segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Grêmio Estudantil – Processo Eleitoral

Texto: Henrique Macedo Fotos e Vídeos: Sandra Santella e Henrique Macedo

Parem as máquinas! No último dia 30/08/2019 encerrou-se o processo eleitoral para a constituição do Grêmio Estudantil da EMEF Estação Jaraguá. A chapa QI – Qualidade e Inteligência saiu vencedora com 214 votos! Vejamos a seguir como se deu essa campanha que ocorreu entre os dias 19/08/2019 ao dia 29/08/2019.
Galera presente no debate! 
Campanha Eleitoral 

Inicialmente tínhamos quatro chapas inscritas para a disputa eleitoral: 

- Chapa 1 - Grêmio +;

- Chapa 2 – PJL (Paz, Justiça e Liberdade);

- Chapa 3 – QI – Qualidade e Inteligência;

- Chapa 4 – Lucky.

Porém, no decorrer do caminho duas chapas desistiram por falta de articulação entre os seus participantes, restando na disputa as chapas Grêmio + e QI

Campanha 

Os integrantes das chapas criaram panfletos e cartazes com suas propostas, vídeos para o facebook da escola entre outros eventos, fazendo uma campanha interessante de abordagem corpo a corpo com os colegas da escola em busca do voto, já que não era permitido fazer campanha em sala de aula para não atrapalhar o andamento das aulas.




Debate 

No dia 29/09/2019 foi realizado o Debate Propositivo entre três representantes das Chapas QI e Grêmio +. Os organizadores do debate elegeram três temas para nortear o evento: Esporte/Lazer, Convivência e Cultura. As propostas de ambas as chapas foram apresentadas pelos integrantes que responderam questões dos estudantes sobre a viabilidade de seus programas. Para a escolha dos nomes, a chapa Grêmio + fez uma brincadeira com o símbolo do time de futebol e a instituição escola, enquanto a chapa QI – Qualidade e Inteligência - representa as ideias norteadoras do trabalho das estudantes que compõem a chapa. 
Chapa QI falando de suas propostas.
Chapa Grêmio + falando de suas propostas





















Eleição 

No dia 30/09/2019 foi realizada a votação com os eleitores: os estudantes dos quintos aos nonos anos. Tivemos a possibilidade de utilizar uma urna eletrônica cedida pelo Cartório Eleitoral do Jaraguá, tornando o processo mais seguro e eficiente.


Resultado final 

O resultado final consagrou a Chapa QI como vencedora, contabilizando 214 votos contra 158 da Chapa Grêmio +. Assim sendo, o Grêmio Estudantil da EMEF Estação Jaraguá será composto pelas integrantes da Chapa QI.

Chapa QI numa virada impressionante venceu a eleição do Grêmio Estudantil! 
Próximos passos
Em breve a chapa vencedora tomará posse do Grêmio Estudantil para que seja estruturado um calendário de atividades a serem desenvolvidas na EMEF Estação Jaraguá. Parabéns a todas e todos que se envolveram nesse lindo processo da democracia! Abraços e até breve!

Robson e Renato chegando na escola com a urna! 
Estudantes na fila esperando o momento da votação! 
A urna eletrônica propiciou segurança e agilidade na votação! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário