domingo, 29 de setembro de 2019

Território Jaraguá - Pico do Jaraguá - Macunaíma!

Texto: Henrique Macedo Fotos e Vídeo: Tatiani Ribeiro, Henrique Macedo e Maria Aparecida

“Ai, que preguiça!”. Substituímos nosso grito tradicional pela famosa frase do nosso herói sem nenhum caráter, o saudoso Macunaíma, para iniciarmos essa postagem especial sobre o Território Jaraguá – Nova Geração – Pico do Jaraguá.


No Topo do Pico do Jaraguá - 1.135 metros de altitude -  Macunaíma passou por aqui!
Pelo segundo ano consecutivo visitamos com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá o Parque Estadual do Pico do Jaraguá com o objetivo de conhecer melhor a história e a geografia do nosso país a partir dos elementos que encontramos nesse lugar.

Essa saída pedagógica foi realizada no dia 31/08/2019, sábado de reposição de greve, participando estudantes dos sextos anos A e B.

O roteiro da nossa saída pedagógica foi bem parecido com o realizado ano passado, porém com alguns elementos novos.

Roteiro

Nosso roteiro começou pela parte de baixo do Pico, no qual passamos pelo mapa com a indicação das quatro trilhas que existem no lugar, conhecemos o Casarão Histórico do bandeirante Afonso Sardinha, paramos na entrada da Trilha do Silêncio para conhecer a história de luta da menina Jéssica Herculano Nunes, lembramos um pouco do ciclo do ouro no Tanque de Lavagem que ainda existe no parque e por fim paramos na entrada da Trilha do Pai Zé para resgatar nosso herói brasileiro Macunaíma. A professora Cida criou um Caderno de Campo com diversas atividades para que os estudantes aproveitassem melhor as informações da saída pedagógica.

Na chegada ao Pico do Jaraguá os estudandes observam o Lago do Parque
Tanque de ouro no Pico do Jaraguá - conhecendo um pouco a história do Brasil
Na Trilha do Pai Zé em meio a Mata Atlântica

Estudantes da EMEF Estação Jaraguá observam um animal na Trilha do Pai Zé no Pico do Jaraguá

O herói sem nenhum caráter

“Ai, que preguiça!” “Ai que preguiça!”. Antes de começar a Trilha do Pai Zé em direção ao topo do Pico do Jaraguá, relembramos um pouco a história do nosso herói Macunaíma e sua exclamação clássica!

Mario de Andrade traz na sua rapsódia “Macunaíma” diversas referências à cultura brasileira, compondo um verdadeiro clássico da literatura brasileira. Inclusive num trecho do livro o herói sem nenhum caráter passa pelo Pico do Jaraguá e observa a cidade de São Paulo. Assim sendo, inspirados nessa obra fizemos a Trilha do Pai Zé conhecendo um pouco mais as características da Mata Atlântica que recobre o Território Jaraguá.

Topo do Pico

Incrível - 1.135 metros de altitude acima do nível do mar anota a placa no Mirante do Pico do Jaraguá. E lá em cima, no ponto mais elevado da cidade de São Paulo, gritamos o clássico grito do nosso herói Macunaíma! “Ai que preguiça!”




Analisando a paisagem localizamos a Aldeia Guarani no pés do pico, o Morro da Torre e a EMEF Estação Jaraguá no Jardim Bandeirantes, além de compararmos um pouco as diferenças nas paisagens da parte mais central da cidade de São Paulo com o Jaraguá. Por fim, alguns estudantes subiram as escadas da antena e lá localizamos nossa próxima parada: o CEU Vila Atlântica no evento o CEU É Noiz no dia 21/09.

Observando a paisagem no topo do Pico do Jaraguá
Caderno de Campo Especial confeccionado pela professora Cida 

O trajeto foi realizado de transporte público!


Finalizando
Participaram estudantes dos sextos anos A e B e estudantes do 8 ano C.

Galera reunida se preparando para sair

Os estudantes foram acompanhados pelas seguintes pessoas:
- Cida – Prof de História;
- Cláudia – Prof de Ed. Física;
- Henrique - Prof de Geografia;
- João – Agente Técnico Educacional;
- Tati – Prof da Sala de Informática;
- Marlene – Mãe do Estudante Daniel;
- Paula – Mãe da Estudante Sophia.

A clássica Selfie do Banco retorna com mais pessoas! 
Hora da parada para um lanche
E uma brincadeira! "Ai Que preguiça!" 

Abraços e até a próxima!
#TerritórioJaraguáNovaGeração #Aiquepreguiça!

Caderno de campo na mãos é hora de Geografizar na Rua! 

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Dia de Visita - Alicerce Cultural

Texto: Henrique Macedo Fotos e Vídeo: Henrique Macedo 

Parem as máquinas! Recebemos no sábado 24/08/2019 os jovens  Geóh (Geovanni Perreira), Bonna (Felipe Augusto de Oliveira), Motta (Matheus Ramos Martins) e Diaxz (Vitor Dias) do Projeto Alicerce Cultural para dialogar com os estudantes da EMEF Estação Jaraguá sobre a cultura Hip Hop. 
História 
Nossa conversa iniciou-se com a história do Movimento Hip Hop que nasceu no Bronx bairro periférico predominantemente de moradores negros da cidade de Nova Iorque, que por meio de diversas formas de expressão denunciavam a repressão e o racismo que sofriam, além de darem maior visibilidade a cultura afro americana de uma forma geral. Esse movimento cultural cresceu e influenciou jovens em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Basicamente o Hip Hop possui 5 elementos: 
Grafite; 
Mcs; 
Break; 
DJ; 
Conhecimento. 
Sendo este último elemento incluído posteriormente por Afrika Bambata.

