sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Território Jaraguá na imprensa

Parem as máquinas !!!!!! Nossa exposição do projeto Território Jaraguá continua extrapolando os muros da escola !! Após virarmos notícia no site e no facebook da Secretaria Municipal de Educação (SME) e no site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agora somos notícia no conceituado blog Jaraguá SP Post do jornalista Marinaldo Gomes Pedrosa !
Clique no link abaixo para ler a reportagem: 


Galera reunida para a saída pedagógica ao Pico do Jaraguá

Começo da Trilha do Pai Zé

E em primeira mão temos o prazer de anunciar nossa inscrição do Projeto Território Jaraguá no Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake ! Torçam por nós !  #TerritórioJaraguá  #EMEFEstaçãoJaraguá #Geografia2018 

Segue abaixo convite para nossa exposição. Aproveitem ! 


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Território Jaraguá na SME e CPTM

Parem as máquinas !!!!! Nosso Projeto Território Jaraguá realizado no ano letivo de 2018 com os estudantes dos sextos anos da EMEF Estação Jaraguá acaba de ser divulgado em dois sites governamentais !!!

No site da Secretaria Municipal da Educação (SME) temos um relato completo do projeto que você pode ler no link abaixo. 


Galera reunida na entrada da Trilha do Pai Zé no Pico do Jaraguá
 E no site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) temos a divulgação da nossa exposição na Estação de Trem Jaraguá e a parceria com o artista Jamal do Coletivo Salve Kebrada que grafitou os muros da nossa escola.

Projeto Território Jaraguá na CPTM 

Graffiti art no Muro da Emef Estação Jaraguá

Aproveitem a nossa exposição até o dia 10/12 na Estação de trem Jaraguá. Abraços. #TerritórioJaraguá #Geografia #EmefEstaçãoJaraguá

Nossa escola vista do alto do Pico do Jaraguá 




sábado, 24 de novembro de 2018

Trilogia do Lixo

No cinema temos trilogias famosas como por exemplo O Poderoso Chefão, Senhor dos Anéis e Matrix.

Existe porém as trilogias temáticas, que não necessariamente seguem uma sequência, mas tratam de um mesmo tema, como por exemplo a Trilogia das Cores que segue os ideais da Revolução Francesa ou a Trilogia do Pós Guerra que trata sobre a vida após a Segunda Guerra Mundial.

No link a seguir temos mais informações sobre esse assunto:

Trilogias Temáticas.

 Inspirado nessas trilogias, fizemos durante o ano letivo de 2018 com os oitavos e nonos anos três saídas pedagógicas aparentemente sem conexão, mas que na verdade dialogam sobre o mesmo tema: O LIXO !!!


TRILOGIA DO LIXO: Nos links abaixo temos o relato detalhado das três saídas pedagógicas.

Parte 1 - Ecoponto da Voith

Parte 2 - Central Mecanizada/ Estação de Transbordo 

Parte 3 - Aterro Sanitário de Caieiras

E por fim, fizemos uma entrevista com as alunas Emanuelle e Mariana que participaram das saídas pedagógicas e estão fazendo o Trabalho de Conclusão Autoral (TCA) sobre orientação do professor Sergio trabalhando a temática dos resíduos sólidos.  Compartilhem ! #TrilogiadoLixo


Trilogia do Lixo Parte 3 - Aterro Sanitário de Caieiras


A parte final da nossa Trilogia do Lixo foi efetivada no Aterro Sanitário de Caieiras, local que recebe cerca de 60% dos resíduos sólidos da cidade de São Paulo. Participaram dessa saída pedagógica estudantes dos oitavos e nono anos da EMEF Estação Jaraguá. Ela foi realizada no dia 22/08/2018.

Galera reunida para a saída pedagógica

Após uma pequena aventura adentramos no Aterro Sanitário pela entrada de cima.

A instrutora Natália explicou para os estudantes o funcionamento do Aterro Sanitário.

Foto do Mirante 
Primeiramente é preparado o terreno com uma manta especial para proteger o solo do líquido que o lixo produz: o chorume.

Em seguida, nesse espaço chamado de fase é colocada pedras e tubos que drenam esse chorume para uma piscina. Esse líquido posteriormente é levado para a Sabesp que o transforma em água de reúso para a lavagem das ruas de feiras livres.

Outro fator interessante é a Usina Energética que existe ali. O lixo produz gases que são captados pelos tubos e transformados em energia que são enviados as companhias energéticas que possuem parceria com a empresa que gerencia o aterro.

Por fim, fomos ao mirante no qual pudemos visualizar melhor o Aterro Sanitário de Caieiras.
Segue abaixo algumas fotos dessa saída pedagógica. 




Assim encerramos nossa Trilogia do Lixo. Dia 29/11/2018 teremos uma prova com essa temática para o oitavo ano C. 

Abraços !! 


Território Jaraguá na Mostra Cultural

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Sandra e Henrique

Parem as máquinasss !!! Hoje aconteceu  nossa visita monitorada na exposição do Projeto Território Jaraguá em meio a maravilhosa programação da Mostra Cultural da EMEF Estação Jaraguá.

