Texto: Henrique Macedo
Parem as máquinas! Finalmente chegamos na última postagem do nosso Especial 4 anos de EMEF Estação Jaraguá! Falaremos sobre a Prosa Geográfica! Mas antes um breve histórico pedagógico dessa trajetória. Boa leitura!
No dia 13/07/2017, novas possibilidades se abriram na minha carreira, pois finalmente neste dia assumi o cargo efetivo de Geografia na EMEF Estação Jaraguá, depois de um longo percurso de estudos na graduação no Instituto Federal - Campus São Paulo (IFSP) e posteriormente para o concurso público da Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal de Educação, organizado durante a gestão do prefeito Fernando Haddad ( 2012 - 2016) do Partido dos Trabalhadores (PT).
Esses quatro anos de trabalho pedagógico estão ancorados no trabalho de dois grandes intelectuais progressistas brasileiros: Milton Santos e Paulo Freire e também na obra do comunista italiano Antônio Gramsci.
Milton Santos - O grande geógrafo brasileiro, vencedor do Prêmio Vautrin Lud, o principal da Geografia no mundo, foi responsável por mudar o currículo da matéria, propondo que essa incrível área do conhecimento fosse crítica e ativa, fazendo falar as potencialidades do Território, principalmente das periferias do nosso país, com o objetivo de criar um verdadeiro Projeto Nacional para o Brasil, construindo assim o período popular da história com a hegemonia da nossa rica cultura popular.
Paulo Freire - O mundialmente conhecido educador brasileiro, famoso por alfabetizar adultos em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, em apenas 40 horas no ano de 1963, nos provoca na sua extensa obra a realizarmos uma pedagogia que potencialize as vivências dos estudantes, buscando a superação da condição de opressão em que vivemos, permitindo assim a construção de conhecimento, não a mera e ineficaz transmissão.
Antônio Gramsci - O fantástico comunista italiano, que viveu entre 1891 e 1937 na Europa, nos provoca a construir uma escola que supere a organização burguesa do trabalho, buscando ampliar as potencialidades da classe trabalhadora. Afinal, todos nós somos intelectuais e devemos exercer esse papel na sociedade, defendendo os interesses da classe trabalhadora.
Prosa Geográfica
Em 2020, tivemos um novo desafio pelo caminho. A pandemia da Covid 19 obrigou o fechamento das escolas para contenção da circulação do vírus, evitando assim a superlotação dos hospitais e a perda de mais vidas.
Dessa forma, para que o processo de ensino aprendizagem continuasse durante o ano letivo de 2020, eu e o professor Tuwilê, desenvolvemos a Prosa Geográfica, encontros semanais pelo Google Meet com os estudantes dos sextos e sétimos anos, com o objetivo de conversar sobre temas relevantes da Geografia. No link a seguir temos o compilado desses encontros. Clique nele e boa leitura!
Compilado - Prosa Geográfica -2020
Novidade - Prêmio Paulo Freire - Câmara Municipal de São Paulo
Bem e agora temos uma grande novidade. Em pleno centenário do mestre Paulo Freire, o trabalho desenvolvido na Prosa Geográfica está concorrendo ao prêmio da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo que homenageia o grande educador brasileiro. A previsão do resultado final é Setembro de 2021. A pergunta que não quer calar é a seguinte: E você vai torcer por nós ??
Deixe aí seus comentários e compartilhe nossa publicação!
#OficinaGeográfica4anos #GeografizandonaRua #PauloFreireVive
Finalizando
Agradecemos por você ler e acompanhar nosso trabalho até aqui!
Nesse link você pode ler sobre quando fiz dois anos na prefeitura de SP - Dois anos
Nesse link você pode ler sobre quando fiz 3 anos na prefeitura de SP - Três anos
Por fim, se você chegou ate aqui, você merece um presentinho :D
Clique AQUI e afaste os móveis e cante bem alto \o/ !!!!
Abraços e até a próxima!