Batalha de Rima 
Continuando nossa atividade os convidados explicaram o que era uma Batalha de Rima para nossos estudantes, chamando-os a participarem eles próprios de uma batalha. E assim nasceu a Batalha do Bandy. 

Thiago X Ricardo na Batalha do Bandy! 

Slam
Posteriormente a Batalha de Rima (que demos o nome de Batalha do Bandy em referência ao Jardim Bandeirantes principal bairro atendido pela nossa escola no distrito do Jaraguá), a galera do Alicerce Cultural apresentou o Slam para nossos estudantes, convidando cinco deles para serem jurados da competição de poesias. Vejam o vídeo abaixo da bela e provocativa poesia do Diaxz que venceu a disputa:   


Depoimento 
Em seguida, o Mc Motta falou um pouco sobre a questão do bullyng na época de escola e como a Batalha de Rima e o rap foram importantes alicerces para que ele superasse os problemas psicológicos que essa prática causaram nele. 

Finalizando 
Agradeço a presença dos jovens do Alicerce Cultural, projeto patrocinado pelo Alicerce Educação. Inclusive o Geoh já esteve presente esse ano em nossa escola para uma atividade com o oitavo ano D e os estudantes do Projeto Digitimed PUC/SP. Clique aqui para ler essa postagem. 

Participaram dessa atividade os seguintes estudantes e professores: 
5°B
Rian; 
Wendel; 
Isabella;
Guilherme. 
7°B
Katherine;
Ricardo.
7°C
Merilyn;
Raquel;
Tiago.
9°A 
Gabriel;
Guilherme de Oliveira;
Pedro Henrique;
Kaylane Oliveira;
Sabrina Bento.
Professores 
Henrique - Geografia; 
Cida - História;
Cláudia - Ed Física;
Renato - Assistente de Direção.
Abraços e até breve
#DiadeVisita #Geografia2019 #BlogOficinaGeografica #PatrocinadoporAntônioGramsci

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Grêmio Estudantil – Processo Eleitoral

Texto: Henrique Macedo Fotos e Vídeos: Sandra Santella e Henrique Macedo

Parem as máquinas! No último dia 30/08/2019 encerrou-se o processo eleitoral para a constituição do Grêmio Estudantil da EMEF Estação Jaraguá. A chapa QI – Qualidade e Inteligência saiu vencedora com 214 votos! Vejamos a seguir como se deu essa campanha que ocorreu entre os dias 19/08/2019 ao dia 29/08/2019.
Galera presente no debate! 
Campanha Eleitoral 

Inicialmente tínhamos quatro chapas inscritas para a disputa eleitoral: 

- Chapa 1 - Grêmio +;

- Chapa 2 – PJL (Paz, Justiça e Liberdade);

- Chapa 3 – QI – Qualidade e Inteligência;

- Chapa 4 – Lucky.

Porém, no decorrer do caminho duas chapas desistiram por falta de articulação entre os seus participantes, restando na disputa as chapas Grêmio + e QI

Campanha 

Os integrantes das chapas criaram panfletos e cartazes com suas propostas, vídeos para o facebook da escola entre outros eventos, fazendo uma campanha interessante de abordagem corpo a corpo com os colegas da escola em busca do voto, já que não era permitido fazer campanha em sala de aula para não atrapalhar o andamento das aulas.




Debate 

No dia 29/09/2019 foi realizado o Debate Propositivo entre três representantes das Chapas QI e Grêmio +. Os organizadores do debate elegeram três temas para nortear o evento: Esporte/Lazer, Convivência e Cultura. As propostas de ambas as chapas foram apresentadas pelos integrantes que responderam questões dos estudantes sobre a viabilidade de seus programas. Para a escolha dos nomes, a chapa Grêmio + fez uma brincadeira com o símbolo do time de futebol e a instituição escola, enquanto a chapa QI – Qualidade e Inteligência - representa as ideias norteadoras do trabalho das estudantes que compõem a chapa. 
Chapa QI falando de suas propostas.
Chapa Grêmio + falando de suas propostas





















Eleição 

No dia 30/09/2019 foi realizada a votação com os eleitores: os estudantes dos quintos aos nonos anos. Tivemos a possibilidade de utilizar uma urna eletrônica cedida pelo Cartório Eleitoral do Jaraguá, tornando o processo mais seguro e eficiente.


Resultado final 

O resultado final consagrou a Chapa QI como vencedora, contabilizando 214 votos contra 158 da Chapa Grêmio +. Assim sendo, o Grêmio Estudantil da EMEF Estação Jaraguá será composto pelas integrantes da Chapa QI.

Chapa QI numa virada impressionante venceu a eleição do Grêmio Estudantil! 
Próximos passos
Em breve a chapa vencedora tomará posse do Grêmio Estudantil para que seja estruturado um calendário de atividades a serem desenvolvidas na EMEF Estação Jaraguá. Parabéns a todas e todos que se envolveram nesse lindo processo da democracia! Abraços e até breve!

Robson e Renato chegando na escola com a urna! 
Estudantes na fila esperando o momento da votação! 
A urna eletrônica propiciou segurança e agilidade na votação!