Texto: Henrique, Tuwilê e estudantes dos sextos e sétimos anos da EMEF Estação Jaraguá
Geografizar na rua esse é o nosso lema. Fazer falar o território como diria o geógrafo Milton Santos. Tensionando a educação arcaica !
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
Prosa Geográfica Final
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Prosa Geográfica – Consciência Negra
Texto: Henrique e Tuwilê
Falamos um pouco sobre o novembro negro e importância de debater o passado, o presente e o futuro da população negra brasileira para que nos tornemos uma sociedade melhor.
Aproveitamos também a música “O mar” do artista BA Kimbuta para refletir sobre a travessia forçada da população africana nos Navios Tumbeiros em direção ao Brasil.A última Prosa Geográfica será no dia 09/12/2020 quarta feira que vem às 11 horas, na qual faremos uma pequena confraternização e refletiremos sobre como foram nossos encontros e o que poderemos fazer em 2021. Bons estudos e até lá.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Prosa Geográfica - Compilado
Segue o link de todas as Prosas Geográficas que foram realizadas em 2020
Décima Primeira Prosa Geográfica
Décima Segunda Prosa Geográfica
Décima Terceira foi o Sarau
Prosa Geográfica - Consciência Negra
12° Prosa Geográfica - Apresentação desenhos sobre a cidade
Texto e imagem: Henrique Macedo
Na décima segunda Prosa Geográfica as estudantes apresentaram seus desenhos sobre a cidade, trazendo discussões diversas sobre o espaço público, o meio ambiente, etc. Contamos também com a presença do Professor Pedro Henrique e da estudante Maria Luiza do Instituto Federal.
Print ao final das apresentações |
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
11° Prosa Geográfica - A importância dos espaços públicos na cidade
Introdução
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Décima Prosa Geográfica - Guiniver Santos
Nesta terça feira na nossa “Décima Prosa Geográfica”, recebemos uma convidada especial: a escritora Guiniver Santos.
https://www.instagram.com/guigapreta/
Sarau Elo da Corrente
https://www.facebook.com/ElodaCorrentesarau/
https://www.instagram.com/sarauelodacorrente2007/
Banda Alafia
https://www.instagram.com/alafiaoficial/?hl=pt-br
https://www.facebook.com/aifalaalafia/,
https://www.youtube.com/results?search_query=+banda+alafia
Slam do Pico
https://www.facebook.com/SLAM-do-PICO-278835779679692/
https://www.instagram.com/slamdopico/
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Nona Prosa Geográfica - Reflexões sobre a África
Na nossa Nona Prosa Geográfica, juntamos os sextos e sétimos anos para falar sobre a África
Abertura
O professor Tuwilê começou a Prosa Geográfica com duas questões para refletirmos:
- O que é a África ?
- Qual a nossa visão sobre a África?
Alguns estudantes responderam que era um país com muita pobreza.
Em seguida, o professor Tuwilê começou a explicar que não era bem assim. Na verdade a África é um continente (conjunto de países) com uma diversidade cultural, paisagística e econômica enorme com diversas histórias. Ou seja, dentro desse rico continente temos diversas Áfricas.
O professor Tuwilê comentou sobre o perigo de uma história única, conforme aponta a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie |
Segunda Parte
Na segunda parte, o professor Henrique apresentou questões relacionadas ao Pan Africanismo, a criação da Organização da Unidade Africana (1963 - 1999) e a União Africana ( 2002 - presente).
O Pan Africanismo é um movimento mundial que visa encorajar e fortalecer os laços de solidariedade entre todos os grupos éticos da diáspora de ascendência africana. Ele está presente nas ações de diversas pessoas pelo mundo, como o ativista pelos direitos civis nos EUA Malcon X e o político e ativista dos direitos humanos e civis no Brasil Abdias Nascimento, dentre outros.
A Organização da Unidade Africana (1963 - 1999), nasce em Adis Abeba, capital da Etiópia, com o objetivo de criar uma África livre, unida e com o controle do seu próprio destino.