Nossa  Mostra Cultural teve maracatu, quadrinhos, robótica, diversas apresentações musicais, dança com fitas, graffiti art e muito mais!
Clique no link abaixo para acessar  o facebook da EMEF Estação Jaraguá. Lá estão as postagens relativas a todos esse trabalhos. Aproveite ! 

Mostra Cultural 2018 EMEF Estação Jaraguá 

Agora abaixo segue o relato da nossa exposição monitorada do Projeto Território Jaraguá :

Visita monitorada do Projeto Território Jaraguá
Realizamos durante o ano letivo de 2018 com os sextos anos quatro roteiros pelo Jaraguá, uma visita ao CEU Vila Atlântica e uma oficina de fotografia.

Território Jaraguá- Parte 1 
No primeiro roteiro percorremos o Jardim Bandeirantes bairro no entorno da EMEF Estação Jaraguá.

Território Jaraguá - Parte 2 
Nosso segundo roteiro percorremos o centro do Jaraguá até o Bosque Francisco Bazzin.

Oficina de Fotografia - Cambuci e Semear.
Em seguida, participamos de uma Oficina de Fotografia em dois momentos. A primeira aula foi numa antiga escola no Cambuci e a segunda aula foi realizada no Espaço Semear em nossa escola.

Pico do Jaraguá 
Nosso terceiro roteiro foi muito especial. Visitamos o Pico do Jaraguá !

Debate Jovem e Aldeia Itakupé
Em seguida, tivemos a oportunidade de participar da programação do evento CEU É Noiz no CEU Vila Atlântica apresentando um pouco do que foi aprendido nos roteiros do Território Jaraguá.

E por fim, visitamos a Tekoa Itakupé - Aldeia Atrás da Pedra aos pés do Pico do Jaraguá tendo a oportunidade única de conhecer um pouco da cultura Guarani !

Agradecemos a sua presença ! 
Agradecemos a presença de todos. E informamos que nossa exposição estará em breve na CPTM !

Abraços ! E até breve ! #TerritórioJaraguá #GeografiaÉAmor  #EMEFEstaçãoJaraguá  



Cartaz da Exposição








quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Trilogia do Lixo Parte 2 - Central Mecanizada /Estação de Transbordo


No mês de agosto os estudantes do oitavo C e dos nonos anos da EMEF Estação Jaraguá visitaram as instalações da Central Mecanizada e Estação de Transbordo da Ponte Pequena, localizada na Avenidado Estado N° 300. Essa é a segunda visita da nossa Trilogia do Lixo. 


Esse espaço de destinação dos resíduos sólidos foi inaugurada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em 2014 com o objetivo de ampliar a coleta seletiva na cidade de São Paulo. Veja como foi esse dia no vídeo abaixo.




A Central Mecanizada possui uma esteira de alta tecnologia para separação dos materiais recicláveis de parte da cidade de São Paulo. 




No início da visita, o instrutor Lucas apresentou três maquetes para os estudantes. 

Uma delas é referente a uma futura central a ser construída no distrito de Anhanguera, outra maquete da Central Mecanizada em que estávamos e uma terceira maquete sobre o Centro de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde recém inaugurada no Aterro Bandeirantes, antigo Lixão de Perus. 

Aliás é importante pontuar que o Lixão de Perus só foi fechado em 2007 após intensa mobilização e pressão dos moradores de Perus através do Movimento Lixão Não!. Recebemos em nossa escola para o Dia de Visita o ex gestor do CEU Perus Marcio Antonio que participou desse movimento. 

Dando continuidade a visita, o instrutor Lucas passou um vídeo impactante no qual uma tartaruga estava engasgada com uma rede de plástico e comentou sobre as características da política de resíduos sólidos da cidade de São Paulo comentando sobre as responsabilidades das empresas concessionárias desse serviço público. 


Em seguida, tivemos a oportunidade única de ver in loco a Estação de Transbordo e a Central Mecanizada. 

A Estação de Transbordo é uma imensa vala no qual depositado o lixo que não foi separado para reciclagem na cidade de São Paulo. Infelizmente reciclamos apenas cerca de 7% do lixo produzido na cidade de São Paulo. 




A Estação de Transbordo é um ponto intermediário de recebimento dos resíduo sólidos entre as residências e o Aterro Sanitário de Caieiras. 

E a Central Mecanizada é uma esteira de alta tecnologia para a separação de materiais recicláveis da cidade de São Paulo. Ela é operada por uma cooperativa de materiais recicláveis que firmou parceria com a prefeitura, contribuindo-se assim para a geração de trabalho e renda para os trabalhadores dessa cooperativa. 
Trabalhador da cooperativa explicando o funcionamento da Central Mecanizada e da Estação de Transbordo

Assim, finalizamos nossa segunda visita da Trilogia do Lixo respondendo um questionário sobre o que foi visto. 

Como atividade os estudantes do oitavo ano C irão apresentar na sala de aula, para os demais estudantes que não puderam participar da saída pedagógica o que foi aprendido nesse dia. 

Agradeço ao ATE João que nos acompanhou nessa saída pedagógica.

Segue abaixo mais algumas fotos desse dia. Abraços e até a próxima. 

 

 

 








domingo, 18 de novembro de 2018

Território Jaraguá Final - Aldeia Itakupé

Texto: Henrique Macedo  Fotos: Cida, Arthur Xondaro e Renato

Parem as máquinas !!!!  No último dia 14/11/2018 fizemos o último roteiro desse ano do Projeto Território Jaraguá.

Visitamos a Tekoa Itakupé - Aldeia "Atrás da Pedra" da etnia Guarani localizada nos pés do Pico do Jaraguá na Avenida Chica Luiza 1041/1048.

Nessa oportunidade única as estudantes do sexto ano C Anahí e  Gabriely e  os estudantes do Quinto ano A  conheceram um pouco da cultura Guarani.



Chegando na Aldeia fomos recebidos pelo ativista Adriano que auxilia os Guaranis na reconstrução de um lago na Aldeia. Acessem as páginas Existe água em SP e Existe Guarani em SP  para conhecerem melhor o trabalho dele.

O índigena Guarani Michel , Arthur Xondaro (Juruá batizado) e o ativista ambiental Adriano nos levaram até a Casa de Reza da Aldeia Itakupé. Lá dentro tivemos um diálogo muito produtivo sobre as características da religiosidade Guaraní e Nhanderú,  o preconceito e a necessidade de conhecer melhor as diferentes culturas para um convívio mais harmónico entre os seres humanos.

Posteriormente fizemos uma trilha da aldeia na qual encontramos algumas ruínas provavelmente da época da colonização e um bonito lago ao final com peixes e plantas aquáticas.






Retornando pela trilha fomos ao encontro da diversão!

Existe três lagos que estão sendo feitos em um processo participativo de mutirão para que os habitantes da aldeia possam retomar o consumo de peixes na sua alimentação.

E nesse lugar os estudantes tiveram a oportunidade de se divertirem em um dos lagos!


Retornamos para casa com um belo aprendizado de como devemos retomar urgentemente nossa ligação com a natureza, afinal pertencemos a ela !



Atividade

Solicitei aos estudantes que procurassem no facebook a página Existe Guarani em SP , fonte importante de informações sobre essa etnia e as atividades que ocorrem na Aldeia.

E agora Território Jaraguá ? 

Acabou, mas não acabou. Ainda temos duas missões a cumprir para finalizar o projeto:
1) Entregar a carta para atualização do mapa da CPTM, algo visto no roteiro  Território Jaraguá-Centro;
2) Preparar nossa exposição monitorada na EMEF Estação Jaraguá integrando a programação da Mostra Cultural que será realizada no dia 24/11/2018 - a partir das 10 horas na escola. Compareçam!

Observações
Juruá são os não indígenas.
Xondaró pode ser classificado como guerreiro e é também uma dança/ treinamento de habilidades para defesa da aldeia por parte dos guerreiros.
Nhanderú podemos classificar como o deus da mitologia Guarani.

Agradecimentos

Agradeço a professora Cida que nos acompanhou nesse roteiro; a professora Auderisa que autorizou a saída do quinto ano A,  Renato e Daniel que fizeram o transporte dos estudantes na ida e a recepção na Aldeia Itakupé  que nos proporcionou mais alguns momentos de aprendizado e diversão ! 

#OJaraguáÉGuarani #TerritórioJaraguá




Foto da hora da saída em frente do novo Grafiti da escola feito pelo camarada Jamal (De boné vermelho na foto) #SalveKebrada




segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Território Jaraguá - O CEU É NOIS

No último dia 29/09/2018 os estudantes dos sextos anos da EMEF Estação Jaraguá participaram do evento O CEU É NOIS que aconteceu no CEU Vila Atlântica.

Participamos de diversas oficinas e brincadeiras, além de um Cortejo de Maracatu pela comunidade do entorno do CEU Vila Atlântica agitando o sábado da galera.






E o mais importante, fizemos uma integração com os jovens que estudam no CEU Vila Atlântica e os estudantes da EMEF Estação Jaraguá no Debate Jovem.

Nossos estudantes divulgaram aos presentes os roteiros que foram feitos no Projeto Território Jaraguá!!

Em suma, foi mais um dia de construção da centralidade da periferia nesse equipamento de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade que é o Centro Educacional Unificado.  

Agradeço as professoras Tati e Cláudia que compareceram ao evento. A Sandra que agilizou o transporte.

E agradecimento especial a diretora da EMEF Vila Atlântica Sueli e ao professor Cristiano, fundamentais para que ocorresse essa integração.

Agradeço também aos demais professores da EMEF Vila Atlântica que participaram do Debate Jovem.

 Segue abaixo algumas fotos do evento !! #TerritórioJaraguá ! #OCEUÉNOIZ