segunda-feira, 11 de maio de 2020

Trilogia dos Poderes: ALESP

Texto: Henrique Macedo Fotos: Henrique, Donizete, Camila e  Cida.

Parem as máquinas. No ano letivo de 2019, trabalhamos nas aulas de geografia com os sétimos anos A/B/C os três poderes da república no projeto Trilogia dos Poderes. 
Assim sendo, no dia 30/10/2019 fizemos uma visita sensacional com os estudantes dos sétimos anos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, local de trabalho das deputadas e deputados estaduais, complementando assim o trabalho desenvolvido em sala de aula com a dinâmica de produção de leis.
Esta saída pedagógica foi possível graças ao transporte extra que a EMEF Estação Jaraguá obteve da Diretoria de Ensino Pirituba Jaraguá, por conta do projeto Território Jaraguá, que foi vencedor da terceira edição do prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake. 
A visita se dividiu em dois momento: primeiro a parte monitorada pela ALESP e em seguida um encontro especial com a deputada estadual Leci Brandão (PC do B – SP) no seu gabinete!

Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B - SP) nos recebeu no seu gabinete na ALESP

Primeira Parte – Visita Monitorada

Na primeira parte a monitora da ALESP nos levou até a galeria do plenário Tiradentes para acompanharmos o início do pequeno expediente, momento no qual os deputados e deputadas estaduais fazem discursos sobre temas variados. 
Posteriormente, ela nos explicou como funciona a dinâmica do plenário separadamente entre o pequeno expediente e o grande expediente, momento no qual são debatidos projetos de Lei, emendas a constituição estadual, etc. 
Em seguida, andamos com a presença da monitora pelas dependências da ALESP, conhecendo o espaço dos gabinetes, o hall de entrada e o espaço de exposições.

Estudantes da EMEF Estação Jaraguá visitam o Hall de Entrada da ALESP

Estudantes da EMEF Estação Jaraguá acompanham o pequeno expediente no plenário Tiradentes na ALESP
Segunda parte – Encontro com a deputada estadual Leci Brandão (PC do B -SP) 

Para complementar a saída pedagógica vi a necessidade de um encontro com alguma deputada estadual que tenha um trabalho relevante ligado as causas populares. Dessa forma, consegui agendar esse encontro com a deputada estadual Leci Brandão do PC do B de São Paulo. 
Ela possui uma extensa carreira musical com cerca de 25 álbuns gravados, além de ter sido a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira no Rio de Janeiro na década de 1970. 
Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita e reeleita em 2014 e 2018.
Como parlamentar, Leci Brandão dedica-se especialmente à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições de matriz africana e à defesa da cultura popular brasileira.
Segunda deputada negra da história da ALESP, Leci também levanta a questão das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT. Como deputada, é uma das parlamentares mais presentes na Casa. Participou da Comissão de Direitos Humanos e foi vice-presidenta da Comissão de Educação e Cultura. Já apresentou mais de 100 projetos, tendo 37 leis aprovadas até dezembro de 2018.


O Encontro – Simpatia e otimismo!

Assim sendo, na segunda parte da nossa visita a ALESP, tivemos a incrível oportunidade de visitar o gabinete da deputada Leci Brandão. Num primeiro momento, conversamos com o assessor parlamentar Donizete, que falou da importância do povo ocupar os espaços na ALESP, que notadamente é uma casa legislativa com caráter conservador. 
Em seguida, a deputada Leci Brandão chegou no gabinete, com uma simpatia e otimismo admiráveis ela dialogou com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá, contando um pouco da sua história enquanto mulher negra, artista do samba e lutadora das causas sociais que descrevemos acima. Os estudantes foram instigados pela deputada a valorizarem a sua cultura, o seu local de moradia, seus familiares e a educação, tecendo diversos elogios ao trabalho dos professores e professoras! 
Além disso, ela apontou a necessidade de se preservar as manifestações populares, combatendo o preconceito e as tentativas de criminalização das práticas do povo, tais como o funk, estilo musical muito popular entre os jovens da periferia. 
Em suma, foi um momento muito rico de aprendizado, elevando de forma significativa o projeto Trilogia dos Poderes, que visa trabalhar os três poderes da república e a estrutura político administrativa de um país tão complexo quanto o Brasil, através de metodologias ativas, tanto na sala de aula com dinâmicas variadas, quanto em saídas pedagógicas para espaços relevantes da cidade de São Paulo como a ALESP - Assembleia Legislativa da Cidade de São Paulo.


Finalizando
Agradeço ao assessor parlamentar Donizete que prontamente atendeu nosso contato e viabilizou o diálogo com a deputada estadual Leci Brandão, mesmo num momento tenso na casa legislativa, pois em outubro de 2019 começavam as discussões sobre a Reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais.
Donizete acompanhando o encontro
Agradeço imensamente a deputada Leci Brandão, que sempre esteve em toda sua carreira musical e atuação parlamentar vinculada as causas populares, inclusive valorizando o trabalho dos professores e professoras do país. Ainda saímos dessa conversa com um CD autografado de presente! Muito obrigado! 
E por fim, agradeço a professora de história Maria Aparecida da EMEF Estação Jaraguá que participou da saída pedagógica e aceitou minha sugestão para que o ônibus que tínhamos direito fosse utilizado na ida a ALESP. Agradeço também aos estudantes dos sétimos anos pela participação na atividade que foi realizada no contra turno escolar.







Com o CD autografado! 

PS: Fica aqui minha homenagem ao articulador cultural José Soró que infelizmente venho a falecer nessa mesma data! Seu trabalho no território é uma grande inspiração para as atividades que desenvolvo na EMEF Estação Jaraguá! Valeu Soró! #FerveTerritório. 


Abraços e até breve!

José Soró  em evento organizado pela Comunidade Cultural Quilombaque na praça Inácia Dias em Perus. Educador popular,  em seu trabalho Soró buscava instigar as potencialidades dos territórios periféricos da cidade de São Paulo!


Segue mais fotos desse dia

Deputada Estadual Leci Brandão dialoga com os estudantes
Deputada Estadual Leci Brandão houve comentários e perguntas dos estudantes
Chegando na ALESP
Prédio imponente

Exposições

O Palácio 9 de Julho é também um espaço que acolhe manifestações culturais e artísticas diversas. A Alesp sedia exposições sem fins lucrativos de temas e artistas variados ao longo do ano.Para realizar uma exposição no Palácio 9 de Julho, entre em contato com a Divisão de Comunicação Social através do e-mail comsocial@al.sp.gov.br.


Conhecendo os corredores da ALESP




















2 comentários:

  1. Parabéns professor Henrique. Os alunos conheceram uma grande deputada

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho, professor Henrique!
    Admiração pela aguerrida batalha na Educação de qualidade!

    ResponderExcluir