Em 2002, em substituição a Organização da Unidade Africana, é criada a União Africana, formada pelos 55 países do continente, com objetivos diversos:
- Alcançar uma maior unidade e solidariedade entre os países africanos e seu povo;
- Defender a soberania, integridade territorial e independência dos seus Estados Membros;
- Promover a paz, segurança e estabilidade no continente;
- Promover princípios e instituições democráticas, participação popular e boa governança.
Essa organização criou a Agenda 2063, com uma série de políticas que devem ser realizadas de forma integrada para elevar a qualidade de vida no continente africano:
- Passaporte Africano para a livre circulação de pessoas;
- Instituições Financeiras Africanas;
- Área de Comércio Livre do Continente Africano;
- Grande Museu Africano – protegendo o patrimônio cultural do continente;
Nos links abaixo, você pode encontrar maiores informações sobre a União Africana e a Agenda 2063
Finalizando
Encerramos nossa Nona Prosa Geográfica com um convite. No dia 07/10/2020 às 11 horas, receberemos a escritora Guiniver Santos para conversar sobre Literatura Periférica e os Saraus. Veja o vídeo dela abaixo! Abraços e até a próxima! #Geografia2020 #ProsaGeográfica
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Oitava Prosa Geográfica – Continuação apresentação temática África
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Sétima Prosa Geográfica - Apresentações temáticas
Cartaz Sétima Prosa Geográfica |
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Sexta Prosa Geográfica - Apresentação Temática
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Reunião On Line Espaço Semear - Ático EMEF Estação Jaraguá - parte 2
Resumo da Reunião com as professoras do fundamental 1 – 1° ao 5° ano
Na primeira reunião a equipe Ático apresentou o trabalho que já foi desenvolvido até o momento com as oficinas e o consequente projeto da rampa.
Comentamos um pouco que a visibilidade do projeto Território Jaraguá a partir do prêmio do Instituto Tomie Ohtake possibilitou a busca por essa parceria com o curso de arquitetura de uma importante instituição pública: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
Foram realizados comentários diversos a respeito de atividades que já foram realizadas no Espaço Semear e sobre a segurança do espaço.
Comentamos que ocupar o espaço aumentará a sua segurança, dando como exemplo a Ocupação Artistica Canhomba realizada em Perus pelo Grupo Pandora de Teatro num espaço abandonado da prefeitura de São Paulo, que hoje virou a sede do grupo, oferecendo diversas atividades para a população.
Segue algumas propostas que foram levantadas:
Propostas:
- Construção de um Formulário com o histórico do que já fez, problemas que vê no espaço e propostas;
- Construção de um banheiro.
- Apresentação com o diretor regional com vistas a buscar recursos.
Referências:
https://www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba
https://www.facebook.com/grupopandora.deteatro/
ATA Segunda Reunião - Ensino Fundamental 2
ATA DA REUNIÃO ON-LINE 13-08-2020
FUND II
Os alunos do Instituto Federal, que fazem parte da Equipe Ático iniciaram a apresentação do Projeto desenvolvido em parceria com a escola. Disseram que o projeto iniciou em Maio de 2019. Foram realizadas oficinas com os alunos dos 7º anos, turmas do professor Henrique Macedo, para saber a visão deles sobre o Espaço Semear, o que poderia ser implementado naquele espaço e sobre acessibilidade. Destas oficinas e conversas com a equipe gestora, chegou-se a um projeto de rampa de acesso ao Espaço Semear feito pelo pátio interno da Unidade. Além deste projeto, foram apresentados os esboços de áreas de convivência. O objetivo do projeto é envolver todos os alunos da escola e professores para que o projeto tenha a contribuição de toda a comunidade escolar. Os professores elogiaram o projeto e se disponibilizaram a realizar parcerias com os alunos do Instituto Federal assim que retornem as aulas presenciais. Em reunião anterior com os professores do período da tarde, foi sugerida a elaboração de um formulário para ser respondido pelos professores e alunos com sugestões para o Espaço Semear. O professor Henrique, a professora Tatiani e os alunos do Instituto Federal ficaram responsáveis por elaborar o questionário. Foi sugerida uma nova reunião com a equipe escolar e a equipe Ático para discutir as respostas do questionário. Nada mais tendo a tratar, encerrou-se a reunião.
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
Quinta Prosa Geográfica - Sistema Único de Saúde (SUS)
Texto: Henrique e Tuwilê Imagem: Henrique
Sextos anos e sétimos anos
- Na primeira parte, da Quinta Prosa Geográfica explicamos o nascimento do Sistema Único de Saúde - SUS partindo das propostas que foram desenvolvidas durante a Oitava Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 e que contou com intensa participação popular.
- Em seguida, apresentamos os princípios ideológicos do SUS – Sistema Único de Saúde que foi criado em 1988 durante a Constituinte, comparando-os com a situação de desigualdade de atendimento que existia na época da Ditadura Militar:
Universalização – Direito de todos;
Equidade – Tratar diferentemente os desiguais, pois cada doença envolve um tipo de tratamento;
Integralidade – Promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e a reabilitação.
E os princípios organizativos:
Regionalização e hierarquização – Organização em níveis crescentes de complexidade;
Descentralização e comando único - Descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo e para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, onde cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade;
Participação popular – Realizada no cotidiano do sistema através dos Conselhos e das Conferências de Saúde.
- Em seguida, falamos sobre a produção de vacina e a concorrência entre os laboratórios farmacêuticos, pensando na seguinte questão: Será que ficaremos presos a busca pelo lucro em relação a produção da vacina ?
Diversas questões foram colocadas pelos estudantes, como a volta as aulas, a origem do vírus, problemas relacionados a alimentação, etc.
- Por fim, colocamos a proposta para que os estudantes desenvolvam os temas na Sétima Prosa Geográfica. Foram indicados os seguintes temas pelos sextos anos:
- Política;
- Escola;
- Covid 19
- Amazônia;
- África;
- Desmatamento.
E os seguintes temas para os sétimos anos:
- Banimento do Tik Tok em alguns países;
- Pico do Jaraguá;
- O crescimento da indústria de jogos;
- Ozônioterapia.
Portanto, os estudantes devem escolher um dos temas, pesquisar algo a respeito dele, e apresentar para nós na Sétima Prosa Geográfica, que será realizada no dia 12/08/2020 às 11 horas com os sextos anos e no dia 19/08/2020 às 15 horas com os sétimos anos. Até lá
Referências
8ª Conferência Nacional de Saúde: quando o SUS ganhou forma
Em 1986, foram lançadas as diretrizes para a construção de um sistema descentralizado e único. Saúde é vista como dever do Estado.
Princípios do SUS
https://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus .
.
#Geografia2020 #ProsaGeográfica #EMEFEstaçãoJaraguá
segunda-feira, 27 de julho de 2020
Quarta Prosa Geográfica
Na Quarta Prosa Geográfica dialogamos com os estudantes sobre como a pandemia da Covid 19 afeta as periferias (sexto ano) e o mundo (sétimo ano).
Cartaz da Quarta Prosa Geográfica. Divulgamos no Google Sala de Aula e nos grupo de Whatsapp para os estudantes |
Questionário Fato ou Fake Corona Vírus
https://dorconsultoria.com.br/coronavirus/quiz/
segunda-feira, 13 de julho de 2020
3 anos
Ótimo dia para Início de Exercício |
Depois de um longo processo é hora de tomar posse! 13/07/2017! |
Tomei posse no dia 13/07/2017, logo estava no recesso. A primeira aula na EMEF Estação Jaraguá ocorreu no dia 25/07/2017. Nessa foto, homenageamos o ex presidente Lula, responsável pela ampliação do acesso ao ensino superior no país, possibilitando assim a melhoria de vida de milhões de pessoas da classe trabalhadora! Foto: Estudante do oitavo ano B - 25/Julho/2017 |
quarta-feira, 8 de julho de 2020
Terceira Prosa Geográfica
- Norma;
- Contexto;
- Exceção.
Jaraguá é Guarani | Sônia Ara Mirim | Coletivo Salve Kebrada
Visita ao lago da Aldeia Itakupé -Atrás da Pedra
Oz Guarani - O índio é forte
quarta-feira, 1 de julho de 2020
Segunda Prosa Geográfica
Cartaz da Segunda Prosa Geográfica - Geógrafo Milton Santos, jovem protestando e grafite da Dandara de Palmares |
quarta-feira, 10 de junho de 2020
Primeira Prosa Geográfica
Mafalda e a diversidade mundial - Fonte: Revista Gestão Universitária |
- Situação atual – Iniciamos com uma roda de conversa com os estudantes sobre a situação atual e suas dificuldades em relação ao Google sala de aula. No caso dos sextos anos foi relatado algumas dificuldades em algumas atividades e também em relação a questão do acesso, que as vezes trava por conta da internet, porém mesmo assim estão conseguindo desenvolver as atividades. Relataram também a questão do medo do coronavírus. Já os estudantes dos sétimos anos estão conseguindo acessar as atividades normalmente. Foi relatado por um estudante que duas matérias não está conseguindo acesso, o caso foi repassado para a coordenação. Por fim, os estudantes dos sétimos anos apontaram a necessidade da continuidade de utilização da plataforma mesmo após o retorno das atividades presenciais, ou seja, vemos um caminho interessante para ampliação do ensino híbrido.
- Geografia - Na segunda parte abordamos um pouco as atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Geografia com os sextos anos, partindo dos vídeos e questões que colocamos na plataforma Google Sala de Aula. Em seguida, falamos um pouco das mudanças que ocorreram no centro do Jaraguá com a construção do viaduto, fruto da reivindicação popular, e as consequentes transformações no espaço geográfico da região. Por fim, respondemos algumas perguntas dos estudantes sobre o impacto dessas mudanças no cotidiano do bairro.
No caso dos sétimos anos, debatemos um pouco sobre a diversidade que cada país apresenta em vários aspectos, tais como a economia, a educação da sua população, a produção de riqueza, etc. Explicamos a atividade do Jogo do País, instigando-os a expandir a criatividade na confecção dos seus países.
Por fim, indicamos o jogo online chamado Cidade em Jogo, no qual eles podem ser prefeito por um dia, compreendendo assim as dinâmicas envolvidas no desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, respondemos algumas questões relacionadas a água e ao momento político do país.
- Brinquedo – Para finalizar nosso encontro, solicitamos que cada estudante pegasse um objeto para falar um pouco sobre ele. Essa atividade teve como objetivo demonstrar a importância da cultura em nossas vidas.
Nos sextos anos, tivemos diversos instrumentos musicais (violão, violino, pandeiro e cavaquinho), histórias em quadrinhos e mangá (Turma da Mônica e Mirai Nikki), controles de videogame (mega drive e play 2) e o Kindle .
Com os sétimos anos, tivemos peças de xadrez, cavalinho de vidro, bola de futebol, violão, playstation 3, mouse, teclado e pandeiro. Todos esses objetos trouxeram lembranças de pessoas queridas e boas alegrias para todos.
O professor Tuwilê encerrou os dois encontros cantando uma música em homenagem a educação e a cultura popular!
Para finalizar a nossa atividade fizemos alguns encaminhamentos:
- Repassar para a coordenadora a questão da demanda dos estudantes por aulas ao vivo – Lembrando que a Prosa Geográfica foi uma ideia conjunta dos professores de Geografia Tuwilê e Henrique - logo não possui caráter obrigatório, porém ficou entendido o desejo dos estudantes por aulas ao vivo;
- Foram indicados alguns sites educativos para auxiliá-los nas dificuldades que foram relatadas;
- Foram indicados aplicativos pelos estudantes – Passei Direto e Brainly – Vamos sugerir para todos os estudantes no mural do Google Sala de Aula;
- Colocamos um tópico no Google Sala de Aula para que os estudantes comentem como foi a nossa Prosa Geográfica.
Pretendemos realizar em breve outros encontros virtuais, afinal apesar da distância, manter o diálogo se faz necessário!
Segue abaixo alguns comentários sem a identificação do estudante:
Print do Google Sala de Aula - Geografia. |