadeVisita #Geografia2019 #BlogOficinaGeografica #PatrocinadoporAntônioGramsci

Nenhum comentário:

Postar um comentário