quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Dia de Visita - Movimento Lixão Não !

Texto: Henrique Macedo Fotos: Sandra Santella

Parem as máquinas !!!!!!!!!!

No final do mês de Setembro tivemos o prazer de receber na EMEF Estação Jaraguá o ex gestor do CEU Perus Marcio Antônio para conversar com os estudantes do oitavo ano C sobre o Movimento Lixão Não! 


Na década de 2000, a população de Perus se mobilizou para que o Lixão de Perus – atual Aterro Sanitário Bandeirantes fosse desativado completamente e para que um novo lixão na região do Parque Anhanguera não fosse construído. 

Diversas atividades foram realizadas, envolvendo a população do distrito na causa. Inclusive um evento na Praça Inácio Dias na saída da Estação de trem Perus que você pode conferir no video ao final do texto. 

Marcio lembrou de algumas passagens interessantes dessas mobilizações, tais como o dia que a população fechou todas as saídas de Perus na parte da manhã como forma de protesto, inclusive a estação de trem, utilizando-se de rojões para avisar que era hora da mobilização. Lembrando que na época não existiam redes sociais para facilitar a comunicação.


Outro protesto significativo que a população de Perus fez foi levar seu lixo na Secretária da Prefeitura no centro de São Paulo se vingando do sofrimento diário das dezenas de caminhões de lixo que passavam pelo distrito em direção ao Lixão de Perus. 

Marcio falou com os estudantes também da mobilização pela reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus com vistas a se criar um Centro de Memória e Lazer do Trabalhador e uma Universidade Livre e Colaborativa fruto histórico da Greve dos Queixadas, trabalhadores da fábrica que fizeram uma longa greve na década de 60. 


Os estudantes, interessados no tema, questionaram o que poderia ser feito no atual terreno do Lixão de Perus, que foi desativado em 2007 após as intensas mobilizações, inclusive com a população se acorrentando nos portões do Lixão, impedindo a entrada dos caminhões.

Especulamos que daqui cerca de 30 anos, quando o terreno se estabilizar e o lixo parar de produzir gases poderemos ter ali um parque ou uma universidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da região. 

Em suma, tivemos um encontro muito produtivo com o Marcio Antônio, descrevendo um pouco dessa importante mobilização popular que ocorreu no distrito vizinho ao Jaraguá. 

Participaram da nossa conversa o diretor Robson e os asssistentes de direção Renato e Sandra. 

Agradeços a todos por mais esse Dia de Visita

Abraços e até breve !

Em 2006 a população de Perus utilizou rojões como forma de comunicação para a mobilização!
Tive o prazer de entrevistar o Marcio no meu TCC em 2014. Clique aqui para ler essa entrevista
Video com atividade cultural na praça pelo fechamento do Lixão de Perus  ! 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Museu do Tribunal de Justiça

Texto: Advogada Talita Cristina Di Fabio  Introdução, revisão e conclusão: Professor Henrique Macedo  Fotos: Monitor do Museu Fernando e Professor Henrique 

Introdução

Ai de mim !! Ai de mim !!! Provocações !!! Começamos essa postagem sobre a saída pedagógica ao Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo com o famoso gemido grego utilizado por Antônio Abujamra em seu programa Provocações. Afinal falar do poder judiciário no Brasil é uma grande provocação ! 

Essa foi a segunda saída pedagógica  oferecida para o sétimo ano A trabalhando o conteúdo das aulas de geografia (os três poderes da república). Ela foi realizada no dia 20/09/2018. A primeira saída foi realizada no primeiro semestre na  Câmara Municipal de São Paulo

Participaram dessa saída pedagógica as alunas Bruna Miranda, Geovanna Santos, Giovanna Nunes, Sthefany dos Santos,Vitória Messora e o aluno João Paulo acompanhados do professor Henrique e da agente técnica da educação e advogada Talita Cristina Di Fabio que relatou no texto abaixo o que foi visto nesse dia:  

O quadro atrás de nós é uma réplica da pintura Escola de Atenas do renascentista italiano Rafael

O que é Direito?

Começamos a saída pedagógica discutindo o que é o Direito ? 

O Direito é o conjunto das normas gerais e positivas, que regulam a vida social. Direito positivo é o ordenamento jurídico em vigor num determinado momento e numa determinada época. 

O Direito existe desde os primórdios da humanidade, embora diferente de como conhecemos hoje, é perceptível o fato que todos os povos tiveram suas regras de conduta e proibições na vida em sociedade. Podemos citar as tribos indígenas (antigas e atuais), com suas regras de conduta e punições para os membros que as descumprissem . 

A finalidade do Direito é impor regras de convívio em sociedade. É estabelecer limites que possibilitem a paz e a harmonia dentro de um grupo social. Direito e justiça são coisas diferentes. A justiça é o ideal do Direito. O mero cumprimento de uma lei não significa a realização da justiça. O escopo do Direito é a pacificação de conflitos. 

O Direito é dividido entre público e privado. Direito Público é o direito que regula as relações do Estado com outro Estado, ou as do Estado com os cidadãos. Direito Privado é o direito que disciplina as relações entre os indivíduos como tais, nas quais predomina imediatamente o interesse de ordem particular. São ramos do Direito Público: Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito Processual, Direito Penal , Direito Previdenciário, Direito Militar, Direito Internacional Público. São ramos do Direito Privado: Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor, Direito Comercial, Direito Internacional Privado.

Poder Judiciário

O Poder Judiciário é um dos três poderes do Estado, sendo responsável pela interpretação e aplicação das leis, além de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais. É constituído por diversos órgãos com diferentes graus de jurisdição (primeira e segunda instância), além de ser dividido entre matérias ou ramos do Direito, a fim de facilitar o trabalho do judiciário. Segue abaixo dois esquemas que ilustram a estrutura do poder judiciário.
Esquemas retirados desse link

Museu do Tribunal de Justiça

Na visita ao Museu do TJ, situado no Palacete Conde de Sarzedas desde 2007, contemplamos vários elementos e costumes do Poder Judiciário Paulista. O monitor Fernando nos mostrou o riquíssimo acervo histórico do museu, composto por móveis, objetos, processos e documentos, quadros, vestimentas e bens arquitetônicos . Os estudantes do sétimo ano A conheceram algumas histórias como a do extinto Tribunal de Relação, do Juiz de Fora e Juiz da Vara, do Crime da Mala, da Revolta Constitucionalista de 1932, além da história de Luiz Gama, importante figura histórica do movimento abolicionista que descrevemos com destaque abaixo:


Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nasceu em Salvador capital do estado da  Bahia, em 21 de Junho de 1830. Foi o primeiro advogado negro do Brasil. Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos. Somente aos 17 anos foi alfabetizado. Era autodidata, conquistou sua liberdade judicialmente. Obteve autorização do império e tornou-se um Rábula, espécie de advogado que, sem formação em Curso Superior, obtém o direito de advogar. Era também poeta e escritor.
Como advogado, foi responsável pela libertação de mais de 500 escravos, que ganharam nos tribunais o direito à liberdade.
Gama morreu de diabetes aos 42 anos, em 24 de Agosto de 1882. Seu cortejo e enterro foi considerado o maior de que há notícias naqueles tempos. Estavam presentes negros humildes, estudantes da Faculdade de Direito, escritores, jornalistas e membros importantes da elite cafeeira paulista, todos prestando a última homenagem e lamentando a morte ao amigo de todos, como era conhecido.
Em 2015, 133 anos após sua morte, ele foi reconhecido como advogado pela OAB.
Placa da OAB em homenagem ao rábula Luiz Gama
Ao final da visita monitorada, obtivemos autorização especial para subir ao mirante do palacete, oportunidade ímpar, pois atualmente é restrita à visitação. O mirante conta com uma vista privilegiada de uma parte do centro de São Paulo.  

No topo do Palacete ! 

Fomos lá em cima ;)

Festa pela chegada ! 

Ao fundo a Igreja da praça da Sé e o prédio do Tribunal de Justiça
Conclusão 
Conhecer o poder judiciário é um dever do cidadão, pois ali é o último resguardo dos seus direitos. Como atividade para todo o sétimo ano A solicitamos uma pesquisa sobre a vida de Luiz Gama figura histórica de grande relevância.  Em sala de aula, antes da visita ao museu fizemos uma dinâmica de Tribunal do Júri. Aproveitamos a saída pedagógica para declarar a "punição" dos "réus" que foram declarados culpados pelo júri escolar. Veja no vídeo abaixo: 

Hora do lanche e da careta! 

Maiores informações acesse esse link
Abraços !! #GeografiaÉamor  #1221121Livre #EmefEstaçãoJaraguá





sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Território Jaraguá na imprensa

Parem as máquinas !!!!!! Nossa exposição do projeto Território Jaraguá continua extrapolando os muros da escola !! Após virarmos notícia no site e no facebook da Secretaria Municipal de Educação (SME) e no site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agora somos notícia no conceituado blog Jaraguá SP Post do jornalista Marinaldo Gomes Pedrosa !
Clique no link abaixo para ler a reportagem: 


Galera reunida para a saída pedagógica ao Pico do Jaraguá

Começo da Trilha do Pai Zé

E em primeira mão temos o prazer de anunciar nossa inscrição do Projeto Território Jaraguá no Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake ! Torçam por nós !  #TerritórioJaraguá  #EMEFEstaçãoJaraguá #Geografia2018 

Segue abaixo convite para nossa exposição. Aproveitem ! 


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Território Jaraguá na SME e CPTM

Parem as máquinas !!!!! Nosso Projeto Território Jaraguá realizado no ano letivo de 2018 com os estudantes dos sextos anos da EMEF Estação Jaraguá acaba de ser divulgado em dois sites governamentais !!!

No site da Secretaria Municipal da Educação (SME) temos um relato completo do projeto que você pode ler no link abaixo. 


Galera reunida na entrada da Trilha do Pai Zé no Pico do Jaraguá
 E no site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) temos a divulgação da nossa exposição na Estação de Trem Jaraguá e a parceria com o artista Jamal do Coletivo Salve Kebrada que grafitou os muros da nossa escola.

Projeto Território Jaraguá na CPTM 

Graffiti art no Muro da Emef Estação Jaraguá

Aproveitem a nossa exposição até o dia 10/12 na Estação de trem Jaraguá. Abraços. #TerritórioJaraguá #Geografia #EmefEstaçãoJaraguá

Nossa escola vista do alto do Pico do Jaraguá 




sábado, 24 de novembro de 2018

Trilogia do Lixo

No cinema temos trilogias famosas como por exemplo O Poderoso Chefão, Senhor dos Anéis e Matrix.

Existe porém as trilogias temáticas, que não necessariamente seguem uma sequência, mas tratam de um mesmo tema, como por exemplo a Trilogia das Cores que segue os ideais da Revolução Francesa ou a Trilogia do Pós Guerra que trata sobre a vida após a Segunda Guerra Mundial.

No link a seguir temos mais informações sobre esse assunto:

Trilogias Temáticas.

 Inspirado nessas trilogias, fizemos durante o ano letivo de 2018 com os oitavos e nonos anos três saídas pedagógicas aparentemente sem conexão, mas que na verdade dialogam sobre o mesmo tema: O LIXO !!!


TRILOGIA DO LIXO: Nos links abaixo temos o relato detalhado das três saídas pedagógicas.

Parte 1 - Ecoponto da Voith

Parte 2 - Central Mecanizada/ Estação de Transbordo 

Parte 3 - Aterro Sanitário de Caieiras

E por fim, fizemos uma entrevista com as alunas Emanuelle e Mariana que participaram das saídas pedagógicas e estão fazendo o Trabalho de Conclusão Autoral (TCA) sobre orientação do professor Sergio trabalhando a temática dos resíduos sólidos.  Compartilhem ! #TrilogiadoLixo


Trilogia do Lixo Parte 3 - Aterro Sanitário de Caieiras


A parte final da nossa Trilogia do Lixo foi efetivada no Aterro Sanitário de Caieiras, local que recebe cerca de 60% dos resíduos sólidos da cidade de São Paulo. Participaram dessa saída pedagógica estudantes dos oitavos e nono anos da EMEF Estação Jaraguá. Ela foi realizada no dia 22/08/2018.

Galera reunida para a saída pedagógica

Após uma pequena aventura adentramos no Aterro Sanitário pela entrada de cima.

A instrutora Natália explicou para os estudantes o funcionamento do Aterro Sanitário.

Foto do Mirante 
Primeiramente é preparado o terreno com uma manta especial para proteger o solo do líquido que o lixo produz: o chorume.

Em seguida, nesse espaço chamado de fase é colocada pedras e tubos que drenam esse chorume para uma piscina. Esse líquido posteriormente é levado para a Sabesp que o transforma em água de reúso para a lavagem das ruas de feiras livres.

Outro fator interessante é a Usina Energética que existe ali. O lixo produz gases que são captados pelos tubos e transformados em energia que são enviados as companhias energéticas que possuem parceria com a empresa que gerencia o aterro.

Por fim, fomos ao mirante no qual pudemos visualizar melhor o Aterro Sanitário de Caieiras.
Segue abaixo algumas fotos dessa saída pedagógica. 




Assim encerramos nossa Trilogia do Lixo. Dia 29/11/2018 teremos uma prova com essa temática para o oitavo ano C. 

Abraços !! 


Território Jaraguá na Mostra Cultural

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Sandra e Henrique

Parem as máquinasss !!! Hoje aconteceu  nossa visita monitorada na exposição do Projeto Território Jaraguá em meio a maravilhosa programação da Mostra Cultural da EMEF Estação Jaraguá.

Nossa  Mostra Cultural teve maracatu, quadrinhos, robótica, diversas apresentações musicais, dança com fitas, graffiti art e muito mais!
Clique no link abaixo para acessar  o facebook da EMEF Estação Jaraguá. Lá estão as postagens relativas a todos esse trabalhos. Aproveite ! 

Mostra Cultural 2018 EMEF Estação Jaraguá 

Agora abaixo segue o relato da nossa exposição monitorada do Projeto Território Jaraguá :

Visita monitorada do Projeto Território Jaraguá
Realizamos durante o ano letivo de 2018 com os sextos anos quatro roteiros pelo Jaraguá, uma visita ao CEU Vila Atlântica e uma oficina de fotografia.

Território Jaraguá- Parte 1 
No primeiro roteiro percorremos o Jardim Bandeirantes bairro no entorno da EMEF Estação Jaraguá.

Território Jaraguá - Parte 2 
Nosso segundo roteiro percorremos o centro do Jaraguá até o Bosque Francisco Bazzin.

Oficina de Fotografia - Cambuci e Semear.
Em seguida, participamos de uma Oficina de Fotografia em dois momentos. A primeira aula foi numa antiga escola no Cambuci e a segunda aula foi realizada no Espaço Semear em nossa escola.

Pico do Jaraguá 
Nosso terceiro roteiro foi muito especial. Visitamos o Pico do Jaraguá !

Debate Jovem e Aldeia Itakupé
Em seguida, tivemos a oportunidade de participar da programação do evento CEU É Noiz no CEU Vila Atlântica apresentando um pouco do que foi aprendido nos roteiros do Território Jaraguá.

E por fim, visitamos a Tekoa Itakupé - Aldeia Atrás da Pedra aos pés do Pico do Jaraguá tendo a oportunidade única de conhecer um pouco da cultura Guarani !

Agradecemos a sua presença ! 
Agradecemos a presença de todos. E informamos que nossa exposição estará em breve na CPTM !

Abraços ! E até breve ! #TerritórioJaraguá #GeografiaÉAmor  #EMEFEstaçãoJaraguá  



Cartaz da Exposição








quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Trilogia do Lixo Parte 2 - Central Mecanizada /Estação de Transbordo


No mês de agosto os estudantes do oitavo C e dos nonos anos da EMEF Estação Jaraguá visitaram as instalações da Central Mecanizada e Estação de Transbordo da Ponte Pequena, localizada na Avenidado Estado N° 300. Essa é a segunda visita da nossa Trilogia do Lixo. 


Esse espaço de destinação dos resíduos sólidos foi inaugurada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em 2014 com o objetivo de ampliar a coleta seletiva na cidade de São Paulo. Veja como foi esse dia no vídeo abaixo.




A Central Mecanizada possui uma esteira de alta tecnologia para separação dos materiais recicláveis de parte da cidade de São Paulo. 




No início da visita, o instrutor Lucas apresentou três maquetes para os estudantes. 

Uma delas é referente a uma futura central a ser construída no distrito de Anhanguera, outra maquete da Central Mecanizada em que estávamos e uma terceira maquete sobre o Centro de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde recém inaugurada no Aterro Bandeirantes, antigo Lixão de Perus. 

Aliás é importante pontuar que o Lixão de Perus só foi fechado em 2007 após intensa mobilização e pressão dos moradores de Perus através do Movimento Lixão Não!. Recebemos em nossa escola para o Dia de Visita o ex gestor do CEU Perus Marcio Antonio que participou desse movimento. 

Dando continuidade a visita, o instrutor Lucas passou um vídeo impactante no qual uma tartaruga estava engasgada com uma rede de plástico e comentou sobre as características da política de resíduos sólidos da cidade de São Paulo comentando sobre as responsabilidades das empresas concessionárias desse serviço público. 


Em seguida, tivemos a oportunidade única de ver in loco a Estação de Transbordo e a Central Mecanizada. 

A Estação de Transbordo é uma imensa vala no qual depositado o lixo que não foi separado para reciclagem na cidade de São Paulo. Infelizmente reciclamos apenas cerca de 7% do lixo produzido na cidade de São Paulo. 




A Estação de Transbordo é um ponto intermediário de recebimento dos resíduo sólidos entre as residências e o Aterro Sanitário de Caieiras. 

E a Central Mecanizada é uma esteira de alta tecnologia para a separação de materiais recicláveis da cidade de São Paulo. Ela é operada por uma cooperativa de materiais recicláveis que firmou parceria com a prefeitura, contribuindo-se assim para a geração de trabalho e renda para os trabalhadores dessa cooperativa. 
Trabalhador da cooperativa explicando o funcionamento da Central Mecanizada e da Estação de Transbordo

Assim, finalizamos nossa segunda visita da Trilogia do Lixo respondendo um questionário sobre o que foi visto. 

Como atividade os estudantes do oitavo ano C irão apresentar na sala de aula, para os demais estudantes que não puderam participar da saída pedagógica o que foi aprendido nesse dia. 

Agradeço ao ATE João que nos acompanhou nessa saída pedagógica.

Segue abaixo mais algumas fotos desse dia. Abraços e até a próxima. 

 

 

 








domingo, 18 de novembro de 2018

Território Jaraguá Final - Aldeia Itakupé

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Cida, Arthur Xondaro e Renato

Parem as máquinas !!!!  No último dia 14/11/2018 fizemos o último roteiro desse ano do Projeto Território Jaraguá.

Visitamos a Tekoa Itakupé - Aldeia "Atrás da Pedra" da etnia Guarani localizada nos pés do Pico do Jaraguá na Avenida Chica Luiza 1041/1048.

Nessa oportunidade única as estudantes do sexto ano C Anahí e  Gabriely e  os estudantes do Quinto ano A  conheceram um pouco da cultura Guarani.



Chegando na Aldeia fomos recebidos pelo ativista Adriano que auxilia os Guaranis na reconstrução de um lago na Aldeia. Acessem as páginas Existe água em SP e Existe Guarani em SP  para conhecerem melhor o trabalho dele.

O índigena Guarani Michel , Arthur Xondaro (Juruá batizado) e o ativista ambiental Adriano nos levaram até a Casa de Reza da Aldeia Itakupé. Lá dentro tivemos um diálogo muito produtivo sobre as características da religiosidade Guaraní e Nhanderú,  o preconceito e a necessidade de conhecer melhor as diferentes culturas para um convívio mais harmónico entre os seres humanos.

Posteriormente fizemos uma trilha da aldeia na qual encontramos algumas ruínas provavelmente da época da colonização e um bonito lago ao final com peixes e plantas aquáticas.






Retornando pela trilha fomos ao encontro da diversão!

Existe três lagos que estão sendo feitos em um processo participativo de mutirão para que os habitantes da aldeia possam retomar o consumo de peixes na sua alimentação.

E nesse lugar os estudantes tiveram a oportunidade de se divertirem em um dos lagos!


Retornamos para casa com um belo aprendizado de como devemos retomar urgentemente nossa ligação com a natureza, afinal pertencemos a ela !



Atividade

Solicitei aos estudantes que procurassem no facebook a página Existe Guarani em SP , fonte importante de informações sobre essa etnia e as atividades que ocorrem na Aldeia.

E agora Território Jaraguá ? 

Acabou, mas não acabou. Ainda temos duas missões a cumprir para finalizar o projeto:
1) Entregar a carta para atualização do mapa da CPTM, algo visto no roteiro  Território Jaraguá-Centro;
2) Preparar nossa exposição monitorada na EMEF Estação Jaraguá integrando a programação da Mostra Cultural que será realizada no dia 24/11/2018 - a partir das 10 horas na escola. Compareçam!

Observações
Juruá são os não indígenas.
Xondaró pode ser classificado como guerreiro e é também uma dança/ treinamento de habilidades para defesa da aldeia por parte dos guerreiros.
Nhanderú podemos classificar como o deus da mitologia Guarani.

Agradecimentos

Agradeço a professora Cida que nos acompanhou nesse roteiro; a professora Auderisa que autorizou a saída do quinto ano A,  Renato e Daniel que fizeram o transporte dos estudantes na ida e a recepção na Aldeia Itakupé  que nos proporcionou mais alguns momentos de aprendizado e diversão ! 

#OJaraguáÉGuarani #TerritórioJaraguá




Foto da hora da saída em frente do novo Grafiti da escola feito pelo camarada Jamal (De boné vermelho na foto) #SalveKebrada