quarta-feira, 10 de junho de 2020

Primeira Prosa Geográfica

Texto: Henrique, Tati e Tuwilê

Introdução


A PROSA GEOGRÁFICA nasce da necessidade de entrarmos em contato com os estudantes em meio a pandemia do Covid 19. Nós professores de Geografia Henrique e Tuwilê desenvolvemos essa roda de conversa com os estudantes dos sextos anos e dos sétimos anos, trabalhando três temáticas – A Situação Atual, a Geografia e um Brinquedo / Objeto querido.

Mafalda e a diversidade mundial - Fonte:  Revista Gestão Universitária
 

- Situação atual – Iniciamos com uma roda de conversa com os estudantes sobre a situação atual e suas dificuldades em relação ao Google sala de aula. No caso dos sextos anos foi relatado algumas dificuldades em algumas atividades e também em relação a questão do acesso, que as vezes trava por conta da internet, porém mesmo assim estão conseguindo desenvolver as atividades. Relataram também a questão do medo do coronavírus. Já os estudantes dos sétimos anos estão conseguindo acessar as atividades normalmente. Foi relatado por um estudante que duas matérias não está conseguindo acesso, o caso foi repassado para a coordenação. Por fim, os estudantes dos sétimos anos apontaram a necessidade da continuidade de utilização da plataforma mesmo após o retorno das atividades presenciais, ou seja, vemos um caminho interessante para ampliação do ensino híbrido.

- Geografia - Na segunda parte abordamos um pouco as atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Geografia com os sextos anos, partindo dos vídeos e questões que colocamos na plataforma Google Sala de Aula. Em seguida, falamos um pouco das mudanças que ocorreram no centro do Jaraguá com a construção do viaduto, fruto da reivindicação popular, e as consequentes transformações no espaço geográfico da região. Por fim, respondemos algumas perguntas dos estudantes sobre o impacto dessas mudanças no cotidiano do bairro.

No caso dos sétimos anos, debatemos um pouco sobre a diversidade que cada país apresenta em vários aspectos, tais como a economia, a educação da sua população, a produção de riqueza, etc. Explicamos a atividade do Jogo do País, instigando-os a expandir a criatividade na confecção dos seus países.

Por fim, indicamos o jogo online chamado Cidade em Jogo, no qual eles podem ser prefeito por um dia, compreendendo assim as dinâmicas envolvidas no desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, respondemos algumas questões relacionadas a água e ao momento político do país.

- Brinquedo – Para finalizar nosso encontro, solicitamos que cada estudante pegasse um objeto para falar um pouco sobre ele. Essa atividade teve como objetivo demonstrar a importância da cultura em nossas vidas.

Nos sextos anos, tivemos diversos instrumentos musicais (violão, violino, pandeiro e cavaquinho), histórias em quadrinhos e mangá (Turma da Mônica e Mirai Nikki), controles de videogame (mega drive e play 2) e o Kindle .

Com os sétimos anos, tivemos peças de xadrez, cavalinho de vidro, bola de futebol, violão, playstation 3, mouse, teclado e pandeiro. Todos esses objetos trouxeram lembranças de pessoas queridas e boas alegrias para todos.

O professor Tuwilê encerrou os dois encontros cantando uma música em homenagem a educação e a cultura popular!

Finalizando

Para finalizar a nossa atividade fizemos alguns encaminhamentos:

- Repassar para a coordenadora a questão da demanda dos estudantes por aulas ao vivo – Lembrando que a Prosa Geográfica foi uma ideia conjunta dos professores de Geografia Tuwilê e Henrique - logo não possui caráter obrigatório, porém ficou entendido o desejo dos estudantes por aulas ao vivo;

- Foram indicados alguns sites educativos para auxiliá-los nas dificuldades que foram relatadas;

- Foram indicados aplicativos pelos estudantes – Passei Direto e Brainly – Vamos sugerir para todos os estudantes no mural do Google Sala de Aula;

- Colocamos um tópico no Google Sala de Aula para que os estudantes comentem como foi a nossa Prosa Geográfica.

Pretendemos realizar em breve outros encontros virtuais, afinal apesar da distância, manter o diálogo se faz necessário!

Segue abaixo alguns comentários sem a identificação do estudante:


Print do Google Sala de Aula - Geografia.

Abraços e até a próxima! 

2 comentários: