Texto: Talita C. S. Di Fabio Introdução e Revisão: Henrique Macedo Fotos: Talita C.S. Di Fabio e Henrique Macedo
Introdução
Continuando nossa caminhada pela Trilogia dos Poderes, chegou a hora de compreender um pouco o complexo poder judiciário. Assim sendo, convidamos a advogada Talita Cristina Santos Di Fabio para nos auxiliar na Dinâmica do Tribunal do Júri com os sétimos anos ! Segue abaixo um relato de como se deu essa atividade ! Boa leitura !
Dinâmica do Tribunal do Júri
Na dinâmica do Tribunal do Júri, os alunos puderam exercitar a criatividade e a capacidade de argumentação. Aprenderam que a Constituição Federal (art. 5º, XXXVIII) estabelece que os crimes dolosos contra a vida (homicídio, induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio, infanticídio, aborto provocado pela gestante ou com o seu consentimento e o aborto provocado sem o consentimento da gestante) tentados ou consumados, são julgados pelo Tribunal do Júri.
Promotores na Dinâmica do Tribunal do Júri |
Os estudantes também aprenderam os princípios constitucionais relativos ao júri: Plenitude de Defesa, Sigilo das Votações e Soberania dos Veredictos. Quanto à explicação dos elementos do tipo referente aos crimes, esta se deu de maneira bem sucinta e suavizada, de forma que não causasse choque ou desconforto.
Mas por que o julgamento pelo Tribunal do Júri pode ser considerado Garantia Fundamental? A resposta é bem simples. O tribunal do júri é composto por um juiz profissional (juiz togado) e mais sete juízes leigos que compõem o conselho de sentença. Esses sete juízes leigos são pessoas comuns do povo, que podem realizar o julgamento com maior benignidade, levando em consideração circunstâncias extrajurídicas, como as de ordem moral e religiosa. No nosso caso para fins pedagógicos a quantidade de jurados foi maior do que o júri comum.
É hora da atividade !
A dinâmica ocorreu da seguinte forma: o professor Henrique assumiu o papel de juiz togado, realizando a separação dos alunos em réus, jurados, promotores, advogados de defesa e testemunhas de defesa e de acusação de forma aleatória a partir da organização das carteiras na sala ambiente. O crime escolhido foi o “Sumiço das Minhocas do Semear”, visto que um crime doloso contra a vida seria demasiado pesaroso para a idade dos alunos. O julgamento foi realizado simulando um júri verdadeiro, respeitando-se a ordem dos procedimentos.
A advogada Talita explicou aos estudantes o funcionamento da dinâmica do Tribunal do Júri |
Advogados de defesa na expectativa ! |
Questionando as testemunhas ! |
Advogado defende o réu com primazia ! |
Nesse caso os jurados foram implacáveis ! o réu foi considerado culpado ! |
Para a advogada Talita: " É importante os estudantes entenderem o conceito de justiça, para se tornarem seres humanos justos!" |
Julgamento
Após a deliberação dos jurados o resultado por sétimo ano foi o seguinte:
Sétimo ano A - réu Luís - Absolvido;
Sétimo ano B - réu Danilo - Absolvido;
Sétimo ano C - réu Fabrício - Culpado.
O réu Fabrício foi punido com a obrigatoriedade de copiar um parágrafo do livro !
Atividade
Complementando a atividade foi solicitado aos estudantes um relato sobre o que compreendeu da dinâmica do Tribunal do Júri. Em breve compartilharemos alguns com vocês !
Memorial da Resistência
No segundo semestre, pretendemos fazer uma saída pedagógica ao Memorial da Resistência para compreender um pouco como é a justiça sob um regime ditatorial, no qual as garantias fundamentais não existem !
Finalizando
Agrademos a assistente de direção Sandra Santella que autorizou a participação da advogada Talita na dinâmica do Tribunal do Júri. Realizamos essa atividade durante o segundo bimestre de 2019 nos sétimos anos A, B e C nas aulas de geografia.
Abraços e até a próxima !
26/06/2019 - A data dessa postagem é o dia do Professor de Geografia ! Parabéns a todos aqueles que fazem dessa área do conhecimento algo emancipador !! #MiltinhoNeles |
Parabéns pelo trabalho, professor Henrique!
ResponderExcluir