sexta-feira, 3 de maio de 2019

Território Jaraguá - Parceria IF SP

Texto: Henrique Macedo  Fotos : Henrique Macedo

Parem as máquinas !!! No último dia 30/04/2019 fechamos uma parceria com o professor Alexandre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia -Campus São Paulo, onde tive a oportunidade de cursar a graduação em geografia. 

Nesse dia,  o professor Alexandre e as estudantes do curso de arquitetura e urbanismo Malú e Fernanda visitaram a escola para dialogar com o diretor Robson e conhecer o Espaço Semear. 

A ideia do Projeto Território Jaraguá - Espaço Semear é um retorno a escola ! Ano passado fizemos o projeto Território Jaraguá com os sextos anos da EMEF Estação Jaraguá pensando o entorno, agora vamos pensar a escola !  





Atualmente, essas turmas fazem parte dos sétimos anos nas aulas de geografia do professor Henrique. O projeto Território Jaraguá venceu o Prêmio Thomie Ohtake. Já gravamos um documentário e  pretendemos investir os R$ 2 mil reais da premiação no Espaço Semear, que apesar de ainda ser pouco conhecido externamente, faz parte do Território Jaraguá ! 

Assim sendo, buscamos fechar parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do IF SP para a confecção de um projeto arquitetônico integrando os desejos dos estudantes dos sétimos anos e os estudantes do ensino superior que fazem extensão com o professor Alexandre, que ao ser procurado pelo professor Henrique prontamente aceitou a ideia !  

Dessa forma, fechamos para o dia 28/06/2019 das 14 as 16 horas uma atividade que envolverá os estudantes dos sétimos anos nas aulas de geografia com a participação do pessoal do IF SP para pensarmos o Espaço Semear ! 
  


Dia 28/06/2019 iremos pensar o Espaço Semear com os sétimos anos ! 
Atualização

Recebemos na segunda feira dia 03/06/2019 para conhecer a EMEF Estação Jaraguá e o Espaço Semear os estudantes Marina e Guilherme que também irão participar da dinâmica com os sétimos anos.




Toda essa galera está ligada a Assessoria Técnica de Interesse à Comunidades Organizadas - ÁTICO, projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo do IF SP. Ou seja, estamos construindo uma importante parceria entre o ensino superior público e a educação básica pública para promover mais um espaço educativo no Território Jaraguá !! Abraços e até breve !

#Geografia2019 #TerritórioJaraguá  #ParabénsMiltonSantos 


Território Jaraguá 2019 - Parque Alcides Motta

Texto: Henrique Macedo Fotos e Video: Henrique Macedo 

Parem as máquinas a Nova Geração do Projeto Território Jaraguá refez a saída pedagógica do centro do Jaraguá até o Parque Alcides Motta, que também foi realizada no ano passado com os sextos anos.

 Porém agora encontramos duas novidades. Na Estação de Trem o mapa foi atualizado graças a carta que enviamos ano passado para a CPTM. Agora nossa escola está no mapa !

E o muro da CPTM possui um novo grafite que dialoga com o Território Jaraguá trazendo representações de uma mulher indígena e uma mulher negra. Ele foi realizado pelo Coletivo Salve Kebrada em parceria com a CPTM.

Esse roteiro foi realizado no dia 11/04/2019 com a participação de 12 estudantes do 6° ano B acompanhados pela professora Cida, professor Henrique e ATE João.

Segue abaixo algumas fotos do dia:

Turma reunida no Parque Alcides Motta 


Conferindo o mapa atualizado com a inclusão da EMEF Estação Jaraguá 
Possível casa de alvenaria mais antiga do Território Jaraguá

Brincando na praça. Equipamentos novos na praça José Alves - ponto final do ônibus Cidade D'Abril

Segue mais algumas fotos :


EMEF Estação Jaraguá dialogando com o Território

Em breve teremos novos roteiros. Mas claro não faltará o clássico Pico do Jaraguá em setembro começo da primavera ! 

O marco do Território Jaraguá. Em breve, retornaremos ao Pico do Jaraguá ! 
Para finalizar um pequeno vídeo no gira gira. Por que brincar faz parte do aprendizado! 



Dandara - Quilombo de Palmares 



#TerritórioJaraguá2019  #NovaGeração  #MelhorQueMalhação






Dia de Visita – O que é Slam ?

Texto: Henrique Macedo Revisão: Geóh  Fotos e vídeo: Sandra Santella

No último mês de abril ( 09/04/19 – terça feira) recebemos no oitavo ano D na EMEF Estação Jaraguá  os artistas Geóh (Geovanni) , Patricia Muniz e Sujesto para falar sobre SLAM e a Batalha da Rubi. Esse foi o nosso primeiro  Dia de Visita de 2019 !  

Galera reunida para o Dia de Visita
Primeiramente, Geóh explicou para os estudantes que o SLAM é uma competição de poesias autorais. Por exemplo, na sala de aula Patricia e Sujesto declamaram uma poesia que foi avaliada pelos cinco jurados escolhidos entre os estudantes. Segue abaixo um vídeo desse momento:


Em seguida, Geóh explicou que a nota mais alta e a nota mais baixa não contam para a pontuação final dos poetas. Lembrou também que na nossa região existe o Slam do Pico. Utilizamos o grito de guerra dele na nossa atividade: 

Finalizando nossa atividade, Geóh falou um pouco da Batalha da Rubi, competição de Mcs que ocorre toda segunda feira a partir das 19 :30 em frente a Estação Vila Aurora da CPTM. Interessados é só chegar que serão bem vindos. 

Esse Dia de Visita ocorreu no âmbito do Projeto Digitimed da PUC/SP sendo a professora Sandra Santella a responsável pela participação dos estudantes da EMEF Estação Jaraguá nesse projeto. 

E também faz parte do Projeto Transformações e Memórias do Território das aulas de geografia no oitavo ano D que visam compreender melhor o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem/ Jaraguá Perus nas múltiplas escalas de análise da geografia trabalhando a metodologia do inventário participativo do IPHAN.

Obrigado a todos e até breve !

Cartaz do Dia de Visita feito pelo Professor Henrique. Ano passado tivemos a visita na nossa escola do pessoal da ETEC Jaraguá e do IF SP e o professor Marcio para falar sobre o Movimento Lixão Não!