No último mês de abril os estudantes dos sextos anos A, B e C participaram de
uma saída pedagógica pelo bairro Jardim Bandeirantes, como parte do projeto Território Jaraguá, sendo acompanhados
pelos professores Henrique e Cida e pelo ATE João.
O objetivo do projeto Território
Jaraguá é de compreender as transformações no espaço geográfico do distrito
Jaraguá, através da sua historicidade e conflitos, respeitando a diversidade
individual, dos povos e das culturas que no passado e no presente contribuíram
e contribuem na formação do Território Jaraguá. Assim sendo, os conceitos de
lugar, paisagem e espaço geográfico trabalhados na sala de aula de forma
teórica, são desenvolvidos com melhor profundidade no roteiro efetivado na
saída pedagógica.
Começamos nosso roteiro pela rua Alto do Rio Bravo, chamando
a atenção dos estudantes para a velocidade máxima dessa via : 20 km
.
Isso torna a rua segura para a prática de exercícios físicos pelos moradores do
bairro. A rua é bem arborizada e agradável, guardando uma surpresa interessante
para quem a percorre, um pequeno lago com diversos peixes, denotando que
provavelmente ali próximo ainda exista uma nascente com água limpa. Além disso,
também existe um parquinho e uma quadra onde a criançada se diverte. Um aspecto
negativo notado por nós foi uma certa quantidade de lixo jogado próximo do
parquinho.
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Imagem de Satélite com os pontos de parada do roteito Jardim Bandeirantes |
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Mapa com os pontos de parada do roteito Jardim Bandeirantes |
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Traçado indicativo do roteiro realizado pelo Jardim Bandeirantes |
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Selfie do Laguinho |
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João comentando sobre o lago |
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Selfie do Laguinho |
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Selfie do Laguinho |
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Crianças observando os peixes |
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Peixes do laguinho |
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Selfie do Laguinho |
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Selfie do Laguinho |
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Parquinho e quadra da rua Alto do Rio Bravo |
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Lixo e entulho próximos ao parquinho da rua Alto do Rio Bravo |
Seguindo nossa caminhada pelo Território Jaraguá subimos as escadas rumo ao Morro da Torre. Após
o esforço físico, a grande recompensa, uma bela vista para todos apreciarem.
Nesse momento, podemos trabalhar diversas questões, tais como a forma marcante
que o Pico do Jaraguá se sobressai nessa paisagem, sendo na história de nosso
país um ponto de referência para os viajantes que vinham do interior, como os
povos indígenas ou os colonizadores bandeirantes.
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Com vocês O Senhor do Vale !!! |
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Vista do centro do Jaraguá - Próximo roteiro do projeto Território Jaraguá a ser realizado em julho/2018 |
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Vista do centro do Jaraguá - Próximo roteiro do projeto Território Jaraguá a ser realizado em julho/2018 |
A sabedoria indígena em sua relação de total ligação com a
natureza aponta os nomes do lugares com um significado geográfico muito
interessante. A professora Cida em seu blog História -
Jaraguá
explica o possível significado do nome do nosso distrito:
“A palavra Jaraguá é,
sem dúvida, de origem Tupi - os habitantes mais antigos que conhecemos da
região - mas seu significado não está bem definido. O mais aceito é que o termo
signifique "O Senhor dos Vales" fazendo uma referência ao morro que
domina a região e ponto mais alto da cidade de São Paulo.”
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Geografizando na Rua |
Aproveitando o Morro da Torre, continuamos comentando um
pouco sobre aspectos da paisagem do Jaraguá. Falamos sobre a importância
histórica da atual linha sete rubi, antiga Estrada de Ferro Santos- Jundiaí,
por qual passou toneladas de um produto marcante na história de São Paulo e do
Brasil: o café. Discutimos também o seu novo uso atualmente que é o transporte
de passageiros.
No Morro da Torre temos uma vista de Pirituba também e parte
de outros distritos mais próximos do centro de São Paulo. Foi questionado aos
estudantes para que descrevessem as diferenças nessas paisagens, comparando-se
o centro do Jaraguá e esses outros distritos. Eles perceberam a questão do tipo
de moradia – mais casas no Jaraguá, mais prédios nos outros distritos e a
questão da arborização, pouca mais ao centro e elevada no Jaraguá. Aproveitamos
para descrever brevemente a Mata Atlântica, fato que poderemos aprofundar no
segundo semestre num possível roteiro ao Pico do Jaraguá. Foi comentado também
aspectos físicos como o divisor de águas, o vale que se forma no caminho da
ferrovia e a nomenclatura cunhada pelo geógrafo Aziz Ab’saber que caracteriza
perfeitamente esse domínio morfoclimático: os mares de morros.
Bem como atividade que será executada em breve na sala de aula, para pensarmos o espaço geográfico e as transformações que nele são realizadas pelos seres humanos, adotamos o nome de Piritubão para o enorme terreno que margeia a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e pode ser visto do Morro da Torre. Nela os estudantes proporão suas ideias para aquele espaço, que diga-se de passagem foi comprado por uma construtora e em breve será modificado
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Imagem de satélite do terreno que margeia a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães |
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Imenso terreno que margeia a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
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Seguindo nosso percurso, saímos na rua Por do Sol, sendo
possível nesse lugar comentar sobre os movimentos que nosso planeta realiza : a
rotação – giro em torno do seu eixo que marca a passagem do dia e da noite e a
translação – giro em torno do Sol que marca a passagem do ano e das estações.
Comentamos também sobre o Movimento Aparente do Sol e a possibilidade de saber
a hora através da sua posição e respectiva incidência da nossa sombra. Tudo
isso aproveitando a toponímia – ou seja, os nomes dos lugares.
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Explicação na rua Pôr do Sol sobre os movimentos do planeta Terra. |
Ali próximo adentramos no Campo da Xurupita, comentando
sobre a importância do
futebol de várzea
como alternativa de lazer na cidade de São Paulo, principalmente nas periferias
da capital paulista. O campo também já foi palco de um clipe de funk..
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Campo da Xurupita - Futebol de Várzea presente ! |
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Vitória ! |
Seguindo nosso trajeto subimos a Rua da Natureza até o
encontro com a Rua Thomas Ribeiro Colaço, na qual em um dos dias da caminhada o
carro do Google Street View
passou por nós. Fica a dúvida: será que teremos nossa foto registrada no
famoso aplicativo do Google ? A pesquisar !
Finalizando nossa caminhada paramos no Ponto Elevado (Rua
Armando Braga) para especular quanto a nascente que abastece a lagoa lá embaixo
na rua Alto do Rio Bravo. Por fim retornamos para a Emef Estação Jaraguá.
O
percurso foi efetivado das 9 às 11 e 50 em três dias diferentes:
10/04/2018 - Sexto ano B com 23 estudantes;
23/04/2018 - Sexto ano C com 26 estudantes;
25/04/2018 - Sexto ano A e remanescentes com 35 estudantes.
No total participaram do roteiro 84 estudantes dos sextos anos !
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Lista com os participantes |
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Lista com os participantes |
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Lista com os participantes |
Temos programadas mais duas saídas pedagógicas - Centro do Jaraguá em julho e Pico do Jaraguá em setembro/outubro
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Professora Gilmara - Agora é diretora na cidade de Campinas! |
Agradecimentos – Agradeço
ao ATE João e a Professora Cida que me acompanharam no roteiro elevando o nível
das informações. Professora Gilmara que abraçou a ideia do projeto Território
Jaraguá contribuindo na concepção inicial do projeto. E a todos os
profissionais da EMEF Estação Jaraguá que tiveram sua rotina modificada por
contingência das saídas pedagógicas.
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Selfie do Vivan - Henrique, João e Cida - Território Jaraguá ! |
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É noiz !!